Viagens

Guia do Aeroporto de Guarulhos: veja antes de viajar!

Embora seja o maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos é organizado e eficiente, conectando voos do mundo todo. Se você tem viagem programada saindo de lá, veja aqui nosso guia completo sobre ele!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 12/06/2022

Viaje sem complicações pelo aeroporto de Guarulhos: o maior aeroporto do país!

Entrada do Aeroporto de Guarulhos
Confira nosso guia do GRU Airport. Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, você sabia que o Aeroporto de Guarulhos é o maior aeroporto do Brasil? Na verdade, ele também é o segundo maior da América Latina quando se trata da movimentação de passageiros. Ou seja, um guia do Aeroporto de Guarulhos pode ajudar muitos viajantes que vão passar por lá!

Pensando nisso, trouxemos esse conteúdo completo para você conhecer mais sobre ele e conferir informações importantes sobre a estrutura. Então, se você está com viagem marcada e vai passar pelo aeroporto, fique de olho e confira a seguir nosso guia do Aeroporto de Guarulhos!

Aeroporto lotado

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Aeroportos são locais com muita movimentação de pessoas, mesmo em época de pandemia. Portanto, preparamos algumas dicas de aeroporto para sua viagem!

Anúncios

O Aeroporto Internacional de Guarulhos

Primeiramente, como o próprio nome diz, esse aeroporto se encontra na cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo. Nesse sentido, a estrutura fica a cerca de 30km do centro da capital paulista, além de ser um local bastante acessível. Então, se você precisa pegar um voo no Aeroporto de Guarulhos, saiba que existem diversas formas de chegar até lá.

Além de ser o maior aeroporto do país, esse também é um importante ponto de conexão entre voos de todas as partes do mundo. Desse modo, o fluxo de aeronaves e passageiros é bastante intenso. Por isso, se você é um viajante sem experiência, é preciso ficar atento ao nosso guia do Aeroporto de Guarulhos para entender de fato como ele funciona.

Atualmente, sua estrutura conta com três terminais em funcionamento divididos em uma extensão de 192 mil metros quadrados. De um modo geral, são mais de 50 milhões de pessoas que passam pelo aeroporto todos os anos! Mas não fique receoso, já que toda sua estrutura é muito bem organizada e de fácil localização.

Aliás, o Aeroporto de Guarulhos surgiu em 1985 e apenas em 2012 passou a fazer parte de iniciativa privada. Com contrato de 20 anos para operar dessa forma, a concessionária inclui empresas como Airports South Africa e investe bastante em melhorias na estrutura. Vale lembrar que as pistas de decolagens e pousos estão aptas, inclusive, a receber aviões maiores como o Airbus A380, por exemplo.

Tipos de voos no aeroporto de Guarulhos

Pouso no Aeroporto de Guarulhos
Afinal, quais os tipos de voos? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, como já mencionamos em nosso guia do Aeroporto de Guarulhos, sua estrutura comporta três terminais de embarque e desembarque. Nesse sentido, o Terminal 1 atualmente opera exclusivamente voos da Azul Linhas Aéreas. Esse é o menor terminal dentre os três em funcionamento, operando com bastante agilidade e praticidade.

Ademais, o Terminal 2 recebe voos domésticos e internacionais, sendo o maior dos terminais em funcionamento no aeroporto. Por fim, o Terminal 3 opera os voos internacionais de companhias como Latam, Air France, Air Canada, entre outras. Aliás, lembre-se que esse aeroporto é responsável por conectar voos vindos de todo o mundo!

Anúncios

Quantos portões tem o aeroporto de Guarulhos?

Por ser o maior aeroporto do Brasil, o GRU Airport, como também é conhecido, realiza diariamente mais de 800 pousos e decolagens diariamente. Desse modo, é essencial possuir horários e portões disponíveis e hábeis a realizar tamanha movimentação de aeronaves e passageiros.

Pois o Aeroporto de Guarulhos não decepciona nesse quesito. Apenas no Terminal 2, sua maior área para embarques e desembarques, são 42 portões e mais de 180 balcões de check-in! Enquanto isso, o Terminal 1 conta com 9 portões de embarque e o Terminal 3 com um total de 26.

Dessa forma, é importante destacar em nosso guia do Aeroporto de Guarulhos a real necessidade de chegar com antecedência para evitar atrasos e até mesmo perder seu voo. Com uma estrutura tão grande e movimentação intensa de pessoas, é necessário tempo e planejamento para chegar ao seu portão de embarque com tranquilidade e segurança.

O que tem no aeroporto de Guarulhos

Embora o Terminal 1 seja destinado apenas a voos da companhia aérea Azul, nos terminais 2 e 3 você encontra uma variedade grande de serviços. Por exemplo, no Terminal 2 é onde há a maior concentração de lojas e restaurantes como Burger King, Mc Donald’s, Casa do Pão de Queijo, Banco Safra, farmácias, Carrefour, Havaianas, entre outras.

Ainda que o aeroporto pratique preços bastante elevados, você encontra uma boa movimentação nas lojas, quase que como um Shopping Center. Aliás, não é apenas no Terminal 2 que você encontra opções de serviços, e o Terminal 3 não fica muito atrás para quem busca lojas e restaurantes.

Além disso, é lá que você encontra também uma unidade da Receita Federal, onde muitos vão para tirar seus passaportes. Ademais, é no mezanino também do Terminal 3 onde os passageiros encontram disponível um laboratório instalado para realização do teste RT-PCR da Covid-19. Muito mais prático, não é mesmo?

Tem como tomar banho no aeroporto de Guarulhos?

Se você está em trânsito e teve seu voo cancelado, ou mesmo se você perdeu sua conexão, não se preocupe pois existe um hotel dentro do aeroporto para te atender. Isso mesmo, viajantes que precisam de um lugar para dormir e tomar um banho podem contar com o hotel cinco estrelas Fast Sleep e também o Tryp by Wyndham.

Ademais, se você está apenas aguardando para seu embarque também existe a possibilidade de tomar um banho e relaxar utilizando as Salas VIP disponíveis. No entanto, será necessário ser cliente com acesso para poder usufruir dos luxos desses espaços reservados.

Então, é interessante conferir com sua operadora de cartão de crédito, ou até mesmo com a companhia aérea escolhida a possibilidade de acessar uma Sala VIP. Além de chuveiros, os passageiros aproveitam buffets com comida à vontade, bebidas, TV, Wi-Fi e muitos outros serviços disponíveis.

3 dicas extras para o viajante no aeroporto de Guarulhos

Homem observando aeronaves
Então, veja nossas 3 dicas para sua viagem! Fonte: AdobeStock.

Agora que você acompanhou nosso guia do Aeroporto de Guarulhos fica muito mais fácil de entender como funciona a maior estrutura do país, não é mesmo? No entanto, se você tem viagem marcada por lá e ainda está inseguro, separamos algumas dicas essenciais para que tudo saia como planejado. Confira mais a seguir.

Saia com antecedência

Se você vai chegar até o aeroporto através de transporte público, é imprescindível que você saia de casa com bastante antecedência. Nesse sentido, é importante levar em consideração o trânsito de São Paulo, que é imprevisível. Ou seja, o tempo de deslocamento até o aeroporto pode mudar drasticamente.

Além disso, lembre-se que esse é o maior aeroporto do Brasil! Isso significa que você vai precisar de tempo hábil para chegar até lá, despachar malas e se dirigir até o seu portão de embarque. Então, evite começar sua viagem com transtornos e correrias. Afinal, é melhor chegar com antecedência do que acabar perdendo seu voo.

Conexões

Como já informamos em nosso guia do Aeroporto de Guarulhos, você poderá contar com hotéis dentro do aeroporto caso precise esperar sua conexão. Aliás, para quem perdeu o voo ou sofreu cancelamento e não pode voltar para casa, essa é uma excelente opção para descansar.

No entanto, os preços podem ser elevados quando reservados de última hora. Portanto, se você já sabe que vai ficar um tempo longo entre um voo e outro dentro do Aeroporto de Guarulhos, é interessante se programar e já fazer sua reserva em um dos hotéis. Assim, você economiza uma boa quantia já que vai pagar menos por fazer tudo com antecedência.

Evite alguns serviços

Ainda que o Aeroporto de Guarulhos seja uma estrutura gigantesca e completa quando se trata de lojas, restaurantes e serviços, seus preços não são dos mais baratos. Na verdade, os passageiros nem sempre tem uma surpresa agradável quando precisam consumir dentro das dependências do aeroporto.

Dessa forma, procure levar um lanchinho e até mesmo uma garrafa de água para consumir antes de embarcar caso você precise economizar dinheiro. Embora não seja possível embarcar com alguns alimentos, você evita de ter que comprar em restaurantes com preços abusivos. Vale a pena se preparar!

Aliás, se você vai fazer uma viagem internacional ou mesmo se quer economizar sem perder passeios durante suas férias, que tal fazer um bom planejamento financeiro? Pois bem, confira a seguir 10 dicas incríveis para uma organização financeira perfeita antes de fazer sua viagem!

Itens de praia em um fundo amarelo

Organização financeira para uma grande viagem: 10 dicas essenciais para aproveitar!

Para fazer uma viagem dos sonhos, o ideal é guardar um bom dinheiro para não entrar em dívidas antes mesmo de embarcar. Então, confira aqui 10 dicas!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como usar milhas para viajar de graça: passo a passo definitivo para economizar!

Se você quer realizar o sonho de fazer sua viagem, confira como usar milhas para viajar de graça e economize dinheiro! Veja nossas dicas!

Continue lendo
content

Quais as 3 melhores companhia aéreas brasileiras?

Se você está planejando suas férias e vai viajar de avião, confira aqui as melhores companhias aéreas brasileiras e tudo que elas oferecem!

Continue lendo
content

Conheça as 7 Maravilhas do Mundo!

Você sabe quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno? Brasil, México, Itália, Índia e mais países abrigam todas elas. Veja mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como fazer reserva pelo Booking?

Veja como fazer reserva Booking para aproveitar valores imbatíveis de diárias em hotéis, passagens aéreas e mais. Confira como aqui!

Continue lendo
content

Conheça Poços de Caldas: 5 dicas do que fazer e aproveitar!

Se quer ver uma cidade com gastronomia única, passeios para todos os gostos e até águas termais, veja nossas dicas e conheça Poços de Caldas!

Continue lendo
content

Expedia: saiba como funciona e se é confiável!

Conheça a Expedia, uma agência de turismo norte-americana que chegou ao Brasil em 2012. Então, descubra aqui se a Expedia é confiável!

Continue lendo