Dicas

7 dicas importantes para fazer um mochilão!

Fazer um mochilão é uma grande aventura. Mas é preciso se planejar com antecedência para ter uma viagem bem sucedida do começo ao fim. Veja dicas essenciais e saiba por onde começar.

Anúncios

Veja quais são os melhores destinos da América Latina e escolha de acordo com seus interesses!  

Homem de mochila em estação de trem
Então, confira dicas para fazer essa viagem! Fonte: AdobeStock.

Ainda que pareça simples, fazer um mochilão não consiste apenas em separar suas roupas e cair na estrada. É preciso se planejar e organizar com cuidado. Por isso, preparamos algumas dicas essenciais para quem quer fazer mochilão.

Dessa forma, você poderá montar um roteiro de acordo com seu perfil e vai evitar contratempos durante o passeio. Além disso, poderá economizar um bom dinheiro ao se planejar da forma correta.

Homem de terna sentado na mesa com acessório de praia

Confira quais profissões te permitem viajar pelo mundo!

Trabalhar viajando pelo mundo é o sonho de muita gente! No entanto, é preciso escolher a carreira certa para aproveitar ao máximo todas as oportunidades.

Afinal, essa é uma das modalidades de viagem mais baratas, garantindo também uma maior imersão na cultura local. Se você gosta de aventuras e quer fazer uma viagem mais independente, vale a pena conferir.

Então, mesmo que você seja um viajante experiente, veja a seguir algumas dicas para fazer seu mochilão. Saiba como se planejar e confira informações essenciais para fazer uma viagem bem sucedida do começo ao fim.

Vale a pena fazer um mochilão?

Mochileiros fazendo trilha
Mas, será que vale a pena fazer mochilão? Fonte: AdobeStock.

Embora possa parecer uma experiência única, essa modalidade de viagem não é para qualquer pessoa. Na verdade, a maioria dos mochileiros são pessoas mais jovens, ainda que a idade não seja um impeditivo.

Se você está em dúvida se deve ou não fazer um mochilão, uma das primeiras dicas antes de começar a organizar é pensar no seu perfil de viajante. Afinal, esse é um tipo de viagem independente, feito com pouca bagagem.

Portanto, é essencial que você analise os prós e contras para ter certeza de que quer ter essa experiência. Além disso, lembre-se de se planejar bastante, especialmente financeiramente, para evitar dores de cabeça.

Vantagens

Com certeza o principal ponto positivo em se fazer um mochilão é o contato com a cultura, razão pela qual uma das principais dicas dessa viagem é fazer amizades. Nesse sentido, ficar em albergues ou fazer couchsurfing pode ajudar.

Além disso, vale destacar que essa é uma viagem totalmente independente. Ou seja, você não fica preso a um roteiro pré-estabelecido e com certeza vai terminar a viagem muito mais maduro.

motorhome branco em gramado com cadeiras e mesa do lado de fora, além de um violão e pranchas

Confira como é viajar com motorhome e veja 5 dicas para se planejar!

Embora não seja tão popular no Brasil, viajar com motorhome traz experiências inesquecíveis para quem se aventura.

Desvantagens

Embora possa parecer uma experiência única, é preciso levar em conta que imprevistos podem acontecer. E, quando acontecem, você estará sozinho para lidar com eles, já que essa é a principal característica do mochilão.

Ademais, para pessoas que são mais introvertidas e tem dificuldade em fazer amizades, fazer um mochilão pode ser desafiador. Afinal, a ideia inicial é mergulhar na cultura local, conhecendo novas pessoas e fazendo contatos.

Dicas para fazer um mochilão: veja 7!

Mulher mochileira na Tailândia
Confira as dicas para viajar! Fonte: AdobeStock.

Então, está decidido a fazer seu primeiro mochilão e quer conferir algumas dicas para se preparar? Veja a seguir como se organizar para uma viagem dessa modalidade para ter uma boa experiência durante o passeio.

Organização financeira

Com certeza a primeira mais importante das dicas para quem vai fazer um mochilão é ter uma boa organização financeira. Isso é, planeje um orçamento para sua viagem e separe um montante para qualquer imprevisto.

É aqui que você deve levar em conta seu perfil de viajante. Por exemplo, se você quer uma viagem mais luxuosa e confortável, pode se hospedar em hotéis no lugar de albergues. Mas lembre-se que a experiência vai sair mais caro.

Faça um roteiro básico

Embora a premissa de um mochilão seja a independência de fazer o que quiser, quando quiser, é importante ter em mente um itinerário. Se você vai visitar mais de uma cidade, essa dica se torna essencial.

Afinal, será necessário pensar no seu transporte e, é claro, em reservas. Portanto, é importante montar um pequeno roteiro para saber as datas de chegada e partida de cada lugar, evitando passar as noites ao relento.

Prepare a documentação

Ao fazer um mochilão, é você quem deverá se preocupar com os documentos e burocracias, razão pela qual uma das principais dicas é se preparar com antecedência. Assim, caso seja necessário algum visto ou formulário, você vai estar pronto!

Ainda que sua viagem seja nacional, é bom confirmar os documentos necessários para fazer embarques em aviões e ônibus. Para viagens internacionais, fique de olho na validade do seu passaporte!

Contrate um seguro

Pode parecer supérfluo, mas um Seguro Viagem é uma das dicas mais importantes ao fazer um mochilão. Aliás, muitos países podem impedir sua entrada caso você não tenha contratado um Seguro Viagem antes de embarcar.

Não apenas nessa modalidade de viagem, mas em qualquer outra, é preciso pensar nos imprevistos e estar preparado e isso inclui despesas médicas! Portanto, pesquise, faça a adesão e leve os documentos impressos com você.

Escolha um bom tamanho de bagagem

Como já informamos, a principal característica de um mochilão é fazer uma viagem leve. Ou seja, levar poucas roupas. No entanto, é preciso escolher uma mala ou mochila que acomode todos os seus itens.

Aliás, não exagere! Se você pretende economizar, é bom que sua mala não ultrapasse as medidas das companhias aéreas, ou você pode acabar pagando a mais para despachar. Pense nisso antes de começar a fazer as malas!

Faça uma cópia de tudo

Fazer um mochilão é uma das maiores experiências da sua vida, e uma das dicas para não perder nada é fazer uma cópia de fotos, documentos e tudo que é mais importante. Assim você garante que não vai perder nada.

Então, fique de olho nos eletrônicos e carregue suas fotos em mais de uma fonte para fazer um backup. Também vale a pena contratar serviços da nuvem para guardar o que precisa de forma fácil e prática.

Leve dinheiro em espécie

Embora os cartões de crédito sejam aceitos na maior parte do mundo, é importante não ter somente uma fonte de dinheiro em sua viagem. Se você vai visitar cidades menores e mais afastadas, pode acabar tendo problemas.

Dessa forma, é sempre bom levar com você um pouco da moeda local em espécie para o caso de qualquer emergência. Até mesmo em viagens nacionais pode ser arriscado sair apenas com o cartão. Então previna-se!

Aliás, uma das dicas para quem vai fazer mochilão é levar um cartão internacional com bom programa de pontos, como o Pão de Açúcar Mais Gold! Com ele você acumula pontos a cada real gasto. Veja a seguir como solicitar!

cartão pão de açúcar mais gols de cor cinza em um fundo também cinza

Como solicitar o cartão de crédito Pão de Açúcar Mais Gold?

Se você quer aproveitar todos os benefícios do cartão Pão de Açúcar Mais Gold, confira todas as formas de solicitar esse produto incrível do banco Itaú.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

eDestinos é confiável? Veja antes de comprar!

Veja nesta análise completa se o eDestinos é confiável para comprar passagens aéreas, hospedagem, passeios e outros serviços de turismo!

Continue lendo
content

Guia de carreira Comissário de Bordo: veja como funciona essa profissão!

Confira nosso guia sobre a carreira de comissário de bordo e descubra salário, dicas de ingresso e requisitos para essa profissão.

Continue lendo
content

Como tirar o Visto para Ásia?

Para entender, de modo geral, como tirar o visto para viajar para Ásia também é preciso conferir os documentos essenciais. Veja quais são!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Primetour Viagens?

Veja como comprar pela Primetour Viagens e realize o sonho de conhecer lugares incríveis pelo mundo em uma viagem de luxo!

Continue lendo
content

Max Milhas ou TripAdvisor: qual a melhor para viajar?

Veja tudo que você precisa saber antes de escolher entre a Max Milhas ou TripAdvisor para começar a planejar sua próxima viagem. Confira!

Continue lendo
content

Mala despachada: um guia completo!

Entenda a diferença entre a mala de mão e a mala despachada através desse guia completo com dicas de bagagem! Saiba mais!

Continue lendo