Dicas

Confira as 9 melhores dicas para turistas tímidos em viagem solo!

Viagens solos requerem preparação e coragem. No entanto, são experiências inesquecíveis até mesmo para quem é mais tímido. Entenda como curtir o passeio e como deixar a timidez de lado na viagem!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 20/12/2022

Veja como fazer novas amizades e deixar a timidez de lado para aproveitar ao máximo o passeio!

Turistas enfileirados de costas com mochila
Então, confira como deixar a timidez de lado em viagens solos! Fonte: AdobeStock.

Fazer uma viagem solo requer um bom planejamento, especialmente se você faz parte do grupo de turistas tímidos que precisam de dicas para aproveitar melhor. Pois então não se preocupe, podemos ajudar!

A seguir, você encontra algumas sugestões que podem contribuir para uma experiência incrível de viagem. Assim você aproveita ao máximo seu passeio, deixando a timidez de lado e fazendo novos amigos.

viagens para fazer sozinho

15 dicas de viagens para fazer sozinho em 2022

Quer viajar sem depender de outras pessoas? Então confira viagens para fazer sozinho com dicas incríveis para aproveitar suas férias de forma completa!

Mas, afinal, será que vale a pena viajar sozinho? Esse tipo de viagem requer uma atenção ainda maior e um excelente planejamento. Além disso, é uma boa oportunidade para aproveitar sua própria companhia.

No entanto, para turistas mais tímidos, fazer uma viagem solo pode parecer um tanto assustador, então veja as melhores dicas a seguir. Confira as vantagens e desvantagens de viajar sozinho e como aproveitar ao máximo!

Vale a pena fazer uma viagem solo?

Quarto de hostel feminino
Mas, será que vale mesmo a pena viajar sozinho? Fonte: AdobeStock.

Embora fazer uma viagem sozinho possa parecer uma ideia assustadora, essa é a oportunidade perfeita para quem procura mais liberdade durante o passeio. No entanto, é preciso planejar com cuidado.

Tire um tempo para escolher bem o destino e entender mais sobre o lugar. Ademais, viagens solos são excelentes para quem quer mergulhar na cultura local, fazendo amizades com nativos e entendendo seus costumes a fundo.

Vantagens

Além de ter mais liberdade durante essa experiência, esse tipo de viagem traz muitos outros benefícios. Aliás, mesmo para turistas mais tímidos, fazer uma viagem solo é uma das melhores dicas para se soltar mais e fazer amizades.

Ademais, essa pode ser a oportunidade perfeita para amadurecer e enfrentar seus medos! Ou seja, viajar sozinho traz vantagens que vão muito além do passeio, contribuindo para sua vida de uma maneira geral.

viagens em grupo

Viagens em grupo: veja dicas e benefícios!

Viagens em grupo podem ser muito interessantes e as vantagens superam as desvantagens. Para que isso seja uma realidade, confira dicas de como se organizar!

Desvantagens

Ainda que possa parecer a oportunidade perfeita para crescimento pessoal, viagens solos também tem seu lado negativo. Afinal, você vai estar sozinho, sem seus amigos mais próximos para compartilhar as emoções do passeio.

Além disso, turistas tímidos podem encontrar um verdadeiro desafio em uma viagem solo, mesmo seguindo dicas de quem já tem experiência. Nesse sentido, é preciso ter coragem e preparação para as possíveis adversidades durante a viagem.

Dicas para turistas tímidos em viagem solo: veja 9!

Guia turístico com grupo de turistas
Afinal, como aproveitar ao máximo em uma viagem solo sendo uma pessoa tímida? Fonte: AdobeStock.

Se você quer enfrentar esse desafio e partir para viajar sozinho, saiba que uma boa organização é a chave de tudo! Além disso, se você faz parte do grupo de turistas tímidos e quer fazer uma viagem solo, então confira nossas dicas.

Assim você vai conseguir se soltar mais, conhecer pessoas novas e aproveitar ao máximo essa experiência, sempre respeitando seus limites. Veja a seguir como desfrutar da sua viagem solo da melhor forma possível!

Escolha bem o destino

Primeiramente, saiba exatamente para onde está indo, e isso não significa apenas geografia! Nesse sentido, escolha o destino de acordo com sua personalidade e procure entender mais sobre a cultura local.

Se você quer recarregar suas energias, escolha lugares que ofereçam contato com a natureza. Enquanto isso, se você gosta de movimentação, uma cidade pode ser a melhor escolha. O importante é que você se sinta confortável!

Faça parte de grupos

Para turistas tímidos que estão planejando uma viagem solo, uma das principais dicas é usar a tecnologia a seu favor. Isso é, existem grupos de viajantes em redes sociais como o Facebook que podem ajudar e muito!

Por exemplo, você pode fazer amizades online que vão para o mesmo lugar que você, facilitando a socialização quando estiverem pessoalmente. Ademais, é nesses grupos que você encontra dicas de roteiros e pontos turísticos para visitar.

Saia da sua zona de conforto

Embora possa ser difícil pensar nisso, fazer uma viagem sozinho com certeza vai exigir que você saia mais da sua zona de conforto. Então, tente não enxergar essa experiência como algo negativo, e sim diferente.

Isso é, esteja aberto aos desafios de uma viagem solo. Aliás, procure entender como um aprendizado, especialmente a diferença cultural entre você e as pessoas ao seu redor. Com certeza vai ser uma experiência libertadora!

Hospede-se em hostels

Uma das melhores dicas para turistas tímidos que querem fazer uma viagem solo sem deixar a timidez tomar conta é ficar em hostels, também conhecidos como albergues. Afinal, essas acomodações esbanjam socialização!

Aliás, procure ficar em quartos compartilhados e aproveite ao máximo as áreas comuns da hospedagem. Não tenha medo de cumprimentar outros hóspedes ou mesmo pedir ajuda quando precisar. Estão todos juntos nessa experiência!

Faça tours gratuitos

Isso mesmo, você não precisa pagar para fazer tours e conhecer mais sobre a história e cultura locais. Nesse sentido, a maioria das cidades do mundo oferece tours gratuitos para os turistas! Então aproveite.

Afinal, através deles você pode não só entrar em contato com a cultura, como também conhecer outros viajantes. Na verdade, essa também é uma das melhores dicas para turistas mais tímidos que se aventuram em viagem solo.

Participe de um pub crawl

Se você faz parte do grupo dos turistas mais tímidos e está fazendo uma viagem solo, já deve ter ouvido dicas de socialização que incluem álcool, não é mesmo? Pois então que tal fazer um pub crawl no seu destino?

O termo vem do inglês e significa visitar vários pubs da cidade em uma única noite, como um tour voltado para bares, pubs e baladas. Essa é uma oportunidade perfeita para se divertir, experimentar bebidas e conhecer pessoas!

Participe de festivais da cidade

Festas típicas, feriados ou comemorações populares unem oportunidades de fazer novas amizades com muita cultura e história da região. Ou seja, essa é uma das dicas imperdíveis para turistas tímidos que estão fazendo uma viagem solo.

Então, vale a pena conferir o calendário local para saber se existe algum festival acontecendo enquanto você está hospedado por lá. Pergunte a recepção do seu hostel ou hotel e peça dicas para visitar.

Aprenda um pouco da língua

Um dos principais impedimentos para quem está procurando socializar ou mergulhar em uma nova cultura é a comunicação. Então, não deixe de aprender um pouco da língua do seu destino antes de embarcar.

Aliás, você encontra aplicativos e até cursos online gratuitos com dicas de aprendizado, se você faz parte do grupo de turistas tímidos, vale a pena aprender antes da sua viagem solo. Portanto, esteja preparado!

Respeite seus limites

Se você é introspectivo, tímido ou apenas gosta da experiência de estar sozinho, respeite suas preferências e seus limites. Ou seja, não se force a estar sempre acompanhado e socializando. Afinal, estar só também tem suas vantagens.

Portanto, separe um tempo apenas para você! Não se culpe por não estar acompanhado e aproveite para fazer atividades estando sozinho. Uma das dicas mais importantes para turistas tímidos em viagem solo é saber aproveitar o momento!

No entanto, é essencial que você se preocupe com a sua segurança, desde o início ao fim da sua viagem. Nesse sentido, o Seguro Viagem Assist Trip pode te ajudar! Veja a seguir como contratar e esteja preparado para qualquer emergência!

Logo Assist Trip

Como comprar facilmente o Seguro Assist Trip?

O seguro Assist Trip é novo no mercado, mas está amparado pelas melhores seguradoras no mercado global, a Zurich e a AXA Seguros. Ele oferece cobertura completa e muitos benefícios. Conheça!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como comprar facilmente na Tripr?

Se você também quer aproveitar as principais ofertas das agências de turismo, veja o passo a passo para comprar pela Tripr e aproveite!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Pegue sua Mochila?

Entenda o que você precisa fazer para comprar através da Pegue sua Mochila e descubra lugares imperdíveis no estado de São Paulo. Confira!

Continue lendo
content

Michelle Tour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Para fechar pacotes de viagens nacionais e internacionais, conheça e veja aqui se a Michelle Tour Viagens é confiável para fazer sua compra!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que faz um Agente de Viagens? Entenda aqui!

O que faz um agente de viagens é uma dúvida comum, mas descobrimos logo quando necessitamos comprar uma passagem ou pacote para viajar! Veja.

Continue lendo
content

5 dicas com tudo o que precisa saber antes de viajar para os Estados Unidos!

Comprar dólares em espécie, escolher a baixa temporada e fazer um seguro viagem são dicas para viajar para os Estados Unidos. Veja mais!

Continue lendo
content

Passagem aérea em promoção no ViajaNet: conheça e aproveite!

Compre passagem aérea em promoção na Viajanet e aproveite para viajar de Gol, Latam, Azul e outras companhias dentro e fora do Brasil!

Continue lendo