Viagens

É obrigatório ter Seguro Viagem para sair do país?

O Seguro Viagem garante assistência médica completa e até Seguro Bagagem dependendo do plano. Mas é preciso analisar com cuidado para encontrar a melhor seguradora para seu perfil!

Anúncios

Entenda como funciona esse documento e saiba quais os melhores para proteger sua viagem!  

Casal deitado sobre malas olhando mapa
Entenda a importância do Seguro Viagem! Fonte: Pixabay.

Embora ter um Seguro Viagem não seja obrigatório para qualquer destino, é bastante recomendado que você viaje protegido. Além de estar assegurado contra qualquer imprevisto, você também garante a proteção do seu bolso.

Nesse sentido, muitos dos destinos mais populares entre os viajantes não oferecem um sistema de saúde gratuito. Portanto, caso aconteça qualquer tipo de imprevisto, o turista precisa pagar do próprio bolso para ter atendimento.

Turista de costas com mochila

Confira as 9 melhores dicas para turistas tímidos em viagem solo!

Viagens solos requerem preparação e coragem. No entanto, são experiências inesquecíveis até mesmo para quem é mais tímido.

Mas, afinal, será que é mesmo necessário fazer um Seguro Viagem em qualquer ocasião? E quanto as viagens nacionais? Se você tem essas e outras dúvidas quanto ao serviço, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto!

A seguir você vai entender exatamente o que é o Seguro Viagem e quando é obrigatório ter esse documento. Além disso, separamos algumas das melhores seguradoras desse segmento para você fazer uma boa contratação!

O que é Seguro Viagem?

Um Seguro Viagem nada mais é do que um serviço das seguradoras onde o contratado tem acesso a proteção e assistência médica, odontológica, funerária, e outras. Vale lembrar que o serviço pode variar de acordo com os planos.

Isso é, dependendo do tipo de seguro que você escolher, ele deverá cobrir mais ou menos serviços enquanto durar sua viagem. Por isso é importante analisar com cuidado o custo benefício antes de fazer a contratação.

De um modo geral, as assistências podem acontecer através de hospitais parceiros da seguradora, ou mesmo através de reembolso dos valores. Tudo de acordo com o que estiver na sua apólice.

Independente da seguradora, o Seguro Viagem tem regulamentação pela Susep, Superintendência de Seguros Privados. Ainda que não seja sempre obrigatório ter um Seguro Viagem, ele vai garantir um passeio mais tranquilo.

É obrigatório ter o Seguro Viagem para viajar dentro e fora do Brasil?

Viajante segurando mala e olhando relógio
Mas, será que é mesmo obrigatório? Fonte: Pexels.

Como já mencionamos, nem sempre é obrigatório contratar um plano de Seguro Viagem. No entanto, ele é bastante recomendado, especialmente para quem vai fazer uma viagem internacional.

Para viagens dentro do Brasil, você não precisa contratar um seguro. Mas caso possua um plano de saúde particular, lembre-se que nem sempre ele tem cobertura nacional. Ou seja, você pode acabar sendo atendido pelo SUS.

Então, se quiser estar totalmente coberto durante seu passeio, pode conferir com a seguradora da sua escolha para adquirir um plano. Enquanto isso, se for viajar para fora do país, fique de olho na regulamentação do destino.

Cruzeiro atracado

Guia de Cruzeiros: 7 dicas para primeira viagem!

Fazer um cruzeiro tem se tornado uma das modalidades preferidas dos viajantes pelo mundo. Afinal, esses hotéis flutuantes oferecem tudo para uma viagem completa!

Países da Europa

Atualmente, é obrigatório ter o Seguro Viagem para a maioria dos países da Europa, mais especificamente para aqueles que fazem parte do Tratado de Schengen. Mas outros países como a Ucrância, por exemplo, também exigem o serviço.

Países da Ásia

Enquanto isso, para viajar para alguns países da Ásia como Tailândia, Catar, Emirados Árabes Unidos e Irã também é preciso contratar um Seguro Viagem. Aliás, é bom conferir o valor da apólice para ter certeza que está dentro do estipulado.

Países das Américas

Embora muitos pensem que é obrigatório ter Seguro Viagem para viajar pra os Estados Unidos, esse país não faz essa exigência. Ao contrário, Cuba e Equador solicitam o documento na imigração.

Seguro Viagem: veja algumas das melhores empresas do segmento!

Avião na pista
Então, confira as melhores seguradoras! Fonte: Pexels.

Agora que você já sabe como funciona o Seguro Viagem e quando é obrigatório ter um plano, que tal conferir algumas das melhores empresas desse segmento? Assim você pode contratar de forma segura e viajar protegido!

Mondial Allianz

Juntas desde 2017, a Mondial e a Allianz formam hoje uma das maiores seguradoras do mundo! Na verdade, a Allianz já acumula diversos prêmios e é destaque no segmento de Seguro Viagem, então vale a pena conferir seus planos.

Nesse sentido, a contratação é bastante prática e a empresa oferece também um aplicativo exclusivo para os clientes. Além disso, são diversos tipos de cobertura para atender todos os perfis de viajante.

Logo azul e vermelho da Mondial

Como comprar facilmente na Mondial?

A Mondial, ou Allianz, possui aplicativo e atendimento online, por telefone ou celular. Desse modo, fica muito mais fácil e prático de fazer a contratação do seu Seguro Viagem.

Sulamérica

Talvez uma das seguradoras mais antigas e confiáveis, a Sulamérica oferece uma grande diversidade de seguros. Então, se você vai viajar para um destino onde ter um Seguro Viagem é obrigatório, a Sulamérica pode ser a solução.

A seguradora oferece planos específicos para Europa, Américas e outros destinos. Dessa forma, o cliente pode optar pela cobertura que melhor se enquadra na sua viagem. São opções para todos os bolsos!

Ciclic

Embora seja relativamente nova no segmento, a Ciclic também é uma excelente opção para contratar Seguro Viagem. Afinal, ela tem como principais acionistas a americana Principal Financial Group e o BB Seguros do Banco do Brasil.

Portanto, é uma seguradora confiável! Além disso, oferece planos que funcionam por acionamento ou mesmo por reembolso, o que significa que você vai poder optar por aquele que melhor atende seu perfil.

Mulher frustrada na porta do carro

Como comprar facilmente com a Ciclic?

Com os planos de Seguro Viagem da Ciclic você vai estar protegido durante toda a sua viagem. Saiba como contratar para viagens específicas ou mesmo passeios mais longos multidestinos.

Universal Assistence

Se você vai viajar para um destino onde ter um Seguro Viagem é obrigatório e quer uma cobertura completa e assistência de primeira, então precisa conhecer a Universal Assistence. Antiga Travel Ace, ela é líder no segmento.

Atualmente, são mais de 20 milhões de viajantes cobertos por seus planos! Então, não precisa ter receio pois essa é uma seguradora confiável e com muita experiência nesse mercado. Isso é, suas férias com certeza estarão protegidas!

Casal de mãos dadas em Machu Picchu

Como comprar facilmente com a Universal Assistance?

Contratar o Seguro Viagem da Universal Assistance é mais fácil do que você imagina. São diversos planos disponíveis para atender todos os perfis de viajantes de todas as idades!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Conheça 8 dicas de viagens para quem gosta de fazer trilha!

Rio de Janeiro, Chapada, Maranhão... São muitas as viagens para quem gosta de fazer trilha! Prepare o físico e as malas e escolha o lugar!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Air France: veja antes de viajar!

Confira como fazer o check-in na Air France online e presencialmente, além de entender como viajar na Air France sem dores de cabeça!

Continue lendo
content

Confira dicas de como comprar passagem de avião facilmente!

Algumas dicas na hora de comprar sua passagem de avião vão te ajudar a se organizar e economizar seu dinheiro. Confira o que fazer!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 dicas para montar o melhor roteiro turístico em Portugal sem gastar muito!

Antes de montar seu roteiro em Portugal, confira aqui nossas dicas e também os principais lugares para conhecer, como Lisboa, Porto e Coimbra!

Continue lendo
content

Aplicativo Sygic Travel: veja como funciona e se vale a pena!

O aplicativo Sygic Travel vale a pena para te ajudar a planejar sua viagem. Ele é gratuito, então saiba mais e veja como baixá-lo!

Continue lendo
content

Veja 7 dicas para fazer viagens longas de carro!

Escolher o modelo ideal, fazer uma boa playlist e separar lanchinhos são algumas dicas para quem quer fazer viagens longas de carro. Confira!

Continue lendo