Viagens

Como abrir uma agência de viagens: passo a passo prático!

Com sinais de controle da pandemia e de aumento da vacinação da população, saber como abrir uma agência de viagens pode ser um ótimo negócio. Veja dicas de como fazer.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 13/09/2021

Descubra como abrir uma agência de viagens facilmente 

Descubra como abrir uma agência de viagens facilmente  Fonte: Pixabay

O mercado de viagens ainda é muito lucrativo! Por isso, veja como abrir uma agência de viagens com dicas práticas a assertivas. Assim, saiba por onde começar e faça sucesso.

Atualmente é possível organizar uma viagem sem sair de casa, com opções de hospedagens, passagens, destinos e roteiros online. As alternativas são inúmeras. Contudo, ter tempo para isso nem sempre é possível.

Afinal, considere que é preciso comparar taxas, benefícios e atividades. Igualmente, pensar na melhor época do ano e organizar documentos. Ou seja, o momento de descanso requer muito trabalho, pesquisa e cuidados. Por isso as agências ainda são importantes.

Considere que elas permitem ao cliente viver a viagem dos sonhos sem perder horas com pesquisas. Nesse sentido, a agência ajuda na definição dos destinos, separa opções de voos e outros tipos de passagens. Igualmente, pode auxiliar na escolha de hotéis.

Junto a isso, a agência de viagens também se destaca por oferecer a estipulação de roteiros com atividades completas para turistas. Isto é, ela oferece comodidade e tranquilidade para que se aproveite momentos de descanso ou mesmo viagens a trabalho.

Seja como for, abrir uma agência de viagens é se valer das opções que a modernidade oferece junto à correria que ela impõe. Esses fatores típicos da modernidade, então, criam o cenário perfeito para que as agências de viagens ainda sejam importantes no cenário. 

Anúncios

Como abrir sua própria agência de viagens: 10 passos!

Como abrir sua própria agência de viagens: 10 passos! Fonte: Mediamodifier

Com as previsões de volta à normalidade (ou ao mais próximo possível dela) esse mercado deve reaquecer. E, por isso, pensar a partir de agora em como abrir uma agência de viagens é uma forma de se aproveitar dessa demanda que tende a crescer. Depois de tanto tempo de pandemia, as pessoas querem mais é sair e aproveitar.

Por isso, continue lendo para ver, abaixo, os passos essenciais para abrir a sua agência e lucrar com ela. Listamos 10 dicas indispensáveis e que farão toda a diferença no seu negócio. Dessa forma, não deixe de conferir.

Confira 10 dicas essenciais para abrir sua própria agência e obter sucesso comercial e lucro com ela!

Tenha uma agência física

Primeiramente, é muito importante ter um local para atendimento presencial da clientela. Contudo, ele não requer grandes elementos. Por exemplo, uma peça comercial com 02 cômodos, um para administração e outro para atendimento, é o suficiente.

Além disso, para abrir agência de viagens é imprescindível conferir se o local tem autorização, pelo plano diretor do município, para uso como imóvel comercial. Dessa maneira, não deixe de consultar a Prefeitura Municipal da sua localidade.

Anúncios

Estabeleça nome e marca

Para abrir agência de viagens, assim como qualquer outra empresa, ela requer um nome e uma marca. O primeiro se refere ao registro comercial enquanto o segundo envolve elementos visuais e de escrita de identificação do seu negócio.

É como ele será conhecido. Por isso, faça uma consulta no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual quanto à existência de uso da marca. Ainda, lembre-se de usar um nome que dê a entender com o que você trabalha e seus produtos e que seja fácil de gravar.

Formalize seu negócio

Depois de estabelecer o nome e a marca, registre-os. O primeiro ocorre na Junta Comercial, com a criação do CNPJ. O segundo, que contém o nome pelo qual sua marca efetivamente será conhecida pelo público, ocorre junto ao INPI.

Obtenha licença de funcionamento 

Após o registro e formalização da sua empresa, resta a ela obter a licença para funcionar no município em que está localizada. O alvará de licença pode ser obtido na Secretaria Municipal da Fazenda. Outra licença essencial se refere à matrícula junto à Previdência Social (INSS).

Registre-se no Cadastur

Continuando os passos de como abrir uma agência de viagens, temos outro ponto essencial que se refere ao Cadastur. Ele é o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos e pertence ao Ministério do Turismo.

Assim, há obrigação das empresas que trabalham nessa área de que façam esse cadastro. Dessa forma, independente de as atividades serem de hospedagem, guia turístico ou venda de passagens, deve-se fazer o registro.

Registro no IATA (International Air Transport Association)

Caso você procure como abrir uma agência de viagens que tenha pacotes internacionais é imprescindível fazer registro no IATA. Esse órgão é responsável por liberar esse tipo de transação, embora para tanto requeira um capital mínimo da empresa.

Se você ainda não tem o capital necessário, não se preocupe. Comece vendendo viagens e pacotes para território nacional, expandindo seus negócios no futuro.

Crie um site e um blog para a sua empresa

Crie um site e um blog para a sua empresa Fonte: pixelcreatures

Não basta apenas seguir os trâmites legais e de alocação do seu negócio para abrir uma agência de viagens. Ela depende, afinal, da atração do público e das suas estratégias de marketing. Por isso, para começar, não deixe de ter um site institucional.

Nele, tenha informações claras sobre seu negócio e sobre o que você ofereça. Mantenha-o organizado em sessões, com imagens de qualidade. A ele acople um blog para falar sobre viagens, destinos e roteiros em regiões que você venda e responda às dúvidas comuns de turistas.

Seja ativo nas redes sociais

Igualmente, não se esqueça de usar as redes sociais como parte da estratégia de marketing da sua agência de turismo. Divulgue ali os seus destinos, conteúdos, fotos e depoimentos de clientes. Convide seus seguidores a conhecer seu site e blog com postagens atrativas.

Faça parcerias

Outro ponto essencial para obter sucesso ao abrir agência de viagens é ter parcerias. Elas podem se dar com outros estabelecimentos turísticos, como descontos em restaurantes dos seus principais destinos. Ou, então, agências que em determinados locais oferecem o que você não oferta.

Tenha um plano fidelidade

Por fim, não deixe de pensar em como fidelizar sua clientela ao abrir agência de viagens. Para isso, fidelize-a, com descontos progressivos e vantagens após a segunda, terceira e seguintes compras.

Sobre o autor

Aline Augusto

Em Alta

content

TOP 5 melhores sites e aplicativos para quem quer viajar barato e seguro!

Hurb, Kayak e MaxMilhas são alguns dos melhores sites para viajar barato. Conheça-os, saiba como comprar com eles e organize suas malas!

Continue lendo
content

Veja 7 dicas para fazer viagens longas de carro!

Escolher o modelo ideal, fazer uma boa playlist e separar lanchinhos são algumas dicas para quem quer fazer viagens longas de carro. Confira!

Continue lendo
content

Viajar para a Coréia do Sul: o que precisa e quanto custa?

Se você está planejando viajar para a Coreia do Sul, confira aqui dicas de passeios imperdíveis, visto, tempo de voo e mais. Boa viagem!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Sunset Trips?

Veja como comprar pela Sunset Trips, escolha seu roteiro e aproveite uma viagem inesquecível de fim de semana com amigos!

Continue lendo
content

Portal Trip Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Que fazer uma viagem com foco em aventura? Conheça e veja se a agência Portal Trip Turismo é confiável, como ela funciona e mais informações!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo PackPoint?

Para usar o aplicativo PackPoint você só precisa fazer o download gratuito e acessar de forma simples e intuitiva. Veja o passo a passo!

Continue lendo