Dicas

Precisa de visto para a Europa?

Com as novas exigências para turistas na Europa, muitos estão em dúvida se precisa de visto para o Velho Continente. Entenda o que é o ETIAS e como ele pode afetar sua viagem.

Anúncios

Entenda o que mudou com as novas regras de viagem para 2023 e embarque preparado!  

Página de visto e bandeira da União Europeia
Mas, será que o visto é necessário? Fonte: AdobeStock.

Planejar uma viagem internacional envolve a organização de diversos documentos essenciais para o embarque. Se você vai para a Europa, existem novas regras em vigor a partir de 2023 sobre quem precisa ou não de visto.

Ainda que você não tenha pretensões de passar por países do Espaço Schengen, será necessário providenciar uma autorização especial para entrar no Velho Continente. Ou seja, não deixe para a última hora!

TOP 8 países mais baratos para se viajar pela Europa!

Você sabia que é possível viajar gastando pouco por alguns países da Europa? Então confira aqui nossa lista de 8 países que você pode viajar barato e inclua Polônia, Portugal, entre outros destinos no seu roteiro.

Nesse sentido, a autorização para turistas brasileiros que pretendem visitar a Europa recebeu o nome de ETIAS. Seja uma viagem a lazer ou a trabalho, o documento será obrigatório na imigração ainda esse ano.

Então, se você está em dúvida se precisa de visto para entrar na Europa e como fazer para providenciar os documentos, vamos te ajudar. Veja a seguir tudo o que você precisa para ter uma viagem tranquila!

O que é o ETIAS?

Mulher entregando documentos de visto
Afinal, o que é esse novo documento? Fonte: AdobeStock.

Em vigor a partir de novembro desse ano, o ETIAS é a sigla para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. O formulário eletrônico vai emitir uma autorização para viajantes de determinados países que querem visitar a Europa.

Nesse sentido, turistas de outros 14 países como Venezuela, Uruguai, México, Chile, Paraguai e outros destinos da América Latina vão precisar emitir o ETIAS. A nova regra vale para toda a União Europeia.

Portanto, não é só porque você é brasileiro que precisa apresentar o documento como visto para adentrar a Europa. Esse novo sistema tem como objetivo combater o terrorismo e a crise migratórios dos países membros da UE.

Validade do ETIAS

Atualmente, o documento valida a entrada e permanência de turistas por até 90 dias em países do continente europeu onde antes não era necessário nenhum visto. Mas, e se você precisa ficar mais tempo na Europa e não tem visto?

Pois bem, caso seja necessário permanecer nos países que fazem a exigência do ETIAS, o viajante precisará de um visto específico de trabalho, moradia ou estudantil. Portanto, é importante se programar!

Como solicitar o ETIAS

Embora não seja de fato um visto para entrar na Europa, você precisa preencher o formulário do ETIAS de forma online antes da viagem. Será necessário informar o passaporte válido, antecedentes criminais e e-mail.

Além disso, será necessário pagar uma taxa de emissão através de cartão de crédito internacional. Então, é só imprimir o documento em duas vias que serão solicitadas logo no embarque, seja de avião, navio ou outro meio de transporte.

TOP 8 principais pontos turísticos da Europa: os melhores destinos!

A Europa é um continente cheio de culturas e histórias, e atrai milhões de pessoas todo ano. Nesse sentido, confira nossa lista dos principais pontos turísticos europeus que não podem faltar no seu roteiro de viagem!

Prazo e valores

Se você está preocupado com o valor da emissão do ETIAS, fique tranquilo! Inicialmente, o formulário terá uma taxa de apenas 7 euros para emissão. Para menores de 18 anos, não será necessário pagar.

Ainda que as expectativas sejam de um sistema ágil e rápido, as solicitações terão um prazo de até 48 horas para emissão. Ou seja, se você precisa embarcar para Europa, não deixe para solicitar esse documento ou visto no último momento.

Confira quais são os documentos obrigatórios para viajar para Europa!

Mapa com câmera, óculos e passaporte em cima
Então, confira o que é preciso levar! Fonte: AdobeStock.

Ainda que o ETIAS seja um novo documento que tem previsão para entrar em vigor esse ano, existem outros documentos essenciais para uma viagem a Europa. Então, é importante ficar de olho para ter tudo em mãos.

Vale lembrar que por enquanto você não precisa de visto para viajar para a Europa se for como turista. Mas fique de olho quando o portal do ETIAS vai estar no ar! Veja a seguir os demais procedimentos para viajar.

Passaporte válido

Pode parecer óbvio, mas muitos turistas já ficaram retidos por conta do passaporte. Isso porque esse documento precisa ter validade de pelo menos 3 meses após a data planejada de término da sua viagem!

Ou seja, é muito importante que você faça os cálculos da data de retorno ao Brasil e certifique-se de que seu passaporte vai estar válido por mais um tempo até lá. Caso contrário, você vai precisa solicitar um novo.

Seguro Viagem

Além do passaporte com o respectivo visto para quem vai ficar mais de 90 dias na Europa, você também precisa de um seguro para entrar no Velho Continente. Aliás, muito cuidado na hora de contratar o seu Seguro Viagem.

Isso porque alguns países também exigem um valor mínimo, especialmente devido a pandemia do Covid-19. Nesse sentido, o serviço vai precisar cobrir todos os gastos caso você venha a contrair essa doença. Fique de olho!

Carta convite ou reservas

Quem é que não quer economizar em uma viagem e se hospedar na casa de um amigo? Pois bem, se esse amigo mora na Europa, ele vai precisar te enviar uma carta assinada declarando que você é um convidado em sua casa!

Se você está viajando a trabalho, quem assina sua carta convite é a própria empresa. Enquanto isso, para turistas que vão se hospedar em hotéis, será necessário apresentar comprovantes de reserva impressos na imigração.

Passagens aéreas

Se você é turista e não tem visto de estudante ou trabalho para entrar na Europa, então precisa apresentar mais um documento, as passagens aéreas. Principalmente as passagens de volta ao Brasil ou saída da Europa.

Aliás, caso você vá fazer uma viagem multidestinos dentro do Velho Continente, também vai precisar apresentar todas elas na imigração. A ideia é barrar a entrada de quem deseja permanecer ilegalmente nos países europeus.

Comprovantes financeiros

Isso mesmo, as autoridades europeias solicitam comprovação de recursos financeiros de pelo menos 60 euros por dia para os viajantes. Aliás, os comprovantes precisam ser impressos, então solicite ao seu banco antes da viagem!

Como você pode ver, não precisa necessariamente de um visto para viajar para a Europa, mas são muitos outros documentos e burocracias para programar! Então, que tal contratar um bom Seguro Viagem antes de embarcar?

A Universal Assistance é uma das maiores seguradoras do mercado e oferece planos completos para viagens em diversos países do mundo. Veja a seguir como comprar seu Seguro Viagem e embarque tranquilo!

Casal de mãos dadas em Machu Picchu

Como comprar facilmente com a Universal Assistance?

Contratar o Seguro Viagem da Universal Assistance é mais fácil do que você imagina. São diversos planos disponíveis para atender todos os perfis de viajantes de todas as idades!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Investir em imóvel, carro ou viagem internacional?

Afinal, vale mais a pena comprar um carro, um imóvel ou fazer uma viagem? Os investimentos variam de curto a longo prazo. Veja qual melhor!

Continue lendo
content

Buser: saiba como funciona e se é confiável viajar!

Se você está em dúvida se a Buser Viagens é confiável, confira aqui como funciona essa plataforma que oferece descontos incríveis!

Continue lendo
content

Melhores notebooks para trabalhar viajando!

Samsung, Asus, LG... existem marcas e modelos de notebooks que são ideais para quem quer trabalhar viajando. Confira os melhores!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Viagens fora de pico: 7 ideias de roteiros nacionais fora de época

Você pode conhecer lugares incríveis no Brasil com tranquilidade e ainda economizar escolhendo viagens fora de pico. Veja algumas opções!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Embarca.ai?

Quer mais praticidade para de viajar de ônibus? Então você precisa começar a usar o aplicativo Embarca.ai! Saiba como baixar gratuitamente!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo CheckMyBus?

O aplicativo CheckMyBus está disponível gratuitamente para o celular. Para usar, é só fazer o download e buscar a melhor opção de passagem!

Continue lendo