Viagens

Confira como é viajar com motorhome e veja 5 dicas para se planejar!

Embora não seja tão popular no Brasil, viajar com motorhome traz experiências inesquecíveis para quem se aventura. Entenda aqui o que você vai precisar para organizar uma viagem dessas e comece a fazer as malas!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 28/08/2022

Fazer uma viagem de motorhome é uma experiência única: confira como se organizar para fazer um passeio tranquilo!

motorhome branco em gramado com cadeiras e mesa do lado de fora, além de um violão e pranchas
Então, confira tudo sobre viagens com motorhome! Fonte: Pixabay.

Se você gosta de fazer viagens longas de carro e passear por destinos desconhecidos sobre quatro rodas, então precisa experimentar viajar com um motorhome! A experiência é totalmente diferente do que um carro de passeio!

No entanto, fazer uma viagem dessa magnitude traz uma vivência única! Afinal, o motorhome vai funcionar como sua casa móvel, e muitas pessoas aproveitam a praticidade para ficarem meses na estrada.

Ônibus estacionado

5 dicas para sua viagem de ônibus: viaje de forma tranquila!

Muitas vezes o ônibus pode oferecer o melhor custo benefício para uma viagem. Além disso, as rotas podem ser mais confortáveis, mesmo com percursos mais longos.

Ou seja, é preciso muita organização financeira, planejamento, conhecimento e um pouco de coragem para que tudo saia de acordo com o esperado. Mas, será que é possível fazer uma viagem dessas pelo Brasil?

Aliás, viajar com motorhome é de fato um passeio vantajoso e vale a pena? Pois bem, confira a resposta dessas e outras perguntas a seguir e veja algumas dicas de como planejar uma viagem desse tipo!

Anúncios

O que é um motorhome? Quais as vantagens de fazer uma viagem com ele?

Primeiramente, você conhece um motorhome? Pois bem, esse meio de transporte consiste em um caminhão pequeno que é adaptado para conter uma cozinha funcional, banheiro e um lugar para os viajantes dormirem.

Na verdade, a tradução literal do inglês seria uma casa motorizada, que é exatamente a proposta de um motorhome. Afinal, você pode estacionar o veículo em qualquer destino e poderá se hospedar por quanto tempo desejar.

Casal de idosos de mochila viajando de graça de ônibus

Como um idoso pode viajar de graça de ônibus? Nós explicamos!

Previsto em Lei, a regra de gratuidade para passagens de ônibus interestaduais garante duas vagas em cada carro para idosos de 60 anos ou mais em todos os horários. Aproveite essa oportunidade e vá viajar!

Ademais, existem algumas pessoas que modificam vans para funcionarem como um motorhome, embora o espaço disponível para construção seja menor. Ainda assim, o aproveitamento é o mesmo e pode funcionar também.

Aliás, é importante não confundir o motorhome com um trailer. Este último não é uma moradia motorizada, já que ele se movimenta apenas se estiver acoplado a um carro. Entretanto, seu exterior pode ser bem parecido.

Vantagens

O principal ponto positivo de viajar com motorhome com certeza é a liberdade! Nesse sentido, você poderá traçar um roteiro e decidir quanto tempo quer permanecer em um destino, ou mudar de rota quando quiser.

Afinal é você que está no volante da viagem! Além disso, os viajantes tem quase tudo que precisam direto no próprio veículo. Ou seja, é muito mais praticidade para quem quer viajar e deixar as possibilidades abertas.

Anúncios

Desvantagens

Embora possa parecer mais econômico do que ficar em hotéis, a diária de um camping para estacionar seu motorhome não é tão barata.

Então, se você não pretende estacionar na rua em lugares aleatórios, o preço acaba sendo o mesmo de uma hospedagem.

Ademais, lembre-se de que você está levando sua moradia com você, o que significa que você não terá as mesmas mordomias que um hotel. Ou seja, a preocupação com limpeza, organização e comida será uma realidade.

O que é preciso para viajar com motorhome?

Motorhomes parados
Afinal, o que preciso para viajar? Fonte: Pixabay.

Pode parecer simples, mas fazer um passeio desse tipo não consiste em simplesmente alugar seu motorhome e sair por aí dirigindo. Isso porque as empresas locadoras possuem algumas exigências antes de liberar o veículo.

Primeiramente, se você pretende viajar com motorhome em outro país, saiba que você vai precisar do seu passaporte e visto, se necessário, em dia. Isso mesmo, não é apenas na imigração que você deve apresentar esses documentos.

Ônibus na estrada

Ônibus ou avião: qual vale mais a pena para viajar agora?

Muitas pessoas ainda pensam que viajar de avião é sempre a opção mais cara. No entanto, tudo vai depender do trajeto que você vai percorrer.

Nesse sentido, as empresas que alugam o motorhome devem solicitar passaporte e carteira de habilitação com a categoria B, para veículos de 4 rodas. Para alugueis dentro do Brasil, apenas a CNH já é suficiente.

No entanto, vale lembrar que muitas locadoras pedem que o condutor tenha pelo menos 5 anos de habilitação para autorizarem o aluguel do motorhome.

Além disso, se você escolher um modelo com mais de 6 toneladas, pode precisar de habilitação tipo C também.

Como planejar uma viagem de motorhome: veja 5 dicas!

Motorhome na floresta
Confira algumas dicas e planeje sua viagem! Fonte: Pixabay.

Agora que você já sabe tudo que precisa para alugar o seu motorhome, chegou a hora de entender como organizar uma viagem bem sucedida. Afinal, um bom planejamento é a chave para uma viagem segura e sem transtornos.

No entanto, viajar com motorhome é uma oportunidade incrível para viver uma experiência inesquecível. A liberdade e praticidade de ter sua casa com você conquistam muitos viajantes pelo mundo. Veja a seguir como se preparar.

Modelo

A primeira coisa que você vai precisar fazer antes de sair por aí viajando é decidir qual modelo de motorhome atende as suas necessidades. Nesse sentido, existem veículos completos que podem acomodar até 7 pessoas!

No entanto, se você prefere algo mais simples e prático, uma van adaptada pode ser ideal para a viagem. Então, leve em conta o seu desejo e dos que estão viajando com você e use o site da locadora para escolher o melhor veículo.

Roteiro

Quando for escolher seu destino de viagem, lembre-se que existem países que estão muito bem preparados para viajantes de motorhome.

Aqui no Brasil, os estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais são os mais bem estruturados, embora cidades grandes, às vezes, cobrem taxas pela circulação desse tipo de veículo.

E, embora a ideia de viajar com motorhome seja a liberdade para ir onde quiser, é bom manter um roteiro planejado para fazer sua organização financeira.

Paradas

Outra razão importante para estabelecer uma rota da sua viagem de motorhome é que você precisa saber quais serão suas paradas. No caso do Brasil, nem todos os estados e oferecem campings para passar a noite.

Embora seja possível estacionar o veículo aleatoriamente para descansar, é necessário ter uma fonte de energia para recarregar baterias, abastecer sua água e se livrar dos dejetos.

Então, planeje-se para que haja campings disponíveis em sua rota. É possível conferir a presença deles pesquisando pelo Google Maps, por exemplo.

Seguro

Ainda que possa parecer um gasto desnecessário, um Seguro Automóvel é essencial para quem vai viajar com motorhome, especialmente em viagens internacionais! Além disso, não abra mão de contratar o plano completo.

Afinal, nunca se sabe os tipos de imprevistos que podem acontecer na estrada, e é bom não arriscar. Você encontra opções para contratar diretamente com a locadora do motorhome, portanto inclua esse gato no seu orçamento.

Estradas

Por fim, mas não menos importante, verifique as condições das estradas por onde você vai passar. Aliás, essa é mais uma razão porque é tão importante traçar um roteiro para a sua viagem de motorhome.

Além disso, evite viajar durante o inverno rigoroso de alguns países, pois dirigir um veículo desse tipo sobre a neve pode não ser uma boa ideia. Também é importante verificar se as estradas estão íntegras e sem buracos.

Como no Brasil as viagens com esse tipo de veículo não são tão comuns, você pode encontrar dificuldades na hora de planejar esse passeio. Nesse sentido, uma boa alternativa é trocar o motorhome por viagem de ônibus.

Através do aplicativo da Buser, você encontra passagens com descontos imperdíveis! Trabalhando com fretamento coletivo, a Buser garante viagens de baixo custo, mas sem perder o conforto. Veja a seguir como comprar e aproveite!

Homem embarcando em ônibus rosa da Buser

Como comprar passagem na Buser?

A Buser garante valores de passagem de ônibus por um preço muito mais em conta do que os cobrados nos guichês das viações. Portanto, veja o passo a passo e descubra como comprar sua passagem!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Programa TudoAzul: o que é e como funciona?

Veja como funciona o programa TudoAzul, descubra o que é e veja se vale a pena ganhar benefícios e descontos com a Azul Linhas Aéreas!

Continue lendo
content

Confira 5 dicas de organização para quem deseja comprar passagens baratas!

Confira algumas dicas de organização para quem quer comprar passagens aéreas baratas e economize na sua viagem!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Guarulhos: veja antes de viajar!

Confira nosso guia do Aeroporto de Guarulhos com informações essenciais para você fazer uma viagem tranquila e organizada!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo Yandex Translate: veja como funciona e se vale a pena!

O aplicativo Yandex Translate vale a pena e pode te salvar na hora de pedir em um restaurante ou para se comunicar com o taxista. Confira!

Continue lendo
content

Procurando pacote de viagem para São Paulo? Veja ótimas opções e dicas!

Se você quer conhecer o polo econômico e cultural do Brasil, confira dicas para comprar um pacote para São Paulo e aproveite para turistar!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Caixa Elo Nanquim e saiba se vale a pena!

Se você está em dúvida se o cartão Caixa Elo Nanquim vale a pena, confira todas as característica desse produto executivo e descubra!

Continue lendo