Viagens

Cartão pré-pago ou dinheiro em espécie: como levar dinheiro em uma viagem internacional?

A maior dúvida dos viajantes que vão para o exterior é como levar dinheiro para destinos internacionais. Nesse sentido, existem diversas opções, cada uma com suas vantagens. Confira aqui as mais utilizadas e veja qual a melhor escolha!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 21/12/2021

Veja como é a melhor forma de levar dinheiro em uma viagem internacional?

Dinheiro estrangeiro sobre caderno e caneta
Então, levar dinheiro ou cartão pré-pago? Fonte: Pixabay.

Ainda que façamos o possível para deixar tudo planejado e reservado quando estamos organizando uma viagem, também precisamos levar uma quantia em dinheiro para eventuais gastos. Afinal, precisamos ter um orçamento separado para comida, compras, passeios e até eventuais emergências não é mesmo? Pois é então que surge a dúvida, como levar dinheiro em viagem internacional? Existe um limite?

Pois bem, trouxemos um conteúdo especial com opções que podem ser ideais se você está prestes a viajar para o exterior. Portanto, continue a leitura e descubra como funciona o cartão internacional pré-pago ou se você prefere levar dinheiro em espécie para sua viagem. Confira mais a seguir.

Moça sentada em mala rosa

Como planejar uma viagem com pouco dinheiro? Veja 10 dicas práticas!

Veja aqui como planejar uma viagem com pouco dinheiro e confira as 10 dicas essenciais, como conseguir hospedagens mais baratas!

Anúncios

Viagem internacional: como levar seu dinheiro para o exterior?

Passaporte e carteira com dólares e cartões
Afinal, como levar o dinheiro? Fonte: Pixabay.

Antes de mais nada, planejar uma viagem internacional não é nada fácil. Nesse sentido, são muitos detalhes que precisamos levar em consideração para evitar dores de cabeça enquanto estamos fora de casa. Assim, a principal dúvida que assola o viajante prestes a embarcar é como levar dinheiro em viagem internacional.

Afinal, é melhor levar dinheiro em espécie? Cartão de crédito? Ou cartão pré-pago? Então, confira a seguir algumas opções que são consideradas mais vantajosas na hora de levar dinheiro para o exterior. Dessa forma você pode entender os prós e contras e decidir qual vai te atender da melhor forma.

Cartão pré-pago

Então, se você está se perguntando como levar dinheiro em uma viagem internacional, o cartão pré-pago pode ser a solução perfeita. Isso porque ele é mais seguro e mais fácil de resolver em caso de perdas e roubos. Além disso, é recarregável e funciona como um celular pré-pago, o que significa que você só pode utilizá-lo se tiver saldo.

Aliás, cartões pré-pago não permitem parcelamento de compras. Ou seja, você precisa utilizá-lo como crédito à vista nos estabelecimentos. Ademais, essa é uma opção excelente para quem quer controlar os gatos, já que você poderá usar apenas o valor que carregou em seu cartão.

Para adquirir um cartão pré-pago para usar em sua viagem você pode procurar um banco da sua preferência, uma corretora de câmbio ou até mesmo fazer o procedimento através de uma fintech. Então, faça a solicitação, pague a taxa de emissão se houver, e aguarde até que o cartão chegue em seu endereço.

Depois é só recarregar com o valor desejado para poder utilizar. Nesse sentido, os cartões aceitam uma infinidade de moedas estrangeiras como euro, libra, dólar americano, australiano e canadense, entre outras opções. Então, escolha a que melhor te atende em sua viagem e faça a recarga.

No entanto, ainda que seja uma opção barata comparada a outros tipos de cartões de crédito, o cartão pré-pago realiza cobrança de taxa de iOF de 6,38% sobre o valor da compra. Além disso, se você precisar realizar saques em dinheiro no exterior, saiba que existe uma tarifa cobrada para cada saque realizado.

Portanto, é importante analisar com cuidado todas as opções de como levar dinheiro em viagem internacional. Assim, confira a seguir mais uma opção e entenda como funciona antes de fazer sua escolha.

Anúncios

Dinheiro em espécie

Primeiramente, o dinheiro em espécie costuma ser a alternativa mais utilizada quando se trata de viagem internacional. Ainda que seja bastante útil e importante levar algum dinheiro em papel moeda com você, é bom entender como essa opção funciona antes de comprar a moeda estrangeira nas casas de câmbio.

Embora você fuja da taxa de iOF de 6,38% ao optar pelo dinheiro em espécie, você precisa estar muito certo na hora de escolher a moeda estrangeira para comprar nas casas de câmbio. Isso porque, se você precisar fazer o câmbio no seu destino, pode ser que você acabe pagando taxas demais e a operação deixa de valer a pena.

Por exemplo, se você comprar o dólar aqui no Brasil, mas vai viajar para a Europa e vai trocar o dólar pelo euro lá, você com certeza vai sair perdendo. Ainda que o dólar esteja mais barato aqui do que o euro, na União Europeia você verá a mesma diferença em relação ao dólar.

Ou seja, ele é desvalorizado lá também. Além disso, você vai ter que pagar mais taxas para fazer a troca, perdendo entre 3% a 5% do valor. Desse modo, é importante que você realize a compra das principais moedas como dólar, euro e libra aqui do Brasil, antes de embarcar.

Entretanto, se você precisa comprar outras moedas como yen japonês, franco suíço ou ainda dólar canadense e australiano por exemplo, é importante ficar de olho nos valores de câmbio. Isso porque essas moedas costumam ser vendidas por mais do que valem. E nessas ocasiões talvez seja mais interessante levar cartão de crédito internacional ou cartão pré-pago.

Qual é o valor máximo em dinheiro para viagens internacionais?

Moeda estrangeira
Então, qual o limite de valor? Fonte: Pixabay.

Ainda que seja mais vantajoso levar dinheiro em espécie quando se fala de taxas de iOF, é importante ficar de olho no valor máximo que você pode levar com você em viagens internacionais. Isso porque você só pode sair do país com no máximo R$10 mil reais em moeda estrangeira com você.

Entretanto, com a desvalorização do real, dependendo da duração da sua viagem pode ser que você precise levar mais do que isso na carteira. Nesses casos, você pode optar por levar uma declaração da Receita Federal para valores além de R$10 mil ou um cartão pré-pago com um valor maior depositado.

Afinal, como levar seu dinheiro: cartão pré-pago ou em espécie?

Agora que você já acompanhou nosso conteúdo sobre como levar dinheiro em viagem internacional, pode entender as vantagens e desvantagens de casa escolha. Na verdade, o ideal segundo especialistas, é levar um misto das duas opções além, é claro, do cartão de crédito. Ainda que você não pretenda utilizá-lo, ele pode ser essencial em casos de emergência.

Além disso, evite fazer a troca de câmbio de uma só vez. O importante é que você reabasteça o cartão pré-pago ou compre o papel moeda em etapas. Desse modo você garante uma boa média no valor do câmbio, já que não há como garantir a cotação mínima.

Ademais, se você está procurando também uma opção de cartão de crédito para levar com você em sua viagem internacional, confira a seguir nossa lista com15 opções ideias para viagem. Assim, você poderá encontrar qual melhor atende seu perfil financeiro. Veja mais a seguir!

Mão digitando com cartão

15 melhores cartões para quem viaja muito e quer curtir vantagens!

Cartões de crédito são ótimos para quem costuma viajar com frequência, então confira os melhores cartões para quem viaja e escolha o seu!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Amante da literatura, dos animais e da escrita, sempre em busca do conhecimento e de novos desafios. Acredita que sabedoria ganha é sabedoria compartilhada, e que tudo pode ser feito de forma criativa e descomplicada.

Em Alta

content

Como solicitar o cartão de crédito Sicredi Mastercard Black?

Veja o passo a passo de como solicitar o cartão Sicredi Mastercard Black e comece a usufruir de sua longa lista de benefícios o quanto antes!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Banco do Brasil Altus Visa Infinite?

Se você é cliente Banco do Brasil e quer ter um cartão Premium, veja como solicitar o Altus Visa Infinite, o melhor cartão da instituição!

Continue lendo
content

eDestinos é confiável? Veja antes de comprar!

Veja nesta análise completa se o eDestinos é confiável para comprar passagens aéreas, hospedagem, passeios e outros serviços de turismo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Zupper Viagens: saiba como funciona e se é confiável

A Zupper Viagens é confiável e está sempre comprometida com seus clientes, passando segurança. Veja mais sobre ela aqui e tire suas dúvidas!

Continue lendo
content

8 melhores destinos para o Réveillon 2022: nacionais e internacionais!

Comemorar o Ano Novo é uma celebração global! Então, confira aqui os melhores destinos para o Réveillon e descubra qual escolher este ano!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Decolar Visa Platinum e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Decolar Visa Platinum vale a pena para quem usa a agência de viagens e quer ter um programa de pontos vantajoso! Veja.

Continue lendo