Viagens

Turismo gastronômico: 10 dicas para aproveitar a culinária enquanto viaja!

Uma forma de turismo muito comum no Brasil e no mundo, o turismo gastronômico é uma opção incrível para quem quer mergulhar nas tradições do local de destino. Portanto, confira aqui algumas dicas de como aproveitar ao máximo a gastronomia local quando for viajar!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 18/11/2021

Descubra o melhor do turismo gastronômico com nossas dicas

Confira nossas dicas de turismo gastronômico. Fonte: Pexels.

Antes de mais nada, quando se fala em turismo pensamos logo em passeios, paisagens, história e cultura. Mas você sabia que também pode aprender muito sobre um lugar através da sua boca? Isso mesmo, a gastronomia é um dos fatores que mais motiva o viajante! Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de turismo gastronômico que valem a pena conferir!

Aliás, esse tipo de turismo tem foco na alimentação dos viajantes, onde você pode conhecer e provar iguarias típicas de cada lugar. Portanto, é possível conhecer a cultura local além até mesmo da história daquele povo, apenas através do paladar. Então, se você também quer conhecer essa experiência incrível, veja nossas dicas na sequência!

Diárias de Hotel: o que é e como funciona?

Se você quer saber como funcionam as diárias de hotel, então confira aqui todas as dicas sobre como esse valor é calculado. Descubra!

10 dicas para quem quer curtir o turismo gastronômico!

Então, se você acha que esse tipo de turismo vale apenas para quem pode pagar restaurantes caríssimos, saiba que você está enganado! Aliás, a melhor parte do turismo gastronômico está fora dos restaurantes, nas comidas de ruas, barracas e restaurantes de bairro.

Aliás, esse tipo de turismo serve para todos os gostos e bolsos. Ademais, é comum encontrar tours guiados de gastronomia que você pode contratar antes ou durante a sua viagem. No entanto, caso você queira visitar os locais por conta, é importante pesquisar e se planejar com antecedência para não acabar gastando mais do que o necessário.

Portanto, confira a seguir nossas dicas de turismo gastronômico para você aproveitar ao máximo sua viagem!

Pesquise seu destino

Primeiramente, se você está buscando uma experiência inesquecível ao fazer seu turismo gastronômico, pesquise bastante sobre o local de destino. Atualmente, com todo o acesso a tecnologia fica muito mais fácil procurar as avaliações de restaurantes e hotéis. Assim, você evita surpresas não tão agradáveis.

Ademais, também é interessante pesquisar sobre os pratos típicos e restaurantes que o servem. Aliás, procure entender como a gastronomia local funciona, pesquise temperos utilizados, além de onde encontrá-los para venda. Dessa forma, você poderá até levar para casa uma lembrança dessa viagem incrível!

Além do que está no prato

Uma das principais dicas de turismo gastronômico dessa lista, é não ficar focado apenas no que foi servido em seu prato. Nesse sentido, esse tipo de turismo serve para mergulhar a fundo na cultura e história local, portanto, procure trocar informações sobre o que está comendo.

Ademais, com o turismo gastronômico podemos entender realidades diferentes da nossa, além da tradição de cada povo. Então, procure entender como toda a culinária funciona, de onde vem os ingredientes, converse e troque experiências com os nativos. Com certeza esse é um estilo de turismo que vale à pena conhecer.

Experimente de tudo

Pois bem, um dos segredos para uma boa viagem gastronômica é a curiosidade. Isso mesmo, procure entender o que está sendo servido e experimente tudo o que puder. Aliás, esqueça o que gosta ou não gosta na sua terra natal. Assim, procure provar novamente temperos e alimentos que talvez você não comesse em casa.

Nesse sentido, procure entender as combinações feitas pelos nativos. Então, mesmo que sejam temperos e comidas que você não combinaria, tente provar! Somente dessa forma você poderá ter uma experiência gastronômica autêntica do seu destino.

Restaurante local

Antes de tudo, se você está procurando dicas de turismo gastronômico, já deve ter feito sua lista de restaurantes renomados para fazer sua reserva, não é mesmo? Então, pode riscar todos da sua lista! Embora também seja prazeroso visitar restaurantes requintados, eles representam apenas uma pequena parcela da culinária local.

Portanto, pesquise quais os restaurantes de bairro que são mais frequentados pelos moradores e coloque-os na sua lista. Aliás, você também pode buscar indicações com os funcionários do hotel ou pousada, ou ainda perguntar aos trabalhadores locais. O que vale é colher informações!

Supermercados

Talvez uma das dicas de turismo gastronômico mais baratas dessa lista é ir até um supermercado da cidade. Aliás, se você vai se hospedar em um airbnb, então essa tarefa será necessária.

Desse modo, aproveite para conhecer alguns produtos que você nunca viu na vida! Ainda que talvez não faça parte da sua rotina ou do seu cardápio do dia a dia, tente não se restringir. Assim, procure experimentar tudo que puder, e quanto mais diferente, melhor!

Feiras

Afinal, você já visitou uma feirinha? Fonte: Pexels.

Então, não é apenas no Brasil que existem feiras de alimentos. Tanto frutas e legumes quanto pratos típicos, doces e até bebidas, muitos lugares ao redor do globo tem essa tradição. Dessa forma, é uma oportunidade única para vivenciar a cultura local.

No entanto, pesquise antes para saber se vai haver alguma feira típica da região nas datas da sua visita. Isso porque algumas acontecem em datas específicas ou dias da semana certos. Portanto é bom pesquisar com antecedência e, se possível, remanejar suas datas de maneira que você possa aproveitar essa imersão cultural.

Comida de rua

Não estamos falando apenas das feirinhas que citamos acima. Nesse sentido, as comidas de rua podem te oferecer uma experiência gastronômica única! Por exemplo, o famoso cachorro quente em Nova Iorque. Fica difícil visitar a cidade sem provar algo tão característico, não é mesmo?

Então, quase todas as cidades oferecem food trucks, quiosques ou até barracas. Todos com alguns pratos muito característicos do local, e com certeza valem à pena experimentar. Além disso, os valores de alimentação nesses lugares tendem a ser muito mais em conta, então é mais uma vantagem para o turista.

Tour guiado

Mas, afina, você sabe o que é um food tour? Pois bem, o conceito envolve um tour guiado para conhecer a gastronomia local e é uma das melhores dicas de turismo gastronômico. Assim, você pode conhecer a história, cultura e degustar algumas comidas e bebidas locais que geralmente estão inclusas no pacote.

Ademais, o tour gastronômico guiado pode ser ideal para conhecer novas pessoas, além de saborear comidas típicas. Além disso, é bastante prático para quem não tem muito tempo de pesquisar ou ficar alguns dias aproveitando uma mesma cidade.

Escolha o hotel pela cozinha

Então, se você vai viajar a turismo, existe uma grande possibilidade de você se hospedar em hotéis ou pousadas. Assim sendo, na hora de fazer sua reserva, procure locais que ofereçam alguma refeição típica. Geralmente as pousadas menores possuem cozinha própria que podem oferecer pratos deliciosos com sabor marcante do local.

Aliás, esse é um ótimo custo benefício para conhecer a gastronomia do seu destino, já que você não precisará procurar muito para experimentar a comida. Ademais, você também pode pedir indicações pratos ou até de outros restaurantes para fazer um turismo gastronômico mais completo.

Bebidas

Então, aprecie as bebidas também. Fonte: Pexels.

De início, quando pensamos em um tour gastronômico pensamos logo em pratos típicos e comidas diferentes. No entanto, existem excursões e food tours que incluem passeios completos a cervejarias e vinícolas da região.

Desse modo, pode ser uma boa pedida conhecer plantações, tradições e história e aproveitar para degustar de bebidas típicas do seu local de destino. Aliás, a maioria dos tours gastronômicos de bebidas incluem aperitivos ou refeições com pratos especiais do local! Assim, você pode fazer um passeio completo!

Ademais, um dos locais aqui mesmo no Brasil com uma culinária incrível é a Bahia! Então, não deixe de conferir os melhores lugares baianos para fazer um turismo gastronômico. Confira nossas dicas a seguir!

Melhor destino para viajar na Bahia: conheça 10!

Confira nossas dicas de 10 lugares incríveis para visitar e escolha você mesmo o melhor destino na Bahia, veja lugares como Ilhéus e Abrolhos!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Aplicativo Takeasy: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Takeasy você tem acesso a tradução em tempo real de qualquer lugar no mundo! Veja se o aplicativo Takeasy vale a pena para você!

Continue lendo
content

Qual foi o primeiro aeroporto do Brasil?

Com mais de 80 anos de história, Santos Dumont foi o primeiro aeroporto do Brasil! Conheça mais sobre ele veja algumas curiosidades!

Continue lendo
content

Easy Trip é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Confira se a agência Easy Trip é confiável para você fechar pacotes completos de viagem, garantir atendimento personalizado e se divertir!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Empresas de voos low cost no Brasil: saiba tudo sobre!

Cada vez mais empresas aéreas de voos low cost tem chegado ao Brasil. Veja como funciona essa modalidade e confira algumas sugestões!

Continue lendo
content

Fully Viagens ou Vai Viver: qual a melhor para viajar?

Se você quer comprar um pacote de viagens para ecoturismo, compare Fully Viagens ou Vai Viver com nosso conteúdo e escolha uma!

Continue lendo
content

8 super dicas de como comprar passagens aéreas baratas e economizar!

Se você quer dicas de como comprar passagens aéreas baratas, confira aqui 8 sugestões para economizar nos voos da sua próxima viagem!

Continue lendo