Dicas

Mala despachada: um guia completo!

Sua viagem começa com a preparação da sua mala! Mas é preciso saber o que levar ou não para evitar dores de cabeça e prejuízo. Veja um guia completo para montar sua mala!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 07/12/2022

Entenda tudo sobre as bagagens despachadas em voos nacionais e internacionais e evite transtornos na sua viagem!

Mala de mão e mochila próximo a assento
Confira tudo sobre as malas despachadas! Fonte: Pixabay.

Quando falamos em viagem de avião, um dos principais pontos principais é com certeza sua bagagem. No entanto, muitos ainda se sentem perdidos quando se trata da mala de mão ou da mala despachada, por isso trouxemos um guia completo.

Isso é, você vai entender exatamente o que é cada uma dessas bagagens, além de conferir o que deve ou não levar com você. Assim você evita começar a viagem com problemas logo no aeroporto, não é mesmo?

Mala aberta sobre a mesa

Mala de viagem: veja como organizar em 5 passos!

Arrumar as malas pode ser difícil e exaustivo. No entanto, com um passo a passo simples você pode organizar sua bagagem de maneira rápida e estratégica.

Aliás, um erro na sua mala despachada ou de mão pode resultar em prejuízos, razão pela qual um guia e algumas dicas podem fazer tanta diferença! Desse modo, você evita ter que gastar dinheiro para repor qualquer item.

Então, vai viajar de avião e ainda tem dúvidas sobre sua bagagem? Pois continue a leitura para entender mais sobre o que pode ou não levar com você na aeronave e monte sua mala de viagem de forma correta!

O que é uma bagagem despachada e uma bagagem de mão?

Esteira de babagem em aeroporto
Afinal, como funciona esse serviço nos aeroportos? Fonte: Pixabay.

Seja em viagens de negócios ou lazer, a bagagem é um item essencial! No entanto, existem dois tipos diferentes de mala quando se trata de viagem de avião. Estamos falando da mala de mão, e da mala despachada.

Bagagem de mão

Primeiramente, a bagagem de mão é aquela que, como o próprio nome sugere, vai junto com você na cabine. Ela é menor e precisa seguir as restrições estipuladas por cada companhia aérea quanto as dimensões.

De um modo geral, segundo o guia oficial da ANAC, a mala de mão se difere da despachada já que deve ter um peso máximo de 10kg. No entanto, ela é tão importante quanto a outra e vamos falar disso mais adiante.

Ademais, essa mala deverá passar pelo raio X dos aeroportos quando você embarca ou desembarca. Ou seja, é aqui que você deve evitar alguns objetos como frascos com líquidos, itens pontiagudos ou cortantes, entre outros.

Bagagem despachada

Como você já deve imaginar, a bagagem despachada é aquela que não vai com você dentro da cabine, mas sim no porão do avião. Mais a seguir nesse guia você vai conferir o que pode ou não levar na mala despachada.

Afinal, existem alguns itens que são permitidos dentro desse tipo de bagagem, facilitando a vida de quem viaja para longe. Quando possuir uma mala para despachar, é necessário realizar o check-in no balcão para pesar e entregar a mala.

Aliás, é essa bagagem que você deverá retirar na esteira dos aeroportos depois que desembarcar. Por isso é importante identificar sua mala propriamente para evitar transtornos!

O que pode ir dentro da mala despachada?

Mais importante do que o que você pode ou não levar na sua mala despachada, é conferir o guia da companhia e entender as dimensões desse tipo de bagagem! Confira peso e medidas para não passar apuros no aeroporto.

Ademais, pense no seu destino quando estiver preparando sua lista de itens. Nesse sentido, existem regras diferentes do que você pode levar para voos nacionais e internacionais na sua bagagem despachada.

Voos nacionais

Primeiramente, se você vai fazer uma viagem nacional e precisa despachar sua mala, confira se esse serviço está incluso nas suas passagens, tudo bem? Afinal, você pode acabar pagando um valor alto se solicitar no ato do check-in.

Embora você possa incluir líquidos na mala despachada, o guia da ANAC não permite mais do que 1 litro. Aliás, você também pode transportar bebidas alcóolicas em voos nacionais se não exceder o volume mencionado.

Além de líquidos, roupas e acessórios, outros itens permitidos incluem:

  • Objetos pontiagudos como tesouras e alicates
  • Aerossóis
  • Objetos magnéticos como caixas de som
  • Cadeira de rodas
  • Cartuchos

Voos internacionais

Para voos internacionais, existem algumas pequenas diferenças que vamos trazer nesse guia para você fazer sua mala a ser despachada de acordo com as regras. De qualquer forma, sempre verifique com a companhia aérea, tudo bem?

Homem segurando mala parado no aeroporto

Como aproveitar voos com conexões longas?

Fazer voos com conexão pode ser uma boa forma de economizar seu dinheiro. Você pode aproveitar para explorar o local enquanto espera o próximo embarque. Veja dicas!

Aliás, além da companhia aérea também é preciso saber as regras de imigração antes de escolher os itens da mala. Por exemplo, bebidas alcóolicas possuem restrições diferentes de acordo com cada país.

Para voos internacionais, você ainda pode levar na mala despachada além das suas roupas e acessórios:

  • Cadeira de rodas mediante solicitação prévia
  • Líquidos, não ultrapassando 1 litro no total
  • Objetos pontiagudos, com exceção de armas
  • Cosméticos e medicamentos com receita médica

Dicas para sua bagagem despachada: veja 5!

Funcionário de aeroporto carregando avião com malas
Confira dicas para sua mala despachada! Fonte: Pixabay.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona a bagagem de mão e a mala despachada, veja esse guia com dicas exclusivas! Assim você poderá preparar sua bagagem de forma adequada e evitar dores de cabeça.

Inclua a tarifa na passagem

Embora as passagens aéreas para voos internacionais já possuam uma mala despachada inclusa na tarifa, essa nem sempre é uma regra. Nesse sentido, é bom conferir os serviços do seu voo antes de finalizar a compra.

Para empresas de baixo custo, é necessário pagar a parte para despachar malas, tanto para voos nacionais quanto internacionais. Enquanto isso, voos nacionais geralmente não incluem essa opção, então fique antes na hora de escolher!

Confira as medidas

Depois de comprar suas passagens e se certificar de que pode despachar sua mala sem custo algum, é essencial conferir as restrições de medida. Isso é, o limite de peso de cada bagagem, bem como o tamanho.

Nesse sentido, você pode conferir o guia da companhia aérea escolhida para ver as regras da mala despachada e de mão. Caso você não siga as instruções corretamente, poderá pagar uma taxa adicional na hora do check-in!

Prepare a mala de mão

Uma das principais dicas desse guia para sua mala despachada e pensar com cuidado na sua bagagem de mão! Isso mesmo. Afinal, se acontecer um extravio ou se você perder a mala despachada, precisará contar com itens reserva.

Então, procure sempre levar uma troca de roupas na sua mala de mão para não passar apertado nessas situações. Além disso, é bom incluir alguns itens mais importantes nessa bagagem para não correr riscos, já que ela vai com você na cabine.

Separe os itens

Na hora de fazer sua mala de viagem, separe itens mais sensíveis como cosméticos, bebidas ou objetos que correm o risco de quebrar. Existem sacos plásticos específicos que você pode lacrar para evitar vazamentos.

Ademais, reforce os fechamentos e embrulhe os objetos mais sensíveis em plástico bolha. Lembre-se que a mala despachada vai no porão da aeronave e não é manejada com muito cuidado pela equipe do aeroporto.

Identifique a mala

Como já mencionamos nesse guia, enquanto a bagagem de mão vai com você na cabine, a mala despachada precisa ser retirada após o desembarque. Isso significa que você deverá encontrar a esteira referente ao seu voo para pegar sua mala.

Nesse sentido, todas as outras bagagens do voo estarão disponibilizadas no mesmo lugar e as chances de você se confundir são enormes! Portanto, utilize marcadores como adesivos ou fitas, por exemplo, para identificar facilmente sua mala.

Então, que tal começar a se organizar para a próxima viagem? Você pode aproveitar o curso exclusivo Sua Mala Organizada para aprender a montar sua bagagem em minutos! Sem estresse ou dificuldades. Veja a seguir como fazer!

Iara Restini com logo do curso

Curso Sua Mala Organizada: veja como comprar

Depois de comprar o curso Sua Mala Organizada, você nunca mais terá que se preocupar com sua bagagem, ou esquecer itens em casa. Confira o passo a passo!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Conheça o cartão Santander Unlimited Visa Infinite e saiba se vale a pena!

O cartão Santander Unlimited Visa Infinite vale a pena para quem gosta de acumular pontos e trocar por viagens e produtos. Conheça-o!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o Sistema de Reservas EZ Travel?

Entenda como usar o Sistema de Reservas EZ Travel e leve seus negócios de turismo para o digital com segurança e praticidade! Veja como!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Traveloka?

Aproveite pontos de fidelidade, ofertas exclusivas e dicas de viagens ao usar o aplicativo Traveloka! A plataforma é gratuita e prática!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Agência Vamos é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Com foco em turismo, bem-estar e empoderamento feminino, a agência Vamos é confiável e oferece roteiros de viagem incríveis!

Continue lendo
content

5 dicas fáceis para viajar com seu gato sem stress

Levar brinquedos e identificar o seu bichano são dicas para viajar com gato e fazer um passeio tranquilo. Veja outras e se informe aqui!

Continue lendo
content

Brother’s Trip é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Se você está interessado em fazer uma viagem bate e volta, mas tem receio de comprar online, confira se a agência Brother’s Trip é confiável!

Continue lendo