Viagens

Mala de viagem: veja como organizar em 5 passos!

Arrumar as malas pode ser difícil e exaustivo. No entanto, com um passo a passo simples você pode organizar sua bagagem de maneira rápida e estratégica. Veja nossas dicas para nunca mais esquecer nada em casa!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 14/09/2022

Aprenda a fazer suas malas de forma simples e rápida em apenas alguns passos!

Mala aberta sobre a mesa
Faça as malas de forma rápida e eficaz! Fonte: Pexels.

Embora planejar uma viagem possa parecer complicado, muitos consideram fazer a mala para viajar algo ainda mais difícil! No entanto, um passo a passo de como organizar uma mala de viagem pode ser a sua salvação.

Afinal, com um bom planejamento e alguma antecedência, esse processo pode ser mais simples do que você imagina. No entanto, se você está com dificuldades e não sabe por onde começar a arrumação, é só continuar a leitura.

motorhome branco em gramado com cadeiras e mesa do lado de fora, além de um violão e pranchas

Confira como é viajar com motorhome e veja 5 dicas para se planejar!

Embora não seja tão popular no Brasil, viajar com motorhome traz experiências inesquecíveis para quem se aventura. Entenda aqui o que você vai precisar para organizar uma viagem dessas!

Preparamos um conteúdo exclusivo com alguns passos simples para uma organização completa da sua mala de viagem. Assim você garante que não vai esquecer nada em casa e evita gastos desnecessários depois.

Então, quer conferir um passo a passo de como organizar sua mala de viagem? Veja a seguir algumas dicas para que tudo saia como planejado e confira uma maneira estratégica arrumar a bagagem!

Anúncios

Afinal, qual tamanho da mala?

Antes de começar a separar qualquer item, é primordial que você encontre a mala de viagem ideal para você. Nesse sentido, existem diversos modelos e tamanhos disponíveis, e tudo vai depender da ocasião.

Por exemplo, se você vai fazer uma viagem longa e vai levar produtos mais sensíveis, uma mala mais estruturada e com rodinhas é a opção ideal para você. Mas se a viagem por mais informal, uma mala de mão pode ser o suficiente.

Aliás, é importante conferir com a companhia aérea sobre o peso e as medidas das bagagens que são autorizadas no seu voo. Assim você evita passar por qualquer problema durante o seu embarque.

O que não levar na mala de viagem?

Pessoa organizando peças de roupa na mala
O que não é possível levar na mala? Fonte: Pexels.

Segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, existem algumas regras que definem tudo o que você não pode levar na sua mala de viagem. Portanto, é importante ficar atento quando estiver planejando sua bagagem.

Nesse sentido, itens proibidos que não podem estar na sua mala despachada ou de mão incluem:

  • Bateria de íon lítio;
  • Produtos inflamáveis;
  • Tintas;
  • Combustíveis;
  • Bebidas alcoólicas com teor maior que 70%.
Homem feliz segurando passagens aéreas

Confira dicas de como comprar passagem de avião facilmente!

As passagens aéreas são, geralmente, o maior gasto da viagem. Inclusive, é importante ficar atento para fazer a melhor compra em um lugar seguro. Veja como!

Enquanto isso, para bagagem de mão, também não é permitido levar ferramentas, objetos pontiagudos, frascos de líquido maiores que 100ml, além de substâncias químicas, tóxicas e armas de fogo.

Embora alguns itens sejam um tanto óbvios, é bom fazer sua mala com atenção para evitar qualquer transtorno nos aeroportos. Além disso, cada país possui suas próprias regras de imigração, então esteja preparado!

Anúncios

Como organizar mala de viagem: saiba 5 passos para montar a sua!

Pessoa sentada vendo mapa com malas abertas no chão
Então, confira o passo a passo e organize sua mala! Fonte: Pexels.

Agora que você já sabe qual mala vai levar e o que não colocar dentro dela, pense com cuidado na sua viagem. Antes de começar a separar as roupas que vai levar, consulte a previsão do tempo do seu destino.

Dessa forma, você garante que vai levar roupas de acordo, evitando excessos e peças desnecessárias. Confira a seguir alguns passos simples de como organizar sua mala de viagem e arrume tudo de forma prática e eficaz!

Faça uma lista

Primeiramente, faça uma lista de todos os itens que são essenciais em sua bagagem. Aliás, é bom começar a fazer sua lista com antecedência para acrescentar e tirar o que precisar depois.

Pense nos passeios e atividades que vai fazer durante sua viagem, bem como os documentos necessários para embarcar. Comece pensando em objetos de higiene pessoal, inclua acessórios, número de peças e até sapatos.

Dessa forma, você vai poder separar os itens com rapidez e agilidade, evitando deixar qualquer coisa para trás ao organizar sua mala. Mas não tire nada do armário ainda, tudo bem? Essa parte vem depois!

Escolha peças certeiras

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acabam levando peças de roupas e acessórios que não fazem sentido algum com o passeio! Aliás, uma boa dica para não levar nada desnecessário é colocar na mala apenas o que você já usa.

Então, nada de separar roupas que você gosta, mas não tem o costume de usar. Salvo, é claro, se você está viajando para algum evento como um casamento ou viagem de negócios, por exemplo.

Ademais, pense em peças que você pode combinar entre si e reaproveitar em dias diferentes. Vale a pena levar roupas e calçados confortáveis para aproveitar ao máximos os passeios e atividades.

Separe do lado de fora

Agora que você já sabe tudo o que vai levar, além das peças de roupas que vão na mala, chegou a hora de separar os itens. Mas não se apresse em tirar tudo do guarda-roupa e colocar dentro da mala!

Isso mesmo, você deverá separar tudo o que vai levar do lado de fora antes de pensar em como vai organizar o interior da sua mala. Essa etapa é essencial para que você visualize todos os itens, evitando deixar algo para trás.

Também é importante separar os produtos de higiene pessoal e, se preferir, coloca-los em necessaires ou sacos plásticos. Se possível, faça uma boa vedação das tampas dos itens líquidos para evitar desastres dentro da mala.

Organize os espaços

Finalmente, chegou a hora de colocar tudo dentro da mala e organizar para aproveitar todos os espaços de forma estratégica! Aliás, é nessa etapa que você pode riscar os itens da sua lista conforme for colocando dentro da bagagem.

Ainda que muitos lugares garantam que enrolar as roupas é a melhor forma de otimizar o espaço, essa pode não ser a melhor estratégia. Na verdade, dobrar as peças pode aumentar seu volume, além de amassar as roupas.

Uma das melhores formas de aproveitar espaço é colocando casacos maiores no fundo da mala. Mas abertos, sem dobrar! Ou, se possível, vista-os! Assim, eles vão no seu corpo e não na bagagem.

Calças também podem ficar esticadas o máximo possível. Aqui vale aproveitar qualquer espaço, até mesmo interior dos calçados para deixar as meias, por exemplo.

Confira e identifique

Pois bem, com a mala organizada, conferira se tudo que você precisa está mesmo dentro dela. Além disso, se possível, aproveite para pesar a bagagem e conferir se está de acordo com as regras da companhia.

Por fim, feche e identifique sua mala! Caso aconteça um extravio, é importante que seu nome e contato estejam devidamente identificados na bagagem. Use também fitas para diferenciá-la das outras malas.

Então, ainda está com dúvida sobre o que levar e como levar na sua viagem? Você sabia que existe um curso prático para montar uma mala organizada? Pois é só acessar nosso conteúdo a seguir para conferir como participar!

Iara Restini com logo do curso

Curso Sua Mala Organizada: veja como comprar

Depois de comprar o curso Sua Mala Organizada, você nunca mais terá que se preocupar com sua bagagem, ou esquecer itens em casa. Confira o passo a passo para fazer seu cadastro e comprar o curso!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Expedia: saiba como funciona e se é confiável!

Conheça a Expedia, uma agência de turismo norte-americana que chegou ao Brasil em 2012. Então, descubra aqui se a Expedia é confiável!

Continue lendo
content

Como usar um cupom de desconto da Submarino Viagens?

Descubra como usar cupom Submarino Viagens para ganhar ainda mais descontos em seus pacotes. Você só precisar copiar e colar! Confira!

Continue lendo
content

Airbnb é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Presente em mais de 190 países, a Airbnb é uma gigante quando se trata de aluguel por temporada. Confira se a Airbnb é confiável ou não!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem aérea em promoção na Azul?

Para aproveitar valores imperdíveis e viajar pagando pouco pelo Brasil ou exterior, veja como comprar passagem aérea Azul!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Elite Platinum e saiba se vale a pena!

Se você viaja frequentemente, então o cartão Santander Elite Platinum vale a pena, já que oferece benefícios voltados para viagem. Confira!

Continue lendo
content

Latam Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

Está em dúvida se a Latam é boa para viajar? Veja aqui se a Latam vale a pena de verdade para viagens nacionais e internacionais!

Continue lendo