Dicas

Voo cancelado: o que fazer nessa situação?

Cancelamento de voo: Quais medidas tomar em tal situação? Muitas vezes, as pessoas se sentem perdidas ao lidar com um voo cancelado, mas aqui você encontrará orientações úteis e conselhos para se preparar.

Anúncios

Ninguém gosta de ter um voo cancelado – Descubra o que fazer nestes casos!

Saiba estratégias para usar caso seu voo seja cancelado – Fonte: Adobe Stock.

Quando você está prestes a viajar, pode ser tentador ir direto para o aeroporto sem verificar mensagens ou e-mails, mas é importante sempre fazer essas verificações, pois muitas vezes qualquer alteração em sua viagem será comunicada. Principalmente se seu voo for cancelado.

No entanto, mesmo que o seu voo seja cancelado, várias questões podem surgir, como o motivo do cancelamento e como obter um reembolso. É por isso que você está lendo este artigo. Então, vamos explorar o que fazer caso o seu voo seja cancelado.

Por quais motivos meu voo pode ser cancelado?

Entenda os motivos de um voo ser cancelado – Fonte: Adobe Stock.

O cancelamento de um voo não é uma decisão tomada simplesmente porque a empresa deseja, e muitas vezes nem é culpa da própria empresa. Quando uma companhia aérea cancela um voo, ela também enfrenta perdas de recursos, o que não é algo desejado.

O cancelamento de voos pode ocorrer por várias razões, algumas das quais podem ser atribuídas à empresa, mas em muitos casos, as circunstâncias estão além do controle dela.

Clima 

O clima é um dos grandes fatores para viagens. Quando uma viagem é planejada, o clima é previsto, mas qualquer coisa pode o afetar, e se uma tempestade ou um nevoeiro vier do nada, pode ter certeza que a sua viagem pode ser afetada. 

Problemas técnicos 

Todos os voos passam por uma inspeção antes de viajar, é por isso que se um avião acabar por ter problemas técnicos de última hora, a sua viagem pode ser cancelada. Não só isso, mas se não houverem mais aeronaves disponíveis, pode não ter a viagem no mesmo dia. 

Falta de pessoas

Ter pessoas suficientes em um avião é o que faz com que você tenha conforto na viagem. Quando existe falta de funcionários, o avião não pode decolar, e por isso pode acabar cancelando a viagem. 

O que fazer ao ter o voo cancelado? 

Entenda o que fazer caso seu voo seja cancelado – Fonte: Adobe Stock.

Quando seu voo é cancelado, é comum que as pessoas inicialmente reajam com pânico ou irritação. Estas reações são compreensíveis, mas existem ações práticas que você pode tomar em tal situação. Embora as políticas variem entre as companhias aéreas, existem algumas medidas gerais que podem ser úteis:

Veja como agir com o voo cancelado conforme a companhia aérea 

Como foi mencionado anteriormente, você pode ter um voo cancelado simplesmente pelo clima ou falta de pessoal. Mas o que acontece se for cancelado? Algo muda?

Bom, algo importante é que o protocolo de quando um voo é cancelado vai diferir dependendo da empresa aérea. Abaixo iremos te mostrar o que acontece em algumas delas. 

Voo cancelado da Latam 

A LATAM é uma empresa que raramente cancela viagens. Você não precisa se preocupar com nada, eles tratam de tudo. Você irá ter duas opções das quais pode escolher. Pode solicitar um reembolso ou uma nova data. 

Se escolher a nova data, terá até 12 meses para remarcar a sua viagem sem custos adicionais, mas lembre-se de ter todos os dados da viagem em mãos. Se quiser um reembolso, pode ir em “minhas viagens” no site ou no aplicativo e selecionar depois “reembolso de passagens”.

Voo cancelado LATAM

Saiba como remarcar sua viagem ou solicitar reembolso enquanto compreende suas opções. Conheça seus direitos agora!

Voo cancelado da Avianca 

Com a Avianca você receberá medidas especiais caso o voo seja cancelado. Por exemplo, se o seu voo for cancelado, você consegue receber um reembolso da sua passagem em mãos. Mas se preferir fazer a viagem ainda tem chances. 

Para fazer a viagem cancelada você pode passar por uma reacomodação, que é quando te encaixam em outro voo, ou você pode remarcar ele para outra data nos próximos 12 meses. Claro, tudo isso sem taxas adicionais. 

Voo cancelado Avianca

Entenda o que fazer caso seu voo seja cancelado pela Avianca!

Voo cancelado da Azul 

A Azul cancelou a sua passagem? Sem problemas, eles podem te ajudar com isso. Primeiro você deve entrar em contato com a empresa aérea e mostrar o seu descontentamento. Em seguida veja de consegue reagendar. Ele pode ser reagendado para mais tarde ou outro dia. 

Caso não exista forma de agendar um novo voo, a Azul é obrigada a te reembolsar de forma total. Seja o dinheiro em mãos, ou em cartão. De qualquer forma, você apenas consegue um reembolso se a empresa cancelar, não se você cancelar. 

Voo cancelado Azul

Conheça seus direitos em caso de voo cancelado! Você sabia que há direitos que podem ampará-lo nessas situações? Saiba mais aqui.

Voo cancelado da Gol 

A última empresa que iremos falar é a Gol. Nessa, você pode receber alguns benefícios. Caso a sua passagem seja cancelada sem um aviso de 72 horas, você pode receber um reembolso total da passagem escolhida.

Caso prefira voar, pode remarcar. Entre em contato com a empresa e remarque todas as passagens. 

Voo cancelado Gol

Voo cancelado pela GOL: saiba como enfrentar essa situação com nossas dicas úteis e práticas. Esteja preparado para lidar com cancelamentos de voos da GOL.

Quando a companhia aérea é obrigada a oferecer assistência?

Uma empresa aérea deve fornecer assistência sempre que o seu voo for cancelado de última hora, sem aviso prévio, ou quando o voo sofrer um considerável atraso.

Quando tenho direito a indenização por danos morais devido a voo cancelado?

Saiba seus direitos em voos cancelados – Fonte: Adobe Stock.

Você tem direito a uma indenização por danos morais quando a empresa aérea não comunica o cancelamento do seu voo com pelo menos 72 horas de antecedência, ou quando provocam um atraso na chegada do destino de 4 horas ou mais.

Para obter informações detalhadas sobre direitos do passageiro e valiosas dicas para turistas internacionais, não deixe de conferir o nosso guia completo. Você encontrará tudo o que precisa para tornar a sua viagem ainda mais incrível e segura!

Guia do turista internacional!

Ser um turista internacional nem sempre é fácil, mas se você quer ter boas experiências e voltar para casa com memórias maravilhosas, veja como se preparar e aproveitar ao máximo sem contratempos.

Em Alta

content

Azul Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

Tem dúvidas se a Azul é boa para viajar? Confira as principais características da companhia e veja se a Azul vale a pena de verdade!

Continue lendo
content

Onde fazer as melhores trilhas no Estado de São Paulo: 5 opções práticas de chegar

Se você mora em cidade grande e está precisando de uma pausa para respirar e relaxar, confira nossas dicas das melhores trilhas em São Paulo!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Yelp?

Aprenda como usar gratuitamente o aplicativo Yelp para encontrar opções de diversão na sua região como bares, restaurantes e shoppings!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Kayak: saiba como funciona e se é confiável viajar!

A Kayak é um meta buscador que pesquisa e compara passagens e outros serviços de viagem. Então, descubra aqui se a Kayak é confiável!

Continue lendo
content

7 dicas para organizar sua mala de viagem a trabalho!

Dentre as dicas para uma mala de viagem a trabalho organizada estão se organizar ao máximo, separar documentos e separar roupas adequadas!

Continue lendo
content

Air Europa – Confira as principais ofertas

Sonha com uma viagem para a Europa? Descubra como garantir ofertas de voos e viaje pelo melhor preço com a Air Europa.

Continue lendo