Viagens

Como um idoso pode viajar de graça de ônibus? Nós explicamos!

Previsto em Lei, a regra de gratuidade para passagens de ônibus interestaduais garante duas vagas em cada carro para idosos de 60 anos ou mais em todos os horários. Aproveite essa oportunidade e vá viajar!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 12/04/2022

Confira como um idoso pode viajar de graça de ônibus e aproveite essa facilidade!

Casal de idoso de mochila
Veja como viajar de graça com mais de 60 anos. Fonte: Pixabay.

Você sabia que o cidadão brasileiro idoso pode viajar de graça de ônibus interestaduais? Pois bem, de acordo com o Estatuto do Idoso, a gratuidade em passagens de ônibus é obrigatória para quem tem mais de 60 anos e recebe até dois salários mínimos. No entanto, muitas empresas negam o benefício sem dar maiores explicações.

Portanto, é importante que essa informação seja de acesso a toda a população, a fim de denunciar práticas indevidas de empresas de ônibus. Então, confira a seguir todos os detalhes de como um idoso pode viajar de graça de ônibus e aproveite esse incentivo do Governo Federal para conhecer o Brasil!

Avião decolando

Onde comprar pacote de viagem barato: 8 melhores sites para economizar!

Existem diversas plataformas de serviços de viagem no mercado atualmente. Confira nossas dicas de algumas agências online que podem te ajudar!

Anúncios

Consiga passagem de ônibus gratuita para idosos: qual a idade para viajar de graça?

Idoso no ponto de ônibus
Afinal, como conseguir a passagem? Fonte: Pixabay.

Pois bem, segundo o Estatuto do Idoso da Lei nº10.741/03, o idoso com 60 anos de idade ou mais e uma renda mensal de até dois salários mínimos vigentes tem direito de viajar de ônibus interestaduais de graça. Nesse sentido, as empresas de ônibus tem a obrigação de disponibilizar dois assentos em cada carro em todos os horários para gratuidade.

Dessa forma, caso esses assentos estejam ocupados, a empresa deverá vender a passagem com desconto mínimo de 50% do valor. Esse benefício do Governo tem como objetivo incentivar cidadãos idosos a viajarem pelo Brasil. Além disso, visam contribuir com famílias de baixa renda que precisam, por qualquer motivo, viajar de um estado para outro.

Entretanto, muitas empresas de transporte rodoviário não seguem o Estatuto do Idoso e negam o que é de direito do cidadão. Assim, cabe ao idoso denunciar essas empresas a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. Aliás, segundo seu levantamento de 2021, já foram 10.214 solicitações de informação de como conseguir esse direito.

Portanto, se você é idoso e se enquadra nas especificações do Estatuto, ou ainda se conhece alguém que pode fazer uso desse benefício, é importante levar a informação até essas pessoas. Desse modo, mais e mais cidadãos poderão fazer valer o que é de direito seu! Nesse sentido, veja a seguir como fazer o cadastro para o idoso pode viajar de graça de ônibus.

Como fazer o cadastro para idoso viajar de graça?

Pois bem, se você é idosos e tem 60 anos ou mais e recebe até dois salários mínimos mensalmente, então você tem direito de viajar de ônibus gratuitamente. Nesse sentido, existem diversas formas de conseguir esse benefício que é de direito do brasileiro e está previso em Lei no Estatuto do Idoso.

Primeiramente, o idoso pode apresentar a Carteira do Idoso, emitida pelo Ministério da Cidadania. Esse documento está disponível para aqueles que não conseguem comprovar a renda, e para adquiri-lo é necessário possuir inscrição no Cadastro Único. Então, se você faz parte de Programas Sociais do Governo Federal, poderá solicitar sua Carteira do Idoso no CRAS mais próximo de você.

Ademais, lembre-se que esse documento leva 90 dias após a solicitação para chegar até você. Entretanto, o idoso pode utilizar seus benefícios imediatamente ao solicitar a Carteira através de uma Declaração Provisória que o CRAS entrega ao cidadão. Aliás, essa Declaração tem validade máxima de 180 dias e após esse prazo o idoso precisará apresentar a Carteira física.

Além desse documento, existem outras maneiras em que o idoso pode viajar de graça de ônibus. Para isso, ele vai precisar se dirigir ao guichê da empresa de transportes e apresentar um contracheque do seu salário. Caso ele não tenha esse documento, poderá utilizar-se de carnê da Previdência Social, declaração do INSS, Extrato de Pagamento de benefício ou até a Carteira de Trabalho atualizada.

Se o idoso não tiver nenhum desses documentos, precisará utilizar a Carteira do Idoso que mencionamos anteriormente. Ademais, caso a companhia se negue a conceder o benefício, o idoso deverá fazer uma denúncia ligando gratuitamente para a ANTT no telefone 166.

Anúncios

Tem como reservar passagem gratuita para idoso pela internet?

Idosas sentadas mexendo no celular
Então, como pegar a passagem? Fonte: Pixabay.

Desde 2006 que o Governo Federal regulamentou a Lei 10.741 do Estatuto do Idoso para que as pessoas com mais de 60 anos possam viajar de graça em ônibus interestaduais. No entanto, para conseguir adquirir a passagem de forma gratuita, o idoso deve comparecer ao guichê das companhias de transporte ou terceirizadas e solicitar a passagem.

Nesse sentido, a solicitação deve acontecer dentro do prazo de pelo menos 30 dias de antecedência e o mínimo de 3 horas antes de partida do ônibus. Ademais, vale lembrar que ônibus leito, semileito e executivos não fazem parte dessa regra. Ou seja, apenas viagens em carros convencionais obedecem a Lei de gratuidade.

Pois bem, para obter a passagem o idoso precisará apresentar a Carteira do Idoso ou então algum comprovante de renda de até dois salários mínimos. No entanto, a apresentação dessa documentação para a obtenção da passagem deverá acontecer presencialmente no guichê da empresa. Ou seja, não é possível solicitar a passagem através da internet.

Porém, para facilitar a vida de quem busca esse benefício, existem algumas formas de obter a documentação necessária de forma online. Então, veja a seguir o que você deve fazer para conseguir sua Carteira do Idoso ou comprovante do INSS para apresentar no guichê e adquirir sua passagem gratuita.

Carteira do Idoso

Primeiramente, você pode solicitar esse documento através do Centro de Referência de Assistência Social, ou CRAS, que fica mais próximo da sua residência. Lá você vai realizar seu Cadastro Único para ser incluído nos Programas Sociais do Governo Federal e vai receber seu NIS, Número de Identificação Social.

Entretanto, caso você não possa comparecer ao CRAS da sua cidade, poderá acessar o site do Governo Federal, e então fazer o pedido do seu Cartão do Idoso online. Para isso, você deverá acessar link do gov.br relacionado a carteira de pessoa idosa. Em seguida, precisará fazer o login ou criar sua conta.

Em seguida, basta clicar na opção “Emitir carteira” e preencher o formulário online com os dados solicitados. Assim, o site do gov.br vai automaticamente fazer a emissão do documento e o idoso poderá imprimir e guardar a Carteira do Idoso para então apresenta-la nos guichês das companhias. Viu como é simples?

Extrato de Pagamento do Benefício do INSS

Outro documento que você pode solicitar de forma online para conseguir sua passagem gratuita é um comprovante de pagamento do seu benefício. Dessa forma, você poderá acessar seu aplicativo Meu INSS e clicar na opção “Histórico de Crédito”. Nessa seção, você pode encontrar o comprovante de pagamento para apresentar no guichê.

Aliás, o beneficiário poderá utilizar esse documento para comprovar seu vínculo com o INSS em qualquer outra situação, já que ele consta o valor recebido mensalmente. Com ele, o idoso pode viajar de graça de ônibus interestadual como consta na Lei do Estatuto do Idoso criado pelo Governo Federal.

Ademais, as viagens bate e volta são a nova febre do mercado de turismo. Geralmente seus trajetos são realizados de ônibus, já que os passeios são para cidades mais próximas. Nesse sentido, já existem agências especializadas em oferecer esse tipo de pacote! Então, confira a seguir nossas dicas para fazer viagens rápidas, de ônibus, e aproveite para conhecer o Brasil!

Mão com chapéu fora do carro

Viagem bate e volta: como funciona essa tendência!

Se você está sem tempo, mas mesmo assim quer passear para se distrair da correria do dia a dia, que tal uma viagem bate e volta? Confira aqui como funciona!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como comprar facilmente na Sunset Trips?

Veja como comprar pela Sunset Trips, escolha seu roteiro e aproveite uma viagem inesquecível de fim de semana com amigos!

Continue lendo
content

TripAdvisor: saiba como funciona e se é confiável!

Se você está planejando uma viagem, descubra se o TripAdvisor é confiável e conheça os serviços oferecidos pela empresa! Saiba mais!

Continue lendo
content

15 melhores cartões para quem viaja muito e quer curtir vantagens!

Cartões de crédito são ótimos para quem costuma viajar com frequência, então confira os melhores cartões para quem viaja e escolha o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Forfun Tours Viagens?

Confira o passo a passo para comprar pela Forfun Tours Viagens e comece o quanto antes a programar sua viagem dos sonhos para a Disney!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Caixa Elo Mais e saiba se vale a pena!

Descubra se vale a pena ter o cartão CAIXA Elo Mais e conheça suas vantagens, como programa de pontos, cobertura internacional e mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Decolar Visa Platinum?

Veja como solicitar o cartão Santander Decolar Visa Platinum e comece a utilizar um programa de pontos vantajoso, além de outros benefícios!

Continue lendo