Viagens

Como usar o ID Jovem para viajar de avião: te ensinamos!

O documento ID Jovem oferece benefícios incríveis aos jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Além de passagens gratuitas, também procura incentivar o consumo de cultura, arte e esportes desse público alvo.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 26/04/2022

Sabia que é possível usar o ID Jovem e viajar de graça? Veja como aqui!

Logo ID Jovem
Conheça o documento ID Jovem! Fonte: Gov.sp.

Você já pensou em viajar para conhecer o Brasil sem pagar nada? Pois bem, esse sonho é possível e você pode viajar de graça com o ID Jovem. O documento está disponível para jovens de baixa renda e oferece uma infinidade de outros benefícios! Quer saber como usar o ID Jovem para viajar de avião? Pois vamos te explicar!

Então, se você quer ver como viajar de graça com ID Jovem e quer saber como funciona o programa e como participar, é só continuar a leitura. Assim, você vai entender quem tem de fato direito ao documento e como fazer para conseguir uma passagem gratuita e viajar pelo Brasil! Confira a seguir como usar o ID Jovem para viajar de avião e ônibus!

Pessoa de mochila na floresta

Fully Viagens ou Vai Viver: qual a melhor para viajar?

Tanto a Vai Viver Viagens quanto a Fully Viagens são agências confiáveis que oferecem pacotes incríveis com roteiros diferenciados.

Anúncios

Como funciona o ID Jovem para viajar?

Jovem no ônibus
Mas, afinal, como funciona? Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, o documento ID Jovem, ou Identidade Jovem, é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Nesse sentido, o programa surgiu em 2013 e foi implementado pelo Decreto 8.537 com o objetivo de dar acesso a cultura, arte e esporte a jovens de baixa renda.

Ademais, já são mais de 1 milhão de jovens cadastrados no programa, e esse número continua crescendo! Isso porque muitos querem usar o ID Jovem para viajar de avião e ônibus, além de outros benefícios. Para se cadastrar, o interessado precisa acessar o site do ID Jovem e preencher o formulário.

Mas, afinal, esse documento está disponível para todos os jovens brasileiros? Então, na verdade, a iniciativa tem o objetivo de abranger jovens entre 15 e 29 anos que pertencem a famílias com renda mensal de até 2 salários e que possuem o CadÚnico.

Aliás, vale lembrar que os dados do seu Cadastro Único precisam estar atualizados há pelo menos 24 meses. Caso contrário, você precisará fazer a atualização através do CRAS mais próximo de você. Por fim, para fazer a inscrição também será solicitado o seu número do NIS, Número de Identificação Social, que você pode consultar no extrato do FGTS.

Ademais, depois da emissão do documento do ID Jovem lembre-se que ele ficará válido por 180 dias e após esse prazo você precisará emiti-lo novamente. Com ele, você poderá ter acesso a teatros, shows e ingressos de cinema pagando 50% do valor. Além disso, é claro, poderá viajar de graça com o ID Jovem, já que tem direito a passagens gratuitas de ônibus para viajar pelo país.

Como comprar passagem de avião com o seu ID Jovem: passo a passo para usar e viajar até de graça!

Jovem na janela do ônibus
Então, veja como conseguir a passagem! Fonte: AdobeStock.

Agora que você já sabe como fazer seu cadastro para viajar de graça com o ID Jovem, vamos te explicar como comprar passagens com ele. Aliás, lembre-se que os portadores do documento também tem direito a diversos outros benefícios relacionados a cultura. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como aproveitar todas as vantagens! Veja a seguir.

Anúncios

Viagens

Antes de mais nada, segundo Lei de número 12.852 e Decreto 8.537, as empresas de transporte rodoviário devem reservar dois assentos em cada carro gratuitamente. No entanto, caso as vagas já tenham sido preenchidas, as empresas devem oferecer passagens com pelo menos 50% de desconto para jovens do programa.

Ademais, fazem parte do regulamento os veículos de transporte interestadual da categoria básica. Ou seja, ônibus leito ou semileito não fazem parte da gratuidade. Além disso, também é possível viajar de graça com o ID Jovem através de transporte ferroviário interestadual e transporte aquaviário interestadual.

No entanto, para ter acesso ao benefício, o jovem precisará fazer a reserva da passagem com pelo menos 3 horas antes da partida para o destino. Embora seja possível fazer solicitação do ticket online, não são todas as empresas que oferecem essa facilidade. Desse modo, será necessário comparecer ao terminal rodoviário para pedir as passagens.

Por fim, se você está buscando usar o ID Jovem para viajar de avião, saiba que as passagens aéreas não entram no benefício. Aliás, o documento também não dá direito a nenhum tipo de desconto quanto a compra de voos. Ou seja, você deverá arcar com os custos das passagens do valor cheio.

Eventos

Além de viajar de graça com o ID Jovem, você também poderá adquirir ingressos de eventos com 50% de desconto. Nesse sentido, o benefício é aceito em peças de teatros, shows, espetáculos de artes circenses e cênicas, cinemas, eventos esportivos e educativos, entre outros.

Aliás, o jovem pode usar o ID para conseguir gratuidade ou desconto em eventos de qualquer entidade, realizados em locais particulares ou públicos. Para conseguir seu ingresso, basta se dirigir a bilheteria com seu ID Jovem e um documento com foto para solicitar. É bastante simples, não é mesmo?

Embora não seja possível usar o ID Jovem para viajar de avião, existe uma maneira de conseguir voos gratuitos no Brasil. Pois bem, estamos falando da FAB, a Força Aérea Brasileira. Através dela, o cidadão poderá pegar carona em aeronaves que estão viajando em missão da FAB.

Além disso, existem outras formas de conseguir passagens gratuitas, por exemplo, acumulando milhas aéreas. Quer ver essas e muitas outras dicas para conseguir descontos e serviços de turismo gratuitos? Pois acesse nosso conteúdo a seguir e confira mais!

Mala aberta com notebook, óculos e câmera

Como ganhar viagens grátis: 5 dicas que vão facilitar esse desejo!

Se você está querendo viajar, mas não tem orçamento suficiente, saiba que existem diversas formas de conseguir descontos ou até mesmo serviços gratuitos.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Primetour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Confira se a Primetour Viagens é confiável para planejar todo um roteiro para você: passagens, reserva de hotel, restaurantes e muito mais!

Continue lendo
content

Ecotrips Brasil é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Para relaxar e curtir a natureza, acampar, fazer trekking ou trilha, veja se a agência Ecotrips Brasil é confiável e conheça tudo sobre ela!

Continue lendo
content

Ebook Como Planejar uma Viagem Sozinha: veja como pode ser fácil!

Se você não tem experiência com viagens e quer ter autonomia e independência, conheça o ebook Como Planejar uma Viagem Sozinha de Lu Leal.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Latam Pass Itaú Mastercard Black?

Veja como solicitar o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black, cartão especial para quem viaja! Aproveite programa de pontos e benefícios!

Continue lendo
content

Melhor destino para viajar na Bahia: conheça 10!

Confira nossas dicas de 10 lugares incríveis para visitar e escolha você mesmo o melhor destino na Bahia, veja lugares como Ilhéus e Abrolhos!

Continue lendo
content

Forfun Tours Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Se você quer fazer uma viagem para Disney, confira se a agência Forfun Tours Viagens é confiável e comece a planejar sua viagem dos sonhos!

Continue lendo