Viagens

10 dicas para não errar no planejamento de uma viagem: fuja de ciladas!

Nem sempre planejar uma viagem precisa ser um pesadelo. Aliás, fazer um bom planejamento pode ser mais simples do que você imagina. Assim, trouxemos 10 dicas de planejamento de viagem para ajudar você a tirar suas férias mais tranquilamente. Confira!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 03/11/2021

Descubra dicas para fazer um ótimo planejamento de viagem

Confira nossas dicas de planejamento de viagem. Fonte: Pexels.

Antes de tudo, viajar é uma das coisas mais prazerosas da vida. No entanto, esse sonho pode se transformar em pesadelo se você não tiver feito um bom planejamento, principalmente em viagens internacionais. Dessa forma, trouxemos aqui 10 dicas de planejamento de viagem para você evitar momentos de sufoco e aproveitar de verdade tudo o que o seu destino dos sonhos tem a oferecer.

Pensando nisso, trouxemos aqui um resumo dos principais passos que você deve tomar para que a sua viagem seja agradável e organizada. Confira!

Como comprar passagem e pacotes na Havan?

A Havan Viagens chegou no mercado revolucionando os preços e com pacotes de qualidade. Então, veja aqui como comprar passagem ou pacotes completos!

Anúncios

Como planejar de maneira simples a sua viagem? Veja 10 dicas!

Pode parecer assustador, mas planejar uma viagem pode sim ser uma atividade agradável e, pasme, não muito difícil de ser feita. Assim, tudo o que você precisa fazer é seguir um passo a passo e manter-se organizado! Então, separe um caderno e uma caneta e anote todas as nossas dicas de planejamento de viagem. Confira!

Orçamento

Antes de mais nada, esse deve ser o passo mais importante das dicas de planejamento de viagem. Então, defina de um modo geral quanto você quer e pode gastar para viajar. Assim, tenha em mente que destinos internacionais podem sair mais caros do que o planejado dependendo do valor da moeda estrangeira.

Portanto, o ideal é que você defina um orçamento máximo. Dessa forma, na hora de planejar, poderá escolher hotéis, passagens e atrações mais em conta ou não para manter a viagem dentro do seu orçamento inicial.

Anúncios

Faça pesquisas

Então, aqui é onde você deve se aprofundar em todos os assuntos dos lugares onde você pretende visitar. Dessa forma, pesquise sobre tudo, cultura, clima, transporte público, alta temporada, pontos turísticos, guias turísticos, gastronomia. Ou seja, mergulhe totalmente nas dicas de planejamento de viagem que você encontrar sobre os destinos escolhidos.

Aliás, quanto mais informações você tiver, mais preparado você vai estar. Desse modo, se houver qualquer imprevisto, você terá mais segurança para saber o que fazer. Assim o seu próximo passo será muito mais fácil de você completar: montar seu roteiro!

Faça um roteiro

Defina um roteiro para a viagem. Fonte: Pexels.

Primeiramente, essa é uma das mais importantes dicas de planejamento de viagem. Depois de definir o seu orçamento e fazer toda a pesquisa dos lugares que você pretende visitar, chegou a hora de montar seu roteiro. Pois bem, é muito importante que você saiba onde vai começar a sua viagem, por onde vai passar, e o local onde deve terminar seu tour.

Assim, você poderá comprar as passagens aéreas de acordo com os locais de chegada e partida. Ademais, defina a quantidade de dias que pretende ficar em cada lugar, e não se esqueça de incluir os dias de chegada e de partida. Dessa forma, você saberá exatamente quanto tempo terá para visitar os pontos turísticos que tem em mente.

Melhor época

Primeiramente, é importante que você pesquise quais são os meses de alta temporada nos destinos que você colocou em seu roteiro. Isso porque esses meses tendem a ser os mais caros para você viajar. Assim, serviços como hotéis, passagens e ingressos para atrações turísticas ficam muito mais caros, além de tudo estar lotado de pessoas!

Portanto, é bom evitar os meses mais badalados. Se possível, pesquise os meses com menor movimentação, e com um clima ameno. Dessa forma você economizará um bom dinheiro e poderá aproveitar tudo que pretende.

Passagens aéreas

Antes de tudo, a principal dica para conseguir um bom valor das passagens aéreas para sua viagem é comprar com antecedência. Claro que você pode encontrar promoções imperdíveis em sites de dicas de planejamento de viagem, no entanto, as datas geralmente não combinam com a sua agenda.

Portanto, fique de olho nos sites das companhias aéreas. Além disso, uma boa dica é procurar por embarques em dias de semana. Assim você poderá economizar um bom dinheiro se puder comprar as passagens em dias menos concorridos.

Documentação

Primeiramente, estamos vivendo dias conturbados para quem pretende viajar tanto dentro quanto fora do país. Portanto, se você não quiser ser pego de surpresa, verifique documentações, vistos e vacinas necessárias para entrada no país ou mesmo cidade de destino.

Aliás, tanto o passaporte quanto alguns vistos são documentações que levam mais tempo para ficarem prontas. Desse modo, fique atento aos prazos e faça sua solicitação com antecedência para que você não corra riscos desnecessários!

Transporte

Então, não parece, mas esse e um dos tópicos mais importantes das dicas de planejamento de viagem. Isso porque você precisa definir como chegará nos pontos de visitação que escolheu ao definir o roteiro da sua viagem. Portanto, é importante pesquisar quais são os transportes públicos que a cidade, ou cidades, que você vai oferece.

Além disso, caso não seja possível utilizar transporte público, pense em alugar um carro. Aliás, dependendo do número de pessoas que estiverem viajando com você, essa pode ser uma boa opção. Ademais, procure fazer tudo o que você puder caminhando! Assim você economiza uma boa quantia, e ainda aproveita para admirar e conhecer mais do local que vai visitar.

Hotéis

Pois bem, agora que você já sabe quanto pode gastar, para onde quer ir e quanto tempo quer ficar em cada destino, você precisa pensar nas suas acomodações. Nesse sentido, tente escolher hotéis e pousadas que tenham uma boa localização. Dessa forma você poderá economizar com o transporte para as principais atrações que quer visitar.

Aliás, também é importante que você faça reservas com bastante antecedência. Assim você poderá cancelar sem pagar taxas caso aconteça algum imprevisto. Portanto, comece suas pesquisas de hotéis o quanto antes e fique de olho nas avaliações nos sites de reserva!

O que fazer

Afinal, quais passeios fazer? Fonte: Pexels.

Nesse sentido, aqui com certeza é o tópico mais divertido das nossas dicas de planejamento de viagem! Pois é agora que você vai procurar todas as atividades que o seu destino oferece para turistas e viajantes locais. Assim você poderá escolher os melhores passeios e encaixá-los no seu roteiro.

Mas cuidado para não colocar atividades demais, ou você vai acabar não dando conta de fazer tudo o que colocou na agenda! Portanto, escolha com cuidado e priorize as atrações e passeios que tem mais a ver com você.

Bagagem

Então, definir o tipo e o tamanho das suas malas pode fazer toda a diferença na sua viagem. Primeiramente, leve em consideração o seu tipo de roteiro. Assim, se você pretende fazer uma viagem do tipo “mochilão”, procure levar apenas o necessário.

Aliás, também é importante pensar na quantidade de dias que você pretende ficar. Desse modo, programe-se bem para não ter que pagar excesso de bagagem, já que essa taxa pode levar boa parte do seu orçamento.

Pois bem, quer ver dicas de viagens nacionais imperdíveis para você aproveitar? Confira nosso conteúdo a seguir e descubra!

Como comprar pacote de viagem na CVC

Top 15 Viagens imperdíveis no Brasil: veja os destinos dos sonhos!

Confira nossa lista com 15 viagens imperdíveis no Brasil e descubra lugares que você precisa conhecer, como o paraíso de Jericoacoara!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Aplicativo Wemobi: veja como funciona e se vale a pena!

O aplicativo Wemobi vale a pena para quem deseja comprar passagens de ônibus com valores incríveis! Veja como o app funciona!

Continue lendo
content

Como comprar passagens e pacotes de viagens na Decolar?

Comprar na Decolar Viagens é muito simples, você pode escolher o destino e terá o melhor preço garantido! Veja mais aqui sobre isso.

Continue lendo
content

Como comprar passagem pela Viva Air Brasil: veja antes de viajar!

Você pode comprar suas passagens e escolher seus assentos de forma online com a Viva Air Brasil, veja como fazer! Confira o passo a passo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Max Milhas: saiba como funciona e se é confiável viajar!

Se você tem dúvidas se a Max Milhas é confiável, conheça como essa plataforma que oferece passagens com descontos exclusivos funciona!

Continue lendo
content

Promoções de passagens aéreas são confiáveis? Veja como saber!

Pesquisar sobre a agência e verificar as formas de pagamento são dicas para saber se as promoções de passagens são confiáveis. Saiba mais!

Continue lendo
content

Veja o que fazer em Foz do Iguaçu: atrações imperdíveis para todos os gostos!

Cataratas, Macuco Safari, Museu de Cera... Há muitas dicas de onde ir e o que fazer em Foz do Iguaçu para você curtir sua viagem ao máximo!

Continue lendo