Dicas

Guia do turista internacional!

Ser um turista internacional nem sempre é fácil, mas se você quer ter boas experiências e voltar para casa com memórias maravilhosas, veja como se preparar e aproveitar ao máximo sem contratempos.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 05/01/2023

Veja informações completas sobre o turismo e dicas para quem se aventura em viagens estrangeiras!

Mulher com mapa na mão apontando
Então, confira dicas para uma boa viagem internacional! Fonte: AdobeStock.

Fazer uma viagem para fora do nosso país requer muito preparo e organização. Por isso trouxemos um guia completo para ajudar o turista internacional a ter uma experiência incrível, seja ele um viajante experiente ou iniciante.

Aliás, você sabe o que caracteriza um turista internacional? E sabia que existem até mesmo regras de etiqueta quando somos turistas em outros país? Pois para não fazer feio quando o assunto é outra cultura, é preciso ter cuidado.

Mala aberta sobre a mesa

Mala de viagem: veja como organizar em 5 passos!

Arrumar as malas pode ser difícil e exaustivo. No entanto, com um passo a passo simples você pode organizar sua bagagem de maneira rápida e estratégica.

Dessa forma, você pode aproveitar seu passeio ao máximo, aprender com a história do seu destino e terminar sua viagem com memórias incríveis! Ou seja, para ser um viajante, também é preciso ter conhecimento.

Mas, afinal, como se preparar para uma viagem para o exterior? Veja a resposta para essa e todas as suas dúvidas a seguir, nesse guia completo do turista internacional. Prepare-se e corra fazer as malas!

O que é um turista internacional?

Primeiramente, o turismo trata-se de um deslocamento temporário de pessoas até um destino definido. No entanto, os tipos de turismo podem ser diversos como lazer, negócios, religioso e até mesmo saúde.

Enquanto isso, também existem tipos diferentes de turista, como o internacional ou doméstico. O primeiro deles se refere a pessoas que estão se deslocando para outro país para praticar os tipos de turismo descritos anteriormente.

Já o turista doméstico se refere as pessoas que praticam turismo dentro do limite territorial do próprio país. Embora o Brasil seja rico em belezas naturais e cultura, muitos ainda preferem viajar para o exterior.

Para isso, é preciso se organizar financeiramente e fazer um guia completo com o passo a passo para ser um turista internacional de sucesso. Afinal, ninguém deseja fazer uma viagem com contratempos, não é mesmo?

Como se organizar para uma viagem internacional?

Menina tirando foto em monumento
Afinal, como estar preparado? Fonte: AdobeStock.

Assim que você decidir para onde quer viajar e fazer seu roteiro completo, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a se organizar. Para isso, uma boa dica é escrever um checklist com tudo o que você precisa fazer.

Ou seja, criar um guia passo a passo para que você se prepare e seja um turista exemplar em sua viagem internacional. Ademais, estabeleça um orçamento máximo para o passeio e então comece a fazer acontecer!

Itens de praia em um fundo amarelo

Organização financeira para uma grande viagem: 10 dicas essenciais para aproveitar!

Para fazer uma viagem dos sonhos, o ideal é guardar um bom dinheiro para não entrar em dívidas antes mesmo de embarcar. Então, confira aqui 10 dicas imperdíveis.

Voos e hotéis

Primeiramente, inclua a compra de passagens aéreas e reserva de hospedagem em sua lista de afazeres. Aliás, separe um tempo para pesquisar com calma para garantir o melhor preço para ambas as compras.

Documentação

Confira quais são os documentos necessários para entrar no país de destino. Tenha em mente que vistos a serem solicitados com antecedência podem demorar bastante dependendo do país, por isso você precisa se programar.

Malas

Quando for fazer suas malas, pense sempre no clima do destino e procure levar peças de roupa que combinem entre si. Além disso, escolha modelos de mala que estejam de acordo com as regras da companhia aérea!

Aeroporto

Se necessário, leve seu guia com você para sua viagem internacional, afinal, mesmo um turista experiente pode esquecer algo. Lembre-se de fazer o check-in com antecedência e fique de olho nas malas dentro do aeroporto!

Dicas para o turista: veja 5!

Turistas ouvindo guia
Então, veja dicas para ser um turista internacional! Fonte: AdobeStock.

Agora que você já embarcou para seu destino final, como fazer para ter uma viagem incrível e bem sucedida? Um turista bem preparado vale por dois, então veja a seguir mais algumas dicas para seu guia de viagem internacional!

Saiba mais sobre a cultura

Como você bem deve saber, existem centenas de culturas e costumes diferentes pelo mundo! Nesse sentido, nada mais certo do que entender um pouco sobre como funciona aquela que você vai visitar.

Então, separe um tempo para pesquisar sobre comportamentos que podem ser considerados rudes, além de regras de etiqueta e socialização. Lembre-se que você é um visitante e deve respeitar os costumes!

Cuidado com as fotos

Existem muitos lugares como templos religiosos, por exemplo, em que você não pode fotografar. Além disso, é bastante rude tirar fotos de pessoas que estão em oração dentro de igrejas e templos.

Preste atenção para não atrapalhar o passeio de outros na hora da foto e evite levar muito tempo na frente de monumentos para fazer o registro. Não seja um turista internacional inconveniente e inclua esse cuidado no seu guia!

De olho nas regras

Você sabia que no Japão é estritamente proibido fumar nas ruas? Isso mesmo! O ato pode resultar em uma multa bem salgada. Aliás, em Cingapura, por exemplo, os chicletes são proibidos e você paga caro se for pego jogando a goma no chão!

Portanto, se você não quer gastar seu dinheiro em uma viagem internacional, aproveite esse guia e seja um turista sensato. Fique de olho nas placas e use e abuse da internet para pesquisar o que pode ou não fazer no seu destino.

Cuidado para não furar filas

Caso você não tenha comprado nenhum ingresso especial com direito a entrada VIP, não fure filas em nenhuma atração turística, parques ou museus. Embora possa ser até comum no Brasil, o ato é ofensivo no exterior.

Então, siga o fluxo normalmente e evite criar problemas em locais públicos apenas para se beneficiar. Até mesmo guardar lugar na fila para outras pessoas é um ato considerado falta de educação na maioria dos países.

Faça silêncio

A maioria dos lugares públicos no exterior prezam pelo silêncio. Por exemplo, em museus, trens, hotéis e diversos outros estabelecimentos é de praxe falar baixo. Aliás, essa deve ser a regra principal no guia de um turista internacional.

Então, seja discreto! Até mesmo dentro do seu quarto de hotel evite ligar a televisão com volume alto. Se estiver hospedado em um albergue, respeite os colegas de quarto e cuidado com luzes acesas e barulhos.

Por fim, um item essencial em qualquer viagem, seja nacional ou internacional é o Seguro Viagem. Com a Mondial, você tem acesso a boas coberturas por um preço acessível. Veja a seguir como comprar e viaje preparado!

Logo azul e vermelho da Mondial

Como comprar facilmente na Mondial?

A Mondial, ou Allianz, possui aplicativo e atendimento online, por telefone ou celular. Desse modo, fica muito mais fácil e prático de fazer a contratação do seu Seguro Viagem.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Confira como é viajar com motorhome e veja 5 dicas para se planejar!

Viajar com motorhome é uma oportunidade perfeita para conhecer lugares incríveis com autonomia e praticidade. Veja como planejar seu passeio!

Continue lendo
content

Decolar Viagens: saiba como funciona e se é confiável

A Decolar Viagens é um site muito confiável, que trabalha com excelentes preços e dá liberdade ao cliente para escolher o melhor pacote! Veja

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banco do Brasil Altus Visa Infinite: cheio de vantagens!

Conheça o cartão de crédito Banco do Brasil Altus Visa Infinite e descubra suas vantagens, como programa de pontos e benefícios Visa.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Decolar Santander Visa Gold?

Se você quer aproveitar todas as vantagens de um cartão Gold, veja como solicitar o Decolar Santander Visa Gold e aproveite!

Continue lendo
content

Trevi Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com pacotes incríveis focados na América do Sul e Europa, a Trevi Turismo é confiável e pode te ajudar a fazer a viagem dos sonhos! Confira!

Continue lendo
content

10 dicas para montar o melhor roteiro turístico em Portugal sem gastar muito!

Antes de montar seu roteiro em Portugal, confira aqui nossas dicas e também os principais lugares para conhecer, como Lisboa, Porto e Coimbra!

Continue lendo