Viagens

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Aeroportos são locais com muita movimentação de pessoas, mesmo em época de pandemia. Portanto, preparamos algumas dicas de aeroporto para viagem para você evitar problemas e viajar tranquilamente.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 27/02/2022

Dicas de aeroporto para sua viagem correr perfeitamente: viaje com tranquilidade e segurança!

Aeroporto lotado
Confira nossas dicas do que fazer em aeroportos. Fonte: Pixabay.

Se você já viajou de avião, então sabe que é preciso ter muita atenção em aeroportos para evitar confusões. Aliás, caso você tenha viagem programada de avião pela primeira vez, é importante se programar para não ficar nervoso e cair em situação desagradáveis. Dessa forma, preparamos um conteúdo especial com dicas de aeroporto para viagem que vão te ajudar a se situar nesses lugares.

Na verdade, saiba que é perfeitamente normal estar nervoso e ansioso para sua primeira viagem de avião. Ainda que você esteja acostumado a viajar, sempre bate um friozinho na barriga antes de embarcar, não é mesmo? Então, se você gosta de se preparar melhor para situações como essa, confira nossas dicas de aeroporto para viagem e programe-se!

Itens de praia em um fundo amarelo

Organização financeira para uma grande viagem: 10 dicas essenciais para aproveitar!

Para fazer uma viagem dos sonhos, o ideal é guardar um bom dinheiro para não entrar em dívidas antes mesmo de embarcar. Então, confira aqui 10 dicas imperdíveis para você se organizar financeiramente para fazer sua viagem!

Anúncios

10 dicas de aeroporto para sua viagem: o que eu preciso saber antes de viajar de avião?

Embora ainda estejamos em época de pandemia, não se engane, pois aeroportos estão sempre lotados e é comum nos sentirmos perdidos dentro deles. Aliás, o fluxo de pessoas tende a ser intenso, principalmente em grandes aeroportos, e é importante se programar com antecedência para evitar ficar no sufoco!

Pensando nisso, trouxemos a seguir algumas dicas de aeroporto para viagem para você entender como tudo funciona e evitar problemas. Então, não adianta ficar nervoso e se desesperar, planeje-se com antecedência e faça uma viagem tranquila e segura. Confira!

Separe toda a documentação

Primeiramente, começamos nossa lista de dicas de aeroporto para viagem com um dos itens mais básicos de todos, os documentos necessários para viajar. Antes de mais nada, verifique quais os documentos serão necessários levar para o destino escolhido, como passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, identidade. Confira se todos estão em dia.

Embora pareça algo simples de se fazer, muitas são as histórias de quem descobriu que o passaporte estava vencido no dia do embarque. Ou então que o documento em mãos não era aceito no país de destino. Ou seja, uma simples pesquisa e planejamento antes de sair de casa poderiam ter resolvido essas questões.

Portanto, revise os documentos necessários para sua viagem com antecedência, coloque todos eles em uma pasta, especialmente se tiver menores de idade viajando com você. Ademais, antes de sair de casa, revise toda a documentação novamente para evitar transtornos.

Anúncios

Use roupas confortáveis

Uma das dicas de aeroporto para viagem que poucos acabam levando com consideração é o look que você vai usar para viajar. Nesse sentido, evite roupas justas e desconfortáveis, especialmente se você vai embarcar em voos mais longos.

Além disso, utilize sapatos confortáveis e que não apertem seus pés. Algumas pessoas tendem a inchar as pernas durante voos longos, já que o espaço para movimentação é restrito. Portanto, pense nisso e se programe para não ficar incomodado na aeronave.

Chegue com antecedência

Pois bem, para evitar correrias e transtornos, planeje-se para chegar cedo ao aeroporto. Aliás, o horário recomendado para voos nacionais é chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Enquanto isso, voos internacionais pedem 4 horas de antecedência!

Então, não ignore uma das dicas de aeroporto para viagem mais importantes dessa lista, e chegue com bastante tempo de folga. Dessa forma, você poderá realizar seu check-in com calma, e não precisará se preocupar em perder o voo caso a fila da imigração esteja longa demais.

Faça check-in online

Atualmente, a maioria das companhias aéreas oferece a opção de check-in online. Ou seja, alguns dias antes do seu embarque, a companhia já deve liberar seu check-in online, que nada mais é do que a confirmação da sua presença no voo. Algumas empresas possuem aplicativo próprio, enquanto outros disponibilizam o procedimento através do site.

De qualquer modo, fazer o check-in online vai agilizar seu tempo no balcão da companhia. Então não tenha medo e acesse o site ou baixe o app para facilitar sua vida enquanto estiver na muvuca do aeroporto. Essa é uma das dicas de aeroporto para viagem que pode economizar seu tempo.

Confira a política de marcação de assento

Aqui temos uma das dicas de aeroporto para viagem que pouca gente sabe, a marcação de assento da aeronave em que você vai viajar. Primeiramente, muitas companhias aéreas vendem as passagens sem numerar o assento, e essa opção tende a ser a mais barata na hora da compra.

Entretanto, algumas das companhias podem liberar a escolha de assentos alguns dias antes da viagem! Assim, você pode acessar o site oficial da empresa e escolher sua cadeira de acordo com a disponibilidade. Então, fique de olho se a sua companhia também vai te oferecer essa opção e seja rápido na escolha!

Se possível, evite trocar de companhias aéreas

Ao escolher seu destino, as datas da viagem e pesquisar os voos para chegar até lá, é importante ficar de olho em trajetos com conexões. Nesse sentido, evite comprar trechos separados de companhias aéreas diferentes. Mas, você deve estar se perguntando como isso pode te atrapalhar.

Pois bem, uma das dicas de aeroporto para viagem mais importantes já citadas aqui, a de chegar ao aeroporto com antecedência, pode estar em risco ao comprar trechos separados. Isso porque, se um voo atrasar e você acabar perdendo a sua conexão da outra companhia aérea, é muito provável que você não consiga o reembolso ou encaixe em outro voos, já que as companhias não têm nenhuma ligação com a outra. Então preste atenção e evite esse tipo de situação.

Atente-se aos horários dos voos

Menina olhando painel em aeroporto
Fique de olho no painel. Fonte: Pixabay.

Quando chegar no aeroporto, identifique o quadro de informações com o número dos voos e os horários planejados de partida e chegada. Nesse sentido, não é difícil acontecer atrasos ou pequenas alterações em algumas informações, como portões de embarque, por exemplo.

Portanto, fique de olho nos painéis eletrônicos e verifique se o seu voo está no horário e onde será o embarque. Dessa forma, com essas dicas de aeroporto para viagem, você não ficará perdido e evitará atrasos e transtornos.

Se possível, evite despachar malas

Então, essa é uma das dicas de aeroporto para viagem mais polêmicas da nossa lista, já que bagagem é algo bastante pessoal. Dito isso, saiba que todo o procedimento de embarque e desembarque é muito mais fácil e rápido quando você não precisa despachar uma mala.

Aliás, com as novas regulamentações que não mais obrigam as companhias aéreas a oferecerem esse serviço gratuitamente, você pode acabar pagando caro para despachar uma bagagem. Portanto, tente levar consigo apenas a bagagem de mão, que não deve ultrapassar 10kg. Assim você poderá realizar o check-in e o embarque muito mais rapidamente.

Seguro Viagem

Uma das dicas de aeroporto para viagem mais essenciais da nossa lista é o Seguro Viagem, muitas vezes obrigatório dependendo do país escolhido como destino.

Caso seu voo seja nacional, não há necessidade de escolher essa opção na hora da compra das passagens. Entretanto, para voos internacionais pode ser que seja interessante, senão obrigatório, incluir esse serviço através das companhias ou comprar de outra empresa. Então, pesquise e planeje com antecedência para evitar transtornos na imigração. Aliás, é uma boa opção incluir pelo menos um dia a mais na contratação do seguro caso você tenha algum imprevisto.

Coma antes de ir para sala de embarque

Área de embarque
Afinal, devo comer antes? Fonte: Pixabay.

Depois de chegar ao aeroporto, fazer seu check-in e despachar suas malas, não há necessidade de se apressar e passar imediatamente pelo Raio-X para acessar a área de embarque. Principalmente se você deseja se alimentar ou passear um pouco antes do voo, não parta para essa etapa ainda.

Aliás, uma das nossas dicas de aeroporto para viagem que valem ouro é comer e passear antes de passar pelo Raio-X. Isso porque a área de embarque pode conter opções de comida muito mais caras, ou ainda não ter nenhuma opção para alimentação em alguns aeroportos.

Portanto, evite o desconforto de ficar com fome ou esperando tempo demais pelo seu embarque. Se chegou com antecedência e já realizou todos os procedimentos necessários, coma tranquilamente antes de passar pelo Raio-X.

Então, gostou das nossas dicas para quem vai precisar acessar um aeroporto? Pois veja nossas dicas a seguir do que você deve evitar fazer na hora de planejar uma viagem. Fuja de problemas e confira o que você não deve fazer!

Senhor viagens

10 dicas para não errar no planejamento de uma viagem: fuja de ciladas!

Nem sempre planejar uma viagem precisa ser um pesadelo. Aliás, fazer um bom planejamento pode ser mais simples do que você imagina. Assim, trouxemos 10 dicas de planejamento de viagem para ajudar você a tirar suas férias mais tranquilamente. Confira!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como comprar facilmente na Mulheres pelo Mundo Viagens?

Veja o passo a passo para comprar com a Mulheres pelo Mundo Viagens e planeje sua viagem nacional ou internacional em um grupo de mulheres!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Sygic Travel?

Veja como baixar e usar o aplicativo Sygic Travel para que ele te ajude a planejar e dosar sua próxima viagem dos sonhos!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Decolar Santander Visa Gold?

Se você quer aproveitar todas as vantagens de um cartão Gold, veja como solicitar o Decolar Santander Visa Gold e aproveite!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Trem de Praga a Berlim: 5 dicas para aproveitar essa viagem!

Reservar antes, ficar de olho no passaporte e tamanho da bagagem são algumas dicas para ter tranquilidade na viagem de trem de Praga a Berlim.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Via BR Turismo?

Que tal fazer uma consultoria de viagem para encontrar o pacote ideal para você? Veja como comprar com a Via BR Turismo e aproveite!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Elite Platinum e saiba se vale a pena!

Se você viaja frequentemente, então o cartão Santander Elite Platinum vale a pena, já que oferece benefícios voltados para viagem. Confira!

Continue lendo