Viagens

Guia de Cruzeiros: 7 dicas para primeira viagem!

Fazer um cruzeiro tem se tornado uma das modalidades preferidas dos viajantes pelo mundo. Afinal, esses hotéis flutuantes oferecem tudo para uma viagem completa! Veja algumas dicas para seu primeiro passeio!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 22/11/2022

Confira tudo o que você precisa saber para fazer um cruzeiro pela primeira vez!

Cruzeiro atracado
Confira algumas dicas para fazer um cruzeiro! Fonte: AdobeStock.

Embora seja uma modalidade de viagem bastante popular, muitos ainda não conhecem a vida dentro de um navio. Então, se você tem interesse em fazer uma viagem de cruzeiro pela primeira vez, confira algumas dicas.

Afinal, esse tipo de passeio é diferente de tudo o que você já conhece, e acumula fãs ao redor do mundo! Se você quer ter uma experiência nova de viagem, então vale a pena conferir alguns itinerários de cruzeiro.

Dois cruzeiros atracados

Conheça os maiores navios do mundo!

Cruzeiros têm se tornando mais populares no Brasil e no mundo com tantas embarcações luxuosas em operação. Então, conheça os maiores navios do mundo!

Nesse sentido, existem opções para todos os gostos e bolsos! Isso é, você pode encontrar cruzeiros partindo de diversos lugares no Brasil e no mundo, com valores que vão desde R$2 mil até mais de R$50 mil!

Mas, afinal, como planejar uma viagem dessa magnitude? Se você tem o sonho de fazer uma viagem de cruzeiro pela primeira vez, trouxemos algumas dicas para te ajudar. Continue a leitura e veja mais a seguir!

Anúncios

Como funciona um cruzeiro?

Salão de jantar de cruzeiro
Mas, afinal, como um cruzeiro funciona? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, saiba que a função de um cruzeiro não é apenas levar os viajantes de um porto até o outro. Isso é, essa modalidade de viagem traz navios enormes com atividades a qualquer hora do dia como:

  • Cassino
  • Shows
  • Festas
  • Parque aquático, entre outras tantas opções.

Ou seja, o principal objetivo de um cruzeiro é entreter seus viajantes. Afinal, o navio vai funcionar como um hotel sobre águas, razão pela qual as embarcações são mais lentas e levam mais tempo para chegar ao destino.

Mas não se preocupe, as viagens de cruzeiro são bastante seguras já que os navios são muito modernos. No entanto, se você vai fazer sua primeira viagem de cruzeiro, preparamos dicas essenciais mais adiante.

Como escolher o navio ideal?

Assim como já informamos, as viagens de cruzeiro são bastante populares ao redor do mundo. Na verdade, essa modalidade de viagem está em constante crescimento no mercado de turismo.

Dessa forma, muitas companhias acabam investindo cada vez mais em navios luxuosos e gigantescos na esperança de atrair mais viajantes. Então, escolher seu cruzeiro vai muito além dos lugares em terra que você vai conhecer.

Claro que você pode sim escolher seu cruzeiro de acordo com os portos onde ele vai fazer as paradas. No entanto, como você deve passar a maior parte do tempo dentro do navio, é importante entender o que ele pode te oferecer.

A primeira e mais importante das dicas para quem vai fazer uma viagem de cruzeiro pela primeira vez é escolher um navio que atenda o seu perfil. Por exemplo, se você vai viajar com crianças, é essencial pensar nas atividades a bordo!

Ademais, existem inúmeras opções disponíveis que podem atender a todos os bolsos. Portanto, não desanime se você encontrou navios mais caros. Continue pesquisando até encontrar o cruzeiro que se encaixe no seu orçamento.

viagens de cruzeiro valem a pena

Viagens de cruzeiro valem a pena?

As viagens de cruzeiro valem a pena, realmente? É isso que nos propusemos a responder hoje. Portanto, continue lendo e veja tudo sobre essa opção turística!

Anúncios

Dicas para sua primeira viagem de cruzeiro: veja 7!

Pais e filho passeando em navio
Confira dicas para aproveitar seu cruzeiro! Fonte: AdobeStock.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona um cruzeiro, que tal conferir algumas dicas para quem vai fazer a primeira viagem? Assim você poderá aproveitar ao máximo seu passeio! Confira!

De olho nos documentos

Ainda que você decida ficar dentro do navio durante todo o tempo, será necessário apresentar alguns documentos na hora do embarque. Assim como qualquer outra viagem, é preciso ficar atento para não esquecer nada em casa!

Lembre-se de colocar em um compartimento seguro o seu voucher do cruzeiro. Além disso, itinerários nacionais pedem a apresentação do seu documento de identidade, enquanto internacionais pedem passaporte e visto válidos.

A bagagem de mão é importante

Primeiramente, as companhias podem limitar o peso e o número de malas para levar no navio. Além disso, umas das principais dicas para quem vai fazer uma viagem de cruzeiro pela primeira vez é prestar atenção a bagagem de mão!

Isso porque as malas podem demorar para chegar até a sua cabine. Ou seja, você pode acabar tendo que esperar para trocar de roupa e aproveitar a piscina, por exemplo. Então, esteja preparado com a sua mala de mão.

Leve roupas para todas as ocasiões

Além de conferir as atividades disponíveis para fazer no navio, é essencial que você saiba quais os tipos de evento a bordo. Por exemplo, alguns cruzeiros possuem festas de gala onde é obrigatório o traje formal.

Portanto, se você deseja participar e curtir esse tipo de evento, terá de levar uma roupa adequada na mala. Confira esse tipo de informação com a companhia do seu cruzeiro antes do embarque para se preparar.

Faça um tour pelo navio

Assim que chegar a sua cabine e participar do treinamento de segurança, que tal andar pela embarcação para conhecer melhor? Aliás, uma das dicas para quem vai fazer a primeira viagem de cruzeiro é evitar elevadores!

Mas fique calmo, isso não quer dizer que eles são perigosos. Na verdade, andar a pé pelo navio gigantesco vai te ajudar a conhecer as opções de atrações, bem como ajudar para que você não se perca durante o passeio.

Tudo tem hora marcada

Ainda que o número de refeições possa variar de acordo com a companhia, uma coisa é certa, todas tem horário marcado para acontecer. Além da comida, claro, os eventos também são agendados.

Portanto não precisa se apressar para fazer tudo em um dia só! Nesse sentido, você deverá receber um jornal com as atividades diárias impresso ou mesmo digital. Basta ficar de olho no que está disponível naquele dia e aproveitar!

Informe-se sobre a gorjeta do seu navio

Se você vai fazer sua primeira viagem de cruzeiro, com certeza já deve ter recebido dicas sobre as gorjetas a bordo. No entanto, é importante não levar a palavra de terceiros como ordem e sim o que diz a companhia escolhida.

Isso é, existem cruzeiros em que o valor da gorjeta já está incluso na sua conta final. Ou seja, você não precisa se preocupar ao sair do restaurante. No entanto, alguns deixam por conta do viajante! Então, informe-se.

Saiba quais serão as paradas

Por fim, como já informamos, você não precisa necessariamente ficar dentro do navio durante todo o itinerário. Portanto, pesquise um pouco sobre as cidades em que o cruzeiro vai realizar suas paradas.

Nesse sentido, você pode contratar tours e passeios diretamente pelo navio. Ou então, descer e andar pela cidade por conta própria e conhecer a região. Mas tome cuidado para não se atrasar para voltar!

Agora que você já conferiu todas as dicas para fazer uma primeira viagem de cruzeiro de sucesso, que tal conferir os pacotes da MSC Cruzeiros? A companhia é uma das maiores do mundo! Veja como comprar a seguir!

Nome da MSC

Como comprar facilmente na MSC Cruzeiros?

Com pacotes disponíveis diretamente no site oficial da companhia, a MSC Cruzeiros oferece opções para todos os gostos e bolsos. Veja aqui como comprar!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Nix Travel é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com pacotes de viagens corporativas, viagens a lazer e um leque extenso de serviços de turismo, a Nix Travel é confiável e segura!

Continue lendo
content

Confira 5 dicas para ganhar desconto em hospedagem!

Usar cupons, cashback e participar de programas de fidelidade são dicas para ganhar desconto em hospedagem. Veja outras aqui!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Foursquare?

Para aproveitar todas as recomendações de estabelecimentos na sua região, veja como usar o aplicativo Foursquare no seu celular!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Single Trips Viagens?

Veja como comprar pela Single Trips Viagens e faça uma viagem inesquecível com essa agência especializada em viajantes solo!

Continue lendo
content

Como saber se uma agência de turismo é confiável? 5 dicas!

Ler feedbacks e ir até a sede da loja são dicas sobre como saber se a agência de turismo é confiável para viagens. Veja mais dicas!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na NTour Viagens?

Confira como comprar pela NTour viagens e aproveite os roteiros exclusivos que a agência oferece para o público feminino!

Continue lendo