Dicas

Veja 7 dicas para escolher restaurantes em viagens!

Pesquisar mais sobre a cidade e evitar lugares lotados de turistas são algumas das principais dicas para escolher bons restaurantes! Confira mais detalhes de como aproveitar o turismo gastronômico em viagens!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 25/11/2022

Entenda como procurar e encontrar os melhores restaurantes para curtir um turismo gastronômico!

Rua com restaurantes e mesas na calçada
Então, conheça tudo sobre turismo gastronômico e veja dicas de como praticar! Fonte: AdobeStock.

Embora muitos a ignorem, a culinária de cada cidade faz parte da cultura local. Se você gosta de viajar, é importante não focar apenas em pontos turísticos. E que tal algumas dicas para escolher os melhores restaurantes em viagens?

Além de colaborar com a economia local, encontrar bons restaurantes vai contribuir para que você mergulhe de fato em uma cultura diferente! Na verdade, o turismo gastronômico pode ser considerado uma experiência essencial.

food truck com homem servindo comida para mulher

Turismo gastronômico: 10 dicas para aproveitar a culinária enquanto viaja!

Uma forma de turismo muito comum no Brasil e no mundo, o turismo gastronômico é uma opção incrível para quem quer mergulhar nas tradições do local de destino.

Mas isso não significa que você precisa gastar rios de dinheiro para comer em restaurantes renomados mundialmente. Isso é, você pode encontrar opções maravilhosas que parecem escondidas dos turistas.

Afinal, qual outra forma mais deliciosa aproveitar essa experiência cultural? Então, se você também é um apaixonado por novas culturas, confira a seguir algumas dicas para escolher seus restaurantes durante suas viagens!

O que é um turismo gastronômico?

Grupo de amigos praticando turismo gastronômico
Mas, afinal, em que consiste o turismo gastronômico e como fazer para incluir na viagem? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, saiba que esse tipo de turismo tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo. Nesse sentido, ele consiste em conhecer mais sobre a cultura do destino apreciando a culinária local.

Mas isso não significa ir até um restaurante famoso e pagar caro por um jantar, por exemplo. O turismo gastronômico deve ser feito sem pressa, procurando opções de estabelecimentos que tragam de fato a cultura em seus pratos.

Aliás, você não precisa ir muito longe para praticar esse tipo de turismo. Isso é, no Brasil cada região pode oferecer pratos típicos, temperos específicos e muita história através dos seus restaurantes!

Uma das dicas mais importantes para quem deseja escolher os melhores restaurantes durante suas viagens é pesquisar bastante sobre o destino. Assim você garante que vai entender um pouco mais sobre a cultura.

Templo japonês

Guia de viagem do Japão: veja antes de viajar!

O Japão é um país com diferenças culturais incríveis e lá você vai aproveitar uma gastronomia invejável, além de conhecer paisagens, palácios e monumentos inesquecíveis.

Dicas para escolher os melhores restaurantes em viagens: veja 7!

Vitrine de Bistrô com cardápio
Então, confira as dicas de como encontrar bons restaurantes enquanto viaja pelo mundo! Fonte: AdobeStock.

Como você pode ver, o turismo gastronômico vai muito além de experimentar comidas e comer em locais caros. Quer saber como ter essa experiência? Confira a seguir algumas dicas para escolher os restaurantes nas suas viagens!

Evite locais turísticos

Pode parecer controverso, mas a ideia na hora de conhecer a culinária local é fugir dos lugares lotados de turistas. Afinal, quanto mais concorrido, maiores são as chances de que o restaurante perdeu a personalidade.

Além disso, você pode acabar sofrendo para conseguir uma reserva! Então, se você não quer gastar muito e quer conhecer de verdade a culinária local e seus temperos, vale a pena apostar em um estabelecimento menos popular.

Pesquise sobre a cidade

Assim como quaisquer outras dicas de viagens, para escolher os restaurantes ideias você vai precisar pesquisar e entender melhor seu destino. Portanto, separe um tempo para conferir tudo sobre a cidade.

Quando entender melhor a história e os polos mais agitados, você logo vai conhecer os restaurantes mais famosos. Então, basta decidir quais são, de fato, os melhores para visitar e que mais tem a ver com você.

Escolha além das fotos

Embora possa parecer um ótimo ponto de referência, escolher os restaurantes em viagens apenas pelas fotos do cardápio é uma das dicas a se evitar! Afinal, muita coisa pode sair diferente na hora da refeição.

Conferir algumas imagens dos pratos serviços pode sim ajudar para entender mais sobre o cardápio. No entanto, não tome sua decisão baseado apenas nas fotos! Procure conferir a avaliação e localização, bem como outras categorias.

Fique atento enquanto anda

Além de pesquisar mais sobre o seu destino e os principais pontos turísticos, a melhor maneira de encontrar um bom restaurante é caminhando. Isso mesmo! Passeie a pé pela cidade, atento aos estabelecimentos.

Entretanto, procure evitar restaurantes com pessoas chamando clientes na porta, ou lugares vazios demais. Caminhe na região do seu hotel e procure conferir os estabelecimentos que tem mais a sua cara.

Não precisa gastar muito

Ainda que os restaurantes renomados mundialmente possam chamar a atenção de qualquer viajante, eles não são a única opção. Claro, nada impede de conhecer esses lugares se você deseja ter essa experiência.

No entanto, uma das melhores dicas para escolher restaurantes bons em suas viagens é procurar opções locais. Sejam elas feiras, trailers e até supermercados! Lá você vai encontrar uma culinária realmente típica da cidade.

Use aplicativos

Atualmente, a tecnologia oferece diversos meios para ajudar na hora de planejar uma viagem. Nesse sentido, você pode encontrar aplicativos gratuitos que oferecem indicações de restaurantes e outras atrações ao redor do mundo.

Plataformas como o Foursquare, Maps.Me, Wanderlog, entre outros tantos trazem indicações de roteiros e, claro, restaurantes para você escolher o que mais te agrada. Vale a pena baixar e acessar.

Prefira os menus mais simples

Pode parecer prático encontrar um estabelecimento com infinitas opções de menu, não é mesmo? Pois aqui temos mais uma das dicas para evitar na hora de escolher restaurantes em viagens!

Afinal, quando as opções são muito diversas, as chances de não apresentar nenhum prato especializado de verdade são grandes. Portanto, se a ideia é apreciar uma comida típica, prefira restaurantes com menus mais concisos.

Aliás, já pensou em conhecer a gastronomia de diversas nacionalidades? Então você precisa conferir os cruzeiros da MSC Cruzeiros! Além de eventos e atrações, a companhia oferece restaurantes maravilhosos! Veja como comprar!

Nome da MSC

Como comprar facilmente na MSC Cruzeiros?

Com pacotes disponíveis diretamente no site oficial da companhia, a MSC Cruzeiros oferece opções para todos os gostos e bolsos. Veja aqui como comprar!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

15 melhores cartões para quem viaja muito e quer curtir vantagens!

Cartões de crédito são ótimos para quem costuma viajar com frequência, então confira os melhores cartões para quem viaja e escolha o seu!

Continue lendo
content

Passagem Submarino Viagens: saiba como usar

Confira nosso conteúdo sobre como usar passagem Submarino Viagens e veja as principais dúvidas, como check-in online e mais!

Continue lendo
content

Aplicativo Trafi: veja como funciona e se vale a pena!

O aplicativo Trafi vale a pena para quem quer consultar horários de transporte público e até comparar rotas em diversas cidades pelo mundo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem aérea em promoção na ViajaNet?

Confira como comprar passagem aérea Viajanet em promoção para viajar. Também é possível adquirir pacotes e serviços como hotéis e pacotes!

Continue lendo
content

CVC ou Decolar: qual a melhor para viajar?

A CVC ou Decolar podem te oferecer valores imperdíveis de pacotes de viagem, então confira suas vantagens e desvantagens antes de escolher!

Continue lendo
content

Viagens fora de pico: 7 ideias de roteiros nacionais fora de época

Você pode conhecer lugares incríveis no Brasil com tranquilidade e ainda economizar escolhendo viagens fora de pico. Veja algumas opções!

Continue lendo