Dicas

Confira algumas dicas de como tirar passaporte facilmente: entenda o passo a passo!

O passaporte é um dos documentos mais importantes para quem vai viajar para o exterior. Embora exija muita atenção, sua emissão é simples e você começa a dar entrada no processo de forma online. Veja aqui como fazer!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 20/07/2022

Veja como tirar seu passaporte: organize-se para viajar com tranquilidade!

Passaporte e câmera sobre mapa
Então, confira nossas dicas para conseguir o passaporte! Fonte: Pixabay.

Acertar a documentação é um dos primeiros passos na programação de passeio de quem vai viajar pela primeira vez para o exterior. Então, veja algumas dicas de como tirar passaporte facilmente!

Afinal, muitos ainda têm dúvidas e receios na hora de pedir esse documento tão importante. E ele é primordial: na maioria das vezes, você não consegue nem sair do país se não tiver um.

Aeroporto lotado

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Veja este guia completo para se dar bem no aeroporto: use roupas confortáveis, chegue cedo e mais. Então, saiba das dicas completas aqui!

Então, ao saber tudo sobre o passaporte você poderá seguir com a organização da viagem dos seus sonhos sabendo que um dos passos mais importantes já foi dado de forma correta.

Então, continue a leitura e veja a seguir as principais dicas de como tirar seu passaporte sem estresse e sem dores de cabeça! Confira!

Anúncios

Afinal, o que é o passaporte? Ele é mesmo importante?

Mala com passaporte desfocado
Mas será que é mesmo importante? Fonte: Pexels.

O seu passaporte é o documento que vai fazer sua identificação em qualquer lugar fora do seu país de origem. Sendo assim, ele funciona como uma identidade estrangeira, registrando sua entrada e saída em cada país.

Por isso, esse é um documento tão importante para viajantes. E, embora alguns poucos países da América do Sul não façam a exigência do passaporte, em qualquer outro lugar do mundo ele será necessário.

Aliás, as autoridades já solicitam a apresentação dele no embarque para a viagem. Então, caso não esteja dentro do prazo de validade ou haja qualquer outra divergência, você pode ficar impedido de embarcar.

Quais são os requisitos para conseguir esse documento?

Ainda que você já tenha tirado passaporte alguma vez, saiba que o documento possui um prazo de validade. Uma vez vencido, você precisará passar por todo o processo novamente.

Isso porque não existe renovação de passaporte, e sim a emissão de um novo documento. Nesse sentido quem vai passar pelo processo de emissão do passaporte precisa cumprir alguns pré-requisitos.

Primeiramente, para obter seu documento em nosso país, é necessário possuir documentos de identidade como RG e CPF emitidos no Brasil. Além disso, estar regularizado com o Serviço Militar, situação eleitoral e também com a Justiça.

Ademais, você deverá preencher um formulário online no site da Polícia Federal e fazer o pagamento da taxa para agendamento. Por fim, lembre-se de levar os documentos certos no dia do atendimento.

De acordo com o site da Polícia Federal, você vai precisar apresentar seu documento de identidade como RG ou CNH válidos e atualizados, CPF e seu passaporte antigo, caso possua.

Vale lembrar que no dia do seu atendimento você vai tirar uma foto no posto da Polícia Federal, então não precisa se preocupar em levar uma com você.

Anúncios

Como tirar passaporte: veja o que você precisa fazer!

Relógio, dinheiro e passaporte
Confira algumas dicas! Fonte: Pexels.

Pois bem, se você está inseguro quanto ao processo e quer dicas de como tirar seu passaporte de forma simplificada, vamos te ajudar.

Primeiro, lembre-se sempre de se organizar e conferir tudo antes de sair para o atendimento da Polícia Federal. Afinal, o processo não é tão barato, e fazer um novo agendamento vai te custar tempo e dinheiro.

Portanto, fique atento a todos os pré-requisitos e comece a se preparar com antecedência. Lembre-se que, caso já possua um passaporte e tem viagem marcada, ele precisa estar dentro do prazo de validade!

Então, programe-se para conferir sua documentação com tempo hábil para deixar tudo regularizado. Veja um passo a passo a seguir.

Entrada do Aeroporto de Guarulhos

Guia do Aeroporto de Guarulhos: veja antes de viajar!

Embora seja o maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos é organizado e eficiente, conectando voos do mundo todo. Veja tudo sobre ele!

Confira os documentos

Antes de tudo, você deve acessar o site da Polícia Federal e conferir quais são os documentos de apresentação obrigatória no dia do atendimento para tirar seu passaporte.

De modo geral, os principais documentos são sua identidade, como RG ou CNH, CPF e Certificado de Naturalização. Aliás, caso seja casado e tenha alterado seu nome, também será necessário apresentar a Certidão de Casamento.

Além disso, se você já tiver um passaporte antigo, sua apresentação é obrigatória! Caso contrário, você pagará uma taxa salgada para emitir o novo documento.

Formulário

Pois bem, uma das principais dicas de como tirar seu passaporte desse passo a passo é preencher o formulário de solicitação no site da Polícia Federal com muita atenção.

Basta acessar a página e clicar em “Assuntos” no menu principal. Em seguida, encontre a opção de “Passaporte” e clique para acessar todas as informações.

Embora seja necessário bastante atenção ao preencher as informações, o formulário é simples e você não deve levar mais que alguns minutos.

Nesse sentido, são 4 telas com informações pessoais, documentos, endereço residencial e e-mail e alguns dados complementares. Ou seja, é algo bem simples e rápido de fazer.

Sala de embarque

Guia do Aeroporto de Galeão: veja antes de viajar!

Maior aeroporto do estado do Rio de Janeiro, o Galeão é o segundo maior do Brasil e conecta voos do mundo todo. Então, conheça tudo sobre esse aeroporto moderno e com dezenas de lojas aqui!

Taxa

Agora que você já separou os documentos e fez o preenchimento do formulário, chegou a hora de pagar a taxa de agendamento do seu passaporte.

Assim que você finalizar o formulário e revisar suas informações, deverá clicar para gerar a sua GRU, ou Guia de Recolhimento da União.

A GRU nada mais é do que um boleto com o valor da taxa para emissão do passaporte, que atualmente gira em torno de R$260.

Ademais, você pode efetuar o pagamento em qualquer casa lotérica, internet banking ou diretamente no seu banco. Logo que pagar sua guia, você estará liberado para realizar o agendamento.

Agendamento

Se você está acompanhando nossas dicas de como tirar seu passaporte, saiba que você já está na metade do caminho! Viu como é algo simples?

Pois bem, agora que você já realizou o pagamento da GRU, seu agendamento deve ser liberado. Aliás, lembre-se que pode levar até 72 horas para compensação do boleto, então tenha paciência.

Acesse o site da Polícia Federal novamente e clique na sessão de agendamento de atendimento. Em seguida, basta preencher com suas informações pessoais e escolher entre os postos e datas disponíveis no sistema.

Vale lembrar que o agendamento pode ser bastante concorrido, portanto procure realizar com antecedência.

Atendimento

Por fim, basta comparecer ao posto da Polícia Federal escolhido no ato do agendamento. Aliás, é importante não chegar atrasado e levar toda a documentação necessária que já mencionamos anteriormente.

Estando lá, você vai passar por um pré-atendimento para confirmação dos seus dados. Então, seguirá para o cadastro das suas digitais, foto e assinatura. Pronto!

Agora é só aguardar o prazo para entrega do documento. Gostou das nossas dicas de como tirar o passaporte?

No entanto, se você ainda estiver inseguro quanto ao processo e preferir fazer todo o procedimento com a ajuda de especialistas, existem agências focadas nesse atendimento.

Nesse sentido, a Passaportes Tur BR é uma empresa com foco exclusivo em assistência para emissão desses documentos. Confira a seguir como contratar a agência!

Computador com logo Passaportes Tur BR

Como comprar facilmente pela Passaportes Tur BR?

Ao comprar os serviços da Passaportes Tur BR, você terá acesso a um processo simples, transparente e colaborativo para intermediar a obtenção do seu passaporte.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Passagem Submarino Viagens: saiba como usar

Confira nosso conteúdo sobre como usar passagem Submarino Viagens e veja as principais dúvidas, como check-in online e mais!

Continue lendo
content

Conheça o cartão BRB DUX Visa Infinite: opção de cartão Premium do Banco de Brasília

Se você quer ter um produto Premium com vantagens tentadoras, então precisa conhecer tudo sobre o cartão de crédito BRB DUX Visa Infinite.

Continue lendo
content

Como comprar pela Azul Viagens?

A Azul Viagens oferece pacotes, traslados, entre outros serviços de turismo com valores imperdíveis. Veja como comprar pela Azul Viagens!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Chegar com antecedência, estar vestindo roupas confortáveis e fazer check-in online são algumas dicas de aeroporto para viagem. Veja mais!

Continue lendo
content

Quero Passagem é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Conheça a plataforma da Quero Passagem e saiba se é confiável, como funciona e se vale a pena comprar passagens de ônibus com ela!

Continue lendo
content

Saldão de pacotes CVC: saiba como funciona e se é confiável

A operadora de turismo CVC está no mercado há mais de 40 anos. Assim, confira se o Saldão de pacotes CVC é confiável e saiba tudo sobre ele!

Continue lendo