Dicas

5 dicas para fazer uma viagem a trabalho: aproveite e evite imprevistos!

Viagens de negócios não precisam ser só sobre trabalho. É possível aproveitar atividades de lazer no seu destino sem comprometer sua vida profissional. Para isso, basta se organizar com antecedência e planejar os detalhes!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 29/03/2022

Viagem a trabalho: aumente a sua produtividade e também saiba aproveitar

Homem carregando malas
Veja as dicas de viagem a negócios. Fonte: Pexels.

Embora o ato de viajar seja sempre relacionado a férias, diversão e descanso, nem sempre é esse o objetivo quando fazemos as malas. Nesse sentido, existem muitos empregos atualmente que requerem viagem a trabalho de seus colaboradores, mas nem por isso você precisa deixar de se divertir enquanto está fora.

Dessa forma, vale encarar a situação como uma oportunidade de conhecer novos lugares, além de fazer novas amizades. Aliás, é possível tirar o máximo de uma viagem a trabalho sem deixar de cumprir com suas obrigações profissionais! Quer saber como? Então continue a leitura e confira algumas dicas para você desfrutar de suas viagens a negócios!

Aeroporto lotado

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Aeroportos são locais com muita movimentação de pessoas, mesmo em época de pandemia. Portanto, preparamos algumas dicas de aeroporto para viagem para você evitar problemas e viajar tranquilamente.

Guia da viagem a trabalho: 5 dicas para te ajudar na preparação e durante!

Mulher de negócios trabalhando no carro
Então, confira 5 dias para viajar a trabalho tranquilamente. Fonte: Pexels.

Antes de mais nada, não são todas as pessoas que gostam de trabalhar em uma área em que é necessário viajar a negócios. Na verdade, muitos são aqueles que preferem ficar no escritório, ou na empresa de um modo geral, realizando suas atividades no local de trabalho específico todos os dias.

Entretanto, mesmo que você faça parte do grupo que não gosta desse tipo de atividade, existem maneiras de tornar sua viagem a trabalho mais agradável e mais produtiva! Além de ser uma excelente oportunidade de negócios, a viagem também pode resultar em momentos de lazer, sem prejudicar o lado profissional. Confira algumas dicas na sequência!

Pesquise e se planeje

Primeiramente, vale lembrar que em uma viagem a trabalho você não estará ocupado 24 horas por dia. Ou seja, existirão momentos de descanso também, onde você poderá aproveitar o local e usufruir das atividades disponíveis em seu destino. No entanto, para isso, é necessário conhecimento e planejamento!

Aliás, antes mesmo de embarcar, certifique-se de que está tudo certo com sua reserva de hospedagem, se haverá alguém te aguardando no aeroporto, ou até mesmo se precisará alugar um veículo. Caso haja alguém responsável por cuidar de todos esses detalhes, confirme com essa pessoa se está tudo de acordo para sua chegada.

Ademais, é interessante pesquisar sobre o local de destino com antecedência para saber sobre o clima, atividades disponíveis na cidade, gastronomia, entre outros. Assim fica mais fácil de planejar o que você gostaria de fazer no seu tempo livre e entender quais são suas opções.

Eletrônicos

Embora seja uma dica considerada bastante óbvia, muitos acabam esquecendo de levá-la em conta durante uma viagem a trabalho. Pois bem, estamos falando de carregadores e dispositivos eletrônicos! Antes de mais nada, é interessante lembrar de recarregar seu celular, notebook, tablet, fones de ouvido e até mesmo carregadores portáteis.

Aliás, caso você esteja dirigindo até o seu próximo destino, é interessante ter um GPS carregado e pronto para uso disponível com você. Além disso, é interessante que você tenha mais de um meio de comunicação até que chegue ao seu destino, para o caso de emergências.

Ademais, se você está fazendo as malas para ir ou para voltar, reserve um tempo para fazer um checklist. Dessa forma, você vai evitar esquecer os carregadores dos eletrônicos em casa ou ao sair do hotel onde está hospedado. Com certeza faz a diferença!

Documentos

Aqui temos outra dica que muitas pessoas acabam não se atentando antes de viajar, os documentos necessários. Aliás, se você vai viajar para fora do país, é imprescindível que você confira documentos como passaporte e visto necessário com antecedência para evitar dores de cabeça na hora do embarque!

Além disso, é interessante se precaver, especialmente em uma viagem a trabalho. Então, procure digitalizar os documentos mais importantes e mantê-los arquivados em seu notebook, e-mail e celular. Dessa forma, em caso de perda, roubo ou furto, você terá acesso fácil a eles em uma emergência.

Confira as regras da empresa para viagem a trabalho

Homem de terno carregando notebook
Confira as regras da empresa antes de ir. Fonte: Pexels.

Antes de tudo, se você está se deslocando da sua cidade por motivos de trabalho, então é importante se precaver para que nenhuma lei trabalhista seja quebrada durante o processo. Nesse sentido, vale lembrar que todo o tempo do trajeto já é considerado horas trabalhadas pela lei.

Ou seja, caso você ultrapasse a duração da sua diária de trabalho, a empresa deve fazer a contabilização de horas extras para o pagamento. Além disso, também existe a possibilidade de acumular banco de horas que podem ser descontadas em jornadas futuras.

Ademais, certifique-se de deixar claro quais serão os gastos que a empresa vai cobrir da sua viagem. Ainda que transporte, hospedagem e alimentação sejam obrigações da sua empresa, existem outros gastos extras que podem ou não sair do seu bolso.

Além do mais, você também poderá ter que pedir nota fiscal nos estabelecimentos para conseguir o reembolso. Portanto, procure deixar claro com seu superior quais são as regras para sua viagem e evite dores de cabeça no futuro.

Roteiro de trabalho

Por fim, não são apenas viagens de lazer que podem se beneficiar de um roteiro! Nesse sentido, organização e planejamento podem fazer o mundo de diferença na hora de organizar seu dia a dia profissional. Aliás, realizando um roteiro, você poderá agilizar suas atividades, de forma a sobrar um tempo livre para aproveitar com lazer e descanso.

Então, organize com cuidado os locais onde precisa visitar a trabalho, procure saber quanto tempo vai levar até se locomover de sua hospedagem até lá. Outro ponto interessante é tentar agendar reuniões diferentes em locais próximos, talvez em um restaurante ou empresa que esteja do mesmo lado da cidade que você.

Portanto, organize a logística e monte um bom roteiro de trabalho, de modo a respeitar suas horas de descanso para também aproveitar e curtir o que a cidade tem para oferecer. Dessa forma, você terá uma viagem a trabalho sem estresse e poderá desfrutar dos seus momentos de lazer!

Aliás, se você tem dificuldades de organizar sua bagagem e costuma levar horas para conseguir arrumar as malas, então você precisa conhecer Iara Restini. Ela pode te ajudar a organizar suas malas em minutos, de forma eficaz e sem erros! Conheça tudo sobre seu curso acessando nosso conteúdo a seguir!

Logo Minha Mala Organizada

É hora de arrumar sua mala de viagem: veja como com o curso Sua Mala Organizada

Se você costuma viajar com frequência e continua tendo dificuldades para organizar sua bagagem, então precisa conhecer o curso Sua Mala Organizada de Iara Restini. Entenda como ele funciona e se vale a pena comprar!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Aplicativo Blablacar: veja como funciona e se vale a pena!

O aplicativo Blablacar vale a pena para economizar em uma viagem de carro ou mesmo se você quiser dividir custos e oferecer uma carona!

Continue lendo
content

Agência Vamos é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com foco em turismo, bem-estar e empoderamento feminino, a agência Vamos é confiável e oferece roteiros de viagem incríveis!

Continue lendo
content

Woman Trip Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Se você é mulher e sonha em fazer viagens nacionais e internacionais, conheça e saiba se a agência Woman Trip Viagens é confiável.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Turismo em Bonito no Mato Grosso do Sul: melhor época para viajar e o que fazer

Se você pretende viajar para Bonito (MS), confira o que precisa saber sobre a cidade, como alta e baixa temporada, e dicas de planejamento.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Yandex Translate?

Disponível para Android e iOS, você pode usar o aplicativo Yandex Translate de forma gratuita em qualquer lugar do mundo! Veja como!

Continue lendo
content

Tripr é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Tripr é uma plataforma que conecta você às principais ofertas de viagem bate e volta e day trip. Então confira se a Tripr é confiável!

Continue lendo