Viagens

Guia do Aeroporto de Galeão: veja antes de viajar!

Maior aeroporto do estado do Rio de Janeiro, o Galeão é o segundo maior do Brasil e conecta voos do mundo todo. Então, conheça tudo sobre esse aeroporto moderno e com dezenas de lojas aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 01/06/2022

Viaje sem complicações pelo aeroporto de Galeão: um dos maiores aeroportos do Brasil!

Pessoas andando em aeroporto
Então, veja nossas dicas do Aeroporto de Galeão. Fonte: Pixabay.

Localizado no estado do Rio de Janeiro, o Aeroporto de Galeão é o segundo maior do país quando se trata de movimentação de voos internacionais. Enquanto isso, ocupa a sétima colocação quando falamos de voos nacionais. Ou seja, é um dos principais aeroportos do Brasil. Desse modo, um guia do Aeroporto de Galeão pode ajudar muitos viajantes a entender como ele funciona.

Nesse sentido, preparamos um conteúdo especial com as principais dicas e características desse aeroporto para você se situar melhor caso precise passar por ele em suas viagens. Então, confira a seguir em nosso guia do Aeroporto de Galeão um pouco de sua história, os voos que ele recebe e até alguns serviços que você encontra.

Seoul

Viajar para a Coréia do Sul: o que precisa e quanto custa?

Ainda que não seja muito popular para os ocidentais, a Coreia do Sul está sendo cada vez mais desejada por turistas. Veja aqui como aproveitar esse país!

Anúncios

O Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão

Antes de mais nada, esse aeroporto surgiu na década de 1920 e está localizado na Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro. Aliás, é o principal aeroporto do estado, ficando a apenas 16km do centro do Rio e a 24km de Copacabana. Ou seja, é uma ótima localização para os viajantes que precisam passar por lá.

Além disso, ele conecta rotas de voos da América do Norte, Central e Sul, além da Europa, África e Oriente Médio. Ao todo são 26 companhias aéreas diferentes que operam no Aeroporto de Galeão, que possui o maior sítio aeroportuário do Brasil. Ademais, a movimentação de voos nacionais e internacionais é grande, razão pela qual é um dos maiores aeroportos do país.

Enquanto os passageiros que vão e chegam no Galeão podem optar por aplicativos como Uber ou 99 para se locomover, vale destacar que também existem linhas de ônibus e BRT que fazem o trajeto até diversos terminais. Após ser concedido para iniciativa privada em 2014, o aeroporto passou por diversas obras e melhorias tanto em sua infraestrutura quanto administração.

Desse modo, atualmente os voos do Galeão partem todos do Terminal 2, já que o Terminal 1 encontra-se desativado para esse fim. No entanto, ambos oferecem praça de alimentação, lojas de marcas conceituadas e diferentes produtos cariocas para os usuários locais. Então, confira a seguir um guia do Aeroporto de Galeão mais detalhado dos serviços que ele oferece.

Tipos de voos no Galeão

Espera para embarque em aeroporto
Mas, quais são os tipos de voo? Fonte: Pixabay.

Pois bem, o Galeão possui a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, servindo para conectar rotas nacionais e internacionais. Nesse sentido, o passageiro pode optar por voos diretos saindo desse aeroporto para outros 18 países. Além disso, são inúmeras outras conexões de voos pelo mundo.

Enquanto isso, são mais de 20 destinos domésticos que o Aeroporto de Galeão atende. Isso, é claro, sem contar também as conexões. Ou seja, através dele os passageiros conseguem chegar a basicamente qualquer lugar do Brasil sem maiores problemas. Além disso, o aeroporto é um forte investidor em companhias low cost no Brasil.

Anúncios

Quantos portões tem o Galeão?

Como já mencionamos em nosso guia do Aeroporto de Galeão, foi em 2014 que o aeroporto foi concedido a iniciativa privada. Assim, desde então que toda sua estrutura e administração passaram por reformas, tornando tudo mais organizado e melhorando o atendimento ao público. Além disso, muitas pontes de embarque também foram inauguradas.

Na verdade, a maioria delas aconteceu na época das Olimpíadas de 2016. Entretanto, o objetivo sempre foi o de modernizar e aumentar a qualidade dos serviços prestados. Atualmente, são 58 pontes de embarque disponíveis. Ou seja, é importante ficar de olho no nosso guia do Aeroporto de Galeão para se localizar nos mais de 100 mil metros quadrados de estrutura!

O que tem no aeroporto do Galeão?

Logo em 2016, com o fim da reforma, o Galeão possuía um dos Píer mais modernos em questão de infraestrutura e serviços, o Píer Sul. Com mais de 1km de extensão, a área tem elevadores, esteiras, assentos confortáveis e muita modernidade. Além do Píer novo, outros serviços como lojas, restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos foram inaugurados.

Nesse sentido, o aeroporto conta com dezenas de lojas como chocolatarias, lojas de souvenirs, empórios, lojas Havaianas, joias e semi-joias. Além disso, também conta com marcas renomadas como L’Occitane, Hugo Boss e Michael Kors. Embora sejam lojas de preços mais elevados, o Galeão procura fazer parte do movimento “Mesmo preço da cidade”.

Assim, dezenas de lojas praticam os valores de acordo com o que o consumidor encontra no centro do Rio. Ou seja, não aderem aos famosos preços elevados que são comuns em aeroportos. Enquanto isso, o mesmo se aplica aos restaurantes e cafés do local, que possuem o selo “O barato do Galeão”.

Dessa forma, o consumidor encontra opções de alimentação para todos os bolsos! No aeroporto você encontra desde lanchonetes como a Casa do Pão de Queijo e T.G.I. Friday’s, até Divino Fogão e Piola. Aliás, depois da reforma, o consumidor também encontra comidas típicas cariocas, atraindo ainda mais a atenção do público.

Tem como tomar banho no aeroporto do Galeão?

Pois com tanta modernidade e opções de estabelecimentos que você conferiu no guia do Aeroporto de Galeão, fica difícil pensar que a estrutura poderia melhorar ainda mais. No entanto, o Galeão foi o pioneiro no estado do Rio que trouxe um Aerotel, um hotel dentro do aeroporto.

Aliás, o Aerotel do Galeão fica dentro da área de embarque, o único com acesso aos portões! O objetivo era oferecer melhor conforto e acomodação para quem voa de madrugada ou mesmo possui conexões mais longas. Afinal, lembre-se que o aeroporto conecta voos por todo o mundo.

Desse modo, o viajante pode alugar um quarto e aproveitar para tomar um banho e aproveitar as acomodações para descansar. Nesse sentido, as instalações são bastante modernas e confortáveis, oferecendo TV, ar-condicionado e amenidades. O atendimento fica disponível 24h por dia, facilitando a vida de quem precisa utilizar.

Ademais, o Galão também conta com diversas salas VIP como GOL Premium Lounge, Admirals Club, Star Alliance Lounge, entre outras. De acordo com o que elas oferecem, o passageiro que possui acesso pode aproveitar para relaxar, aproveitar comidas e bebidas e, é claro, também tomar um banho.

3 dicas extras para o viajante no Galeão

Sala de embarque
Então, veja nossas dicas! Fonte: Pixabay.

Se você vai fazer uma viagem de avião, é comum ficar inseguro na hora de realizar os procedimentos no aeroporto. Afinal, uma estrutura tão grande pode parecer confusa e assustadora, mesmo que você já tenha realizado viagens de avião antes. Por isso, trouxemos em nosso guia do Aeroporto de Galeão, 3 dicas para tornar sua viagem mais fácil e confortável caso precise passar por lá.

Organização

Primeiramente, é importante que você saiba o passo a passo que vai precisar fazer para embarcar em seu voo. Nesse sentido, confirme com antecedência as informações da sua passagem aérea como Terminal de embarque, horário de voo e rotas até o aeroporto. Além disso, procure deixar os documentos importantes em uma bolsa a parte de fácil acesso.

Aliás, caso você precise despachar sua bagagem, é interessante chegar com mais alguns minutos de antecedência ao aeroporto. Vale lembrar que, após a privatização e reforma, o atendimento dos serviços do Galeão está muito mais ágil. Assim, os passageiros podem chegar a tempo em seus portões sem maiores transtornos.

Check-in online

Se você está procurando facilitar ainda mais sua vida na hora de embarcar, então o check-in online é imprescindível para economizar seu tempo. Existem companhias que disponibilizam o procedimento de check-in através da internet ou aplicativo até 30 horas antes do horário de partida do seu voo!

Além disso, você poderá evitar filas e agilizar até mesmo na hora de despachar bagagem. Aliás, realizar seu check-in online também reduz o risco de você perder seu voo, já que você está confirmando sua presença ao realizar o procedimento. Então, não tenha medo de usar a tecnologia!

Controle de segurança

Por fim, outro processo mais demorado que pode te custar o voo é o controle de segurança que todos devem passar com suas bagagens de mão. Então, fique atento as regras do que você pode ou não pode levar em sua bolsa antes de ir para o aeroporto. Lembre-se que sua bagagem vai passar pelo raio X de segurança.

Além disso, use roupas confortáveis e fáceis de por e tirar, já que você vai precisar tirar os sapatos para passar pela revista. Ademais, acessórios metálicos e eletrônicos devem ser retirados da bagagem de mão para passar pelo raio X do lado de fora. Ou seja, evite esse tipo de material na mala de mão para economizar tempo!

Então, gostou do nosso guia do Aeroporto de Galeão? E que tal conferir mais dicas de aeroporto para evitar dores de cabeça e começar uma viagem de forma tranquila e agradável? Pois é só acessar nosso conteúdo a seguir para ver tudo o que você precisa organizar antes de uma viagem de avião. Confira!

Aeroporto lotado

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Aeroportos são locais com muita movimentação de pessoas, mesmo em época de pandemia. Portanto, preparamos algumas dicas de aeroporto para viagem para você evitar problemas!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como baixar e usar o aplicativo Foursquare?

Para aproveitar todas as recomendações de estabelecimentos na sua região, veja como usar o aplicativo Foursquare no seu celular!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Portal Trip Turismo?

Para comprar pela Portal Trip Turismo, veja o passo a passo detalhado e adquira seus pacotes! Aproveite viagens com turismo de aventura.

Continue lendo
content

5 melhores cidades no interior de São Paulo para visitar no final de semana

Cunha, Holambra... Veja as melhores cidades do interior de São Paulo para visitar no final de semana e curta uma viagem inesquecível!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo KM de Vantagens: veja como funciona e se vale a pena!

Se você gosta de descontos e prêmios, então vale a pena conferir o aplicativo KM de Vantagens, plataforma exclusiva dos Postos Ipiranga!

Continue lendo
content

Havan ou CVC: qual a melhor para viajar?

Se você está procurando uma boa opção de agência de viagens para programar suas férias, então confira aqui duas ótimas opções, Havan ou CVC!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Quero Passagem?

Viajar de ônibus nunca foi tão fácil! Ao comprar pela Quero Passagem você adquire suas passagens rodoviárias de forma descomplicada!

Continue lendo