Viagens

Guia de viagem do Japão: veja antes de viajar!

O Japão é um país com diferenças culturais incríveis e lá você vai aproveitar uma gastronomia invejável, além de conhecer paisagens, palácios e monumentos inesquecíveis. Então, veja algumas dicas e planeje sua viagem!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 10/08/2022

Confira dicas e sugestões do que fazer no Japão: programe-se para conhecer essa cultura milenar surpreendente e aproveite ao máximo!

Templo japonês
Confira nosso guia de viagem para o Japão. Fonte: Pexels.

Com diferenças culturais que encantam qualquer turista, o Japão é um dos países mais interessantes para se conhecer. No entanto, se você vai viajar para o Japão, é importante se planejar com calma.

Afinal, são costumes, língua, comida e muitas outras diferenças que precisam ser levadas em consideração para evitar qualquer transtorno. Aliás, você sabia que pode ofender um japonês apenas por andar e comer ao mesmo tempo?

Seoul

Viajar para a Coréia do Sul: o que precisa e quanto custa?

Ainda que não seja muito popular para os ocidentais, a Coreia do Sul está sendo cada vez mais desejada por turistas. Veja aqui como aproveitar esse país!

Pois bem, os países asiáticos possuem regras de etiqueta e diferenças culturais que podem levar a situações desagradáveis. Além disso, em um país tão longe do nosso, um bom planejamento pode evitar gastos desnecessários.

Então, antes de viajar para o Japão, confira algumas dicas para fazer um passeio agradável e aproveitar ao máximo sua estadia. Veja a seguir quais os melhores meses para visitar, documentos necessários e muito mais!

Anúncios

Qual a melhor época para visitar o Japão?

Japonesa andando na rua
Afinal, quando ir? Fonte: Pexels.

Embora o Japão seja um lugar maravilhoso para se visitar em qualquer época do ano, alguns meses são mais movimentados do que outros. Então, se você não gosta de multidões, evite a alta temporada.

Nesse sentido, a época mais movimentada no país é durante o outono, entre os meses de setembro e dezembro. Como as temperaturas estão mais amenas, a concentração de turistas tende a aumentar.

Ademais, caso você goste de um clima mais quente, pode viajar para o Japão entre março e junho. Se você preferir o frio, procure visitar o país durante o inverno. Mas lembre-se que lá as temperaturas ficam abaixo de zero!

Dicas de hotéis para ficar

Assim como qualquer outro lugar no mundo, as maiores cidades do Japão são onde você encontra os hotéis mais caros. Entretanto, é também onde há a maior variedade de hospedagem.

Aliás, o país é famoso por hotéis e pousadas diferenciadas, como os hotéis cápsulas. Essa é uma hospedagem de tamanho bastante reduzido, então se você tiver problemas com espaços fechados, talvez não seja uma boa ideia.

Hotel Cápsula Japonês: saiba tudo sobre!

Se você gosta de viajar e conhecer novas culturas, então precisa conhecer o hotel cápsula japonês. Isso mesmo, os quartos não passam de 2 metros de comprimento!

Ademais, outro tipo de hospedagem característico da cultura japonesa são as pousadas familiares chamadas de ryokans. Se você quiser ter uma experiência típica do país, pode tentar fazer uma reserva.

Quanto aos preços, a variação é grande! Por exemplo, você encontra quartos em hotéis cápsula por cerca de R$100 a diária. Enquanto isso, hotéis de luxo no Japão podem custar mais de R$2 mil por dia!

Seja qual for sua escolha para se hospedar durante sua estadia no país, certifique-se de que está próximo a uma estação de metrô. Afinal, esse é o principal meio de transporte do Japão e você vai economizar tempo e dinheiro!

Anúncios

O que é preciso para viajar para o Japão?

Primeiramente, fazer uma viagem internacional requer planejamento. Ou seja, é necessário se organizar e conferir tudo que é necessário para entrar no país para evitar qualquer tipo de contratempo depois.

Documentos

Assim como em qualquer outro país, será necessário apresentar seu passaporte com validade superior a 6 meses para conseguir embarcar. Além disso, é importante informar que você vai precisar de um visto válido para entrar no Japão.

Mas não se preocupe, não é preciso fazer nenhuma entrevista para conseguir seu visto. Basta preencher um formulário digital no site do Consulado Japonês e apresentar documentos como passagens de ida e volta e reservas de hotel.

Moeda

Talvez você não saiba, mas a moeda oficial do Japão é o iene. Portanto, é bom se planejar para comprar um valor ideal em espécie e levá-lo com você durante a viagem. Lembre-se que cartões de crédito nem sempre são a melhor opção!

Aliás, não deixe para comprar a moeda de última hora! Afinal, o iene não é como o dólar ou euro, por exemplo. Como tem pouca saída, é precisa reservar a compra com a casa de câmbio com antecedência.

Seguro Viagem

Como qualquer outro passeio internacional, se você vai viajar para o Japão é muito importante fazer a contratação de um Seguro Viagem. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer durante a viagem.

Aliás, imprevistos acontecem o tempo todo e ter o respaldo de uma Assistência Médica internacional pode fazer toda a diferença no seu atendimento. Então, não embarque sem contratar um Seguro Viagem.

Como organizar sua viagem para o Japão: veja 5 dicas

Rua do Japão à noite
Confira como se programar para a viagem. Fonte: Pexels.

Além de ser um país muito rico culturalmente, o Japão possui uma culinária invejável! Ademais, existem diversos monumentos e lugares com muita história, arte e, é claro, costumes interessantes.

Aliás, existem até algumas peculiaridades da cultura japonesa que pode ser interessante pesquisar e entender antes de embarcar. Assim você evita qualquer situação desagradável. Veja a seguir algumas dicas para aproveitar melhor sua viagem.

Expressões

Pois bem, pode ser uma boa ideia conferir algumas expressões da língua antes de viajar para o Japão. Afinal, com tanta diferença cultural, nada mais justo do que aprender algumas palavrinhas mágicas para se comunicar melhor.

Embora a pronúncia possa confundir algumas pessoas, você pode praticar falar algumas palavras como “com licença”, “obrigado” ou até mesmo “quanto custa” e mostrar seu interesse na língua. Os japoneses valorizam muito a tentativa!

No entanto, caso você não guarde as expressões na memória, saiba que a maioria das cidades turísticas oferece placas, avisos e até cardápios em inglês. Então não se preocupe, pois a comunicação pode ser mais fácil do que você imagina!

Regras de etiqueta

Se você não pretende ofender nenhum japonês, é importante pesquisar alguns costumes e regras de etiqueta antes da sua visita. Assim você vai evitar passar por situações desagradáveis e receber olhares de reprovação.

Por exemplo, você sabia que andar pelas ruas do Japão comendo ou tomando chá pode ser um desrespeito? Ainda que existam inúmeras máquinas de lanches e bebidas, o consumo deve ser feito ali mesmo, onde há bancos e lixeira.

Ademais, outro comportamento polêmico é o de espetar o hashi no arroz, aqueles palitinhos que você usa para comer. Essa prática remete aos funerais e fazer isso em um restaurante pode render olhares de reprovação!

Internet

Ainda que existam muitos pontos de Wi-Fi pelo país, essa pode não ser a opção mais segura para usar a internet no Japão. Então, se você tem viagem programada, pode aproveitar para encomendar seu chip de celular.

Isso mesmo, você pode utilizar sites como o da Brastel, uma empresa japonesa de telecomunicações, e pedir seu chip de turista. Quando chegar no país você pode retirar o cartão SIM direto no aeroporto.

Além disso, você também pode alugar aparelho de Wi-Fi portátil que funciona até mesmo nos lugares mais remotos do país! Tanto a retirada quanto a devolução são simples e você pode levar com você enquanto viaja por lá.

Cidades turísticas

Embora muitos viajantes queiram fugir dos lugares mais turísticos, no Japão essa regra pode ser contrária. Afinal, nas cidades mais conhecidas você encontra uma infinidade de lugares incríveis para conhecer!

Nesse sentido, conhecer a capital Tóquio é quase uma parada obrigatória. Além disso, Quioto é uma excelente opção para quem quer conhecer templos e palácios com muita cultura e história.

Enquanto isso, Osaka pode te surpreender com tanta modernidade e vida noturna agitada. Na verdade, o Japão reserva lugares e atividades que podem atender a todos os perfis de viajante. Então, aproveite!

Passe de metrô

Se você quer economizar e deixar sua viagem muito mais prática, vale a pena utilizar o transporte público no Japão. Nesse sentido, o país oferece um dos mais modernos meios de transporte no mundo!

Então, vale a pena comprar um passe para usar os trens e metrôs sem restrições. Portanto, procure adquirir o JR Pass que está disponível para 7, 14 ou 21 dias de viagem. No entanto, é necessário comprar com antecedência!

Aliás, um dos maiores gastos que você pode ter durante sua viagem ao Japão é com as passagens aéreas. Por isso, pode ser uma boa ideia encontrar um lugar com voos em promoção.

Com a Decolar, você pode parcelar suas passagens, encontrar valores mais em conta e economizar ainda mais! Quer saber como aproveitar as promoções e comprar seu voo no site? Acesse a seguir e veja o passo a passo!

Logo Decolar roxo

Como comprar passagens e pacotes de viagens na Decolar?

Está se preparando para as suas férias? Então aprenda como comprar na Decolar Viagens e garanta desde já todos os serviços para deixar seu descanso perfeito.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como comprar facilmente na Top Turismo?

Planejar sua viagem nunca foi tão fácil! Ao comprar pela Top Turismo você monta um roteiro completo com a sua cara! Veja como!

Continue lendo
content

Como pesquisar e escolher as melhores passagens aéreas: o guia definitivo!

Se você quer saber como pesquisar e escolher passagens aéreas, então confira aqui algumas dicas infalíveis para pagar menos e economizar!

Continue lendo
content

Como comprar pacote de viagem na CVC?

Você quer saber como comprar pacote de viagem na CVC? Pois você pode fazer isso online e com facilidade através do site. Veja como aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Confira algumas dicas de como tirar passaporte facilmente: entenda o passo a passo!

Veja algumas dicas de como tirar seu passaporte para uma viagem internacional: processo, documentação, agendamento, taxas e mais!

Continue lendo
content

Mytrip é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Está em dúvida se a Mytrip é confiável para comprar passagens, hospedagem e alugar carros? Então saiba tudo sobre a agência aqui!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Azul Linhas Aéreas: veja antes de viajar!

Veja como fazer o check-in Azul Linhas Aéreas e agilize seu embarque. Assim você vai saber como é viajar com a Azul Linhas Aéreas!

Continue lendo