Viagens

Organização financeira para uma grande viagem: 10 dicas essenciais para aproveitar!

Para fazer uma viagem dos sonhos, o ideal é guardar um bom dinheiro para não entrar em dívidas antes mesmo de embarcar. Então, confira aqui 10 dicas imperdíveis para você se organizar financeiramente para fazer sua viagem!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 22/11/2021

Aproveite o melhor de sua viagem com nossas dicas de organização financeira

Itens de praia em um fundo amarelo
Afinal, como organizar financeiramente uma viagem? Fonte: Pexels.

Primeiramente, se você pretende fazer uma viagem o primeiro passo é sempre um bom planejamento. Desse modo, ao fazer uma boa organização financeira para viagem, você evita surpresas desagradáveis tanto antes, quanto durante o passeio.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas imperdíveis para você começar a planejar e organizar sua próxima viagem. Assim, você pode preparar suas finanças, já que esse é sempre um gasto alto, mas que traz recompensas inesquecíveis. Confira!

food truck com homem servindo comida para mulher

Turismo gastronômico: 10 dicas para aproveitar a culinária enquanto viaja!

Se você quer passar pela experiência de imersão total em diferentes culturas, então confira nossas dicas de turismo gastronômico e aproveite!

Anúncios

O que é organização financeira para uma viagem?

Antes de tudo, organização financeira vai depender de um planejamento com antecedência, além de estipular uma meta concreta para começar a guardar dinheiro. Dessa forma, você precisa ter uma noção básica de quanto você gasta mensalmente, e estipular quanto vai guardar para fazer sua viagem.

Aliás, fazer uma planilha para controle de gastos é uma boa forma de começar a organização financeira para viagem. Assim, um planejamento de sucesso requer algum esforço para mudar seus hábitos e economizar ao máximo para fazer sua viagem dos sonhos.

Nesse sentido, vamos te dar algumas dicas para que você consiga fazer sua reserva de dinheiro e já comece a programa suas férias. Então continue acompanhando nosso conteúdo e descubra mais a seguir.

Por que preciso ter planejamento financeiro antes de viajar?

Muitas pessoas acham que o ideal é fazer as dívidas antes de ir viajar, e depois arcar com o pagamento do passeio. No entanto, essa não é a melhor saída já que todos podem ter imprevistos desagradáveis. Então, o correto é fazer uma boa organização financeira para viagem para que você possa aproveitar ao máximo suas férias.

Além disso, com planejamento e antecedência, você poderá começar sua viagem sem dores de cabeça e pendências financeiras. Assim, você não precisa se preocupar caso ocorra qualquer emergência durante o passeio.

Anúncios

Como se organizar financeiramente para uma viagem grande? Veja 10 dicas incríveis!

Ainda que pareça fácil guardar dinheiro para tirar suas férias, às vezes acabamos gastando com detalhes supérfluos sem perceber. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas importantes para que você possa começar a economizar para sua viagem dos sonhos.

Comece com antecedência

Pois bem, o primeiro passo para uma boa organização financeira para viagem é a antecedência. Nesse sentido, quanto mais tempo você tiver para guardar seu dinheiro, menos você terá de sacrificar no dia a dia para chegar a sua meta.

Então, comece desde já a pesquisar seu destino, organizar seus gastos mensais e estipular um orçamento para suas férias. Tudo é questão de preparação! Portanto, quanto antes você começar, melhor.

Analise os custos da viagem

Moça sentada em mala rosa
Mas, afinal, quais os custos? Fonte: Pexels.

Antes de tudo, comece organizando e pesquisando os custos básico da viagem. Assim, faça um levantamento de passagens, hotéis e alimentação do seu destino. Dessa forma, com esses gastos definidos, você já começa a ter uma ideia do quanto vai precisar para viajar.

Aliás, essa é a hora de definir o perfil das suas férias. Afinal, você pretende fazer uma viagem luxuosa? Ou prefere economizar e apenas relaxar em uma praia? Então, decida de forma realista e comece a se preparar.

Limite suas compras

Primeiramente, essa dica vale tanto antes quanto durante a sua viagem. Ou seja, economize em suas compras antes de viajar, assim, você vai poder guardar mais dinheiro. Evite gastos supérfluos e compras desnecessários!

Além disso, se puder, evite as compras desenfreadas enquanto está viajando. Ainda que a ideia de souvenirs seja tentadora, lembre-se que você terá que levar tudo de volta na sua mala depois! Então, evite dores de cabeça e pense duas vezes antes de gastar.

Evite usar o cartão de crédito

Nesse sentido, esse pode ser um dos piores erros do viajante. Isso porque a maioria das pessoas leva cartões de crédito em suas viagens como seu meio de pagamento principal. Assim, ao retornar do passeio, as dívidas se acumulam e o pagamento se transforma em um sufoco.

Aliás, tudo só piora quando a viagem é internacional, já que você vai ter que arcar com os valores abusivos das taxas e do câmbio. Então, se você não quer terminar sua viagem endividado, planeje bastante para não ter que arcar com os custos da fatura.

Pesquise custos adicionais

Como mencionamos anteriormente, você precisa iniciar seu planejamento estipulando uma média dos custos básicos da viagem. No entanto, além desses valores principais existem outros gastos adicionais que você precisa levar em consideração.

Por exemplo, se você vai fazer uma viagem internacional, vai precisar de passaporte e possivelmente um visto. Tudo isso tem um custo que, diga-se de passagem, não é muito baixo. Além do mais, gastos com transporte, ingressos de atrações e seguros também devem entrar no seu planejamento.

Procure uma renda extra

Então, uma boa opção que pode te ajudar e muito na organização financeira para viagem é encontrar uma maneira de ganhar um dinheiro a mais! Assim, nem sempre temos tempo e dinheiro sobrando suficiente para fazermos uma viagem dos sonhos. Portanto, existem outras formas de conseguir atingir sua meta de orçamento.

Primeiramente, você pode procurar trabalhos como freelance. Existem diversas opções no mercado e você pode conseguir um bom valor dependendo do serviço oferecido. Além disso, você também pode pensar em vender algum objeto que tem em casa que não usa mais, como livros, roupas e sapatos.

Faça uma planilha

Se você pretende economizar de verdade e guardar dinheiro para uma boa viagem, então você pode começar fazendo uma planilha de organização financeira. Aliás, é bom você incluir gastos pequenos além das contas grandes que você paga todo mês.

Então, essa é a hora de sentar e pensar em gastos como um café, um lanche, ou aquele sapato que você comprou, mas na verdade não estava precisando. Assim, você poderá visualizar melhor quanto dinheiro você acaba gastando em itens supérfluos e pode se planejar melhor para guardar mais dinheiro.

De olho no câmbio

Essa dica vale mais para quem está planejando uma viagem internacional. Aliás, deve ser um item primordial na sua organização financeira para viagem. Nesse sentido, o valor do câmbio tende a variar constantemente.

Dessa forma, se você precisa comprar moedas estrangeiras para sua viagem, o ideal é que você não deixe para comprar tudo de uma vez antes de embarcar. Assim, procure comprar aos poucos, mas de forma constante. Desse modo você poderá aproveitar uma média geral do câmbio da moeda, e não corre o risco de ter que comprar quando o valor estiver muito alto.

Pesquise passagens aéreas

Mini combi amarela na areia da praia
Então, qual o valor da passagem? Fonte: Pexels.

De início, já podemos dizer que esse provavelmente é o maior gasto da sua viagem. Portanto, é imprescindível que você pesquise bastante antes de fazer a compra das suas passagens. Aliás, você também deve ficar atento para não deixar para comprar de última hora! Quanto antes puder adquirir suas passagens, melhor!

Assim, procure evitar voos aos finais de semana, já que o valor tende a ser mais caro. Além disso, horários menos convencionais também pode te ajudar a economizar dinheiro. Então comece a pesquisar e faça um levantamento dos valores para poder se planejar.

Utilize a tecnologia

Por fim, para sua organização financeira para viagem, utilize a tecnologia a seu favor! Ou seja, pesquise apps que te ajudem a guardar dinheiro, ou ainda te ajudem a visualizar e organizar seus gastos mensais. A maioria são gratuitos e você pode até cadastrar sua meta que o programa te mostra quanto economizar por mês.

Ademais, use e abuse dos aplicativos e programas para simular passagens e diárias em hospedagens. Dessa forma, você vai conseguir ter uma ideia mais detalhada do quanto vai gastar de um modo geral.

Aliás, você também pode aproveitar pacotes de viagem promocionais para economizar ainda mais dinheiro! Então, se você quer conhecer o Saldão de Pacotes da CVC, acesse nosso conteúdo a seguir e veja todos os detalhes para comprar.

Como comprar passagem no Saldão de pacotes CVC?

Veja aqui o passo a passo para comprar passagem no Saldão de pacotes CVC, você pode pagar em até 12x sem juros no cartão! Confira!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como solicitar o cartão de crédito Mastercard Black Merit?

Solicitar o cartão Mastercard Black Merit te trará benefícios e vantagens para tornar suas viagens mais especiais. Veja como aqui!

Continue lendo
content

4 melhores parques aquáticos do Brasil para curtir

Os melhores parques aquáticos do Brasil estão em Fortaleza, Olímpia, Caldas Novas e Itupeva. Conheça-os para visitá-los!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Galeão: veja antes de viajar!

Veja nosso guia de Galeão e saiba tudo sobre o aeroporto mais famoso do Rio de Janeiro! Sabia que dentro dele tem um hotel? Conheça aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Portal Trip Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Que fazer uma viagem com foco em aventura? Conheça e veja se a agência Portal Trip Turismo é confiável, como ela funciona e mais informações!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Qatar Airways: veja antes de viajar!

Vai viajar e quer saber como fazer check-in na Qatar Airways? Veja um passo a passo detalhado e entenda como é viajar com a Qatar Airways!

Continue lendo
content

Submarino ou 123 Milhas: qual a melhor para viajar?

Se está em dúvida entre a Submarino ou 123 Milhas, confira nosso conteúdo com seus prós e contras e escolha a melhor oferta antes de comprar!

Continue lendo