Curiosidades

Programa e-Residency: cidadania virtual na Estônia para empreender!

Com o e-Residency, você poderá possuir uma empresa startup na Estônia com taxas amigáveis e transparentes. Todo o programa é feito pelo governo estoniano de forma segura!

Anúncios

Confira o que é o programa e veja como ter acesso para criar sua empresa na Europa!   

Mulher sorrindo de fone usando notebook
Então, conheça o programa e veja se vale a pena! Fonte: e-Residency.

Embora tenha surgido há quase uma década, o programa e-Residency está se tornando cada vez mais popular atualmente. A ideia é oferecer uma cidadania virtual para quem deseja empreender de forma remota na Estônia.

Aliás, milhares de pessoas no mundo já investiram no programa e muitas acabaram se mudando para o país cuja população equivale a 20% da capital paulista. Mas tamanho não é documento e o governo local tem muito a oferecer!

TOP 8 países mais baratos para se viajar pela Europa!

Você sabia que é possível viajar gastando pouco por alguns países da Europa? Então confira aqui nossa lista de 8 países que você pode viajar barato e inclua Polônia, Portugal, entre outros destinos no seu roteiro.

Nesse sentido, empreender na Estônia pode ser menos burocrático do que abrir seu negócio no Brasil, além de ter impostos mais amigáveis. Muitas empresas já conseguiram até mesmo aportes altos de investidores estrangeiros.

Portanto, se você quer trabalhar remotamente e tem uma boa ideia de empresa, vale a pena conferir o e-Residency e conseguir sua cidadania virtual na Estônia. Quer saber como funciona? Então veja mais detalhes na sequência.

O que é o e-Residency?

Mãos abrindo o kit e-Residency
Mas, afinal, o que é o e-Residency? Fonte: e-Residency.

Em vigor desde 2014, o e-Residency é um programa que vai funcionar como uma identidade digital para empreender na Europa. Ainda pouco conhecido no Brasil, ele é uma oportunidade de abrir seu negócio online dentro da UE.

Aliás, todo o programa é oferecido pelo próprio governo da Estônia como uma cidadania virtual, então não se preocupe pois é totalmente confiável. Os empreendedores interessados vão na verdade abrir um “CNPJ europeu”.

Através dele, poderão fazer transações com empresas europeias e movimentações em euro sem pagar taxas cambiais. Além disso, podem receber aportes de investidores estrangeiros e os impostos ainda são amigáveis.

Atualmente, já são mais de 100 mil empreendedores remotos estrangeiros que abriram seus negócios na Estônia. Ao todo são mais de 170 nacionalidades diferentes aproveitando essa oportunidade única de ter uma empresa na Europa.

Como funciona o programa?

Pode parecer um sonho distante, mas o governo da Estônia facilita bastante o processo de cidadania virtual no país. De um modo geral, os interessados devem preencher um formulário online e pagar algumas taxas.

Dessa forma, é possível ter uma empresa remota com funcionamento menos burocrático do que no Brasil! No entanto, lembre-se que o e-Residency é apenas para negócios online e não te dá direito a circular livremente pela Europa, ok?

Ademais, as taxas de impostos serão direcionadas para o próprio país e não são altas, apenas 20% sobre o capital distribuído. Isso é, se você pagar dividendos ou recompensa financeira aos investidores.

Agora se o seu capital for reinvestido na própria empresa, o governo da Estônia não fará cobrança de impostos. As ideias variam desde soluções em gestão pública até plataformas para aulas online. Então seja criativo!

Mapa com câmera, óculos e passaporte em cima

TOP 8 principais pontos turísticos da Europa: os melhores destinos!

A Europa é um continente cheio de culturas e histórias, e atrai milhões de pessoas todo ano. Nesse sentido, confira nossa lista dos principais pontos turísticos europeus que não podem faltar no seu roteiro de viagem!

Vantagens

Ainda que você não consiga investidores estrangeiros, pode prosperar com seus negócios na Estônia através da cidadania virtual do e-Residency. Afinal, poderá ter clientes estrangeiros e terá sua receita da empresa em euro.

Além disso, você poderá trabalhar de qualquer lugar do mundo! Então, mesmo que não tenha o visto estoniano, poderá permanecer no Brasil com uma startup que tem o diferencial de funcionar dentro da União Europeia!

Desvantagens

Embora possa facilitar para abrir seus negócios online no país, o governo estoniano não oferece nenhum tipo de visto especial para quem tem a cidadania virtual da Estônia. Ou seja, você não poderá ir e vir livremente.

Ademais, será necessário ter um pequeno valor de investimento para fazer o pagamento das taxas de abertura da sua empresa na Estônia além de ter seu passaporte válido em mãos. Então, analise bem antes de escolher o e-Residency.

Confira como conseguir sua cidadania virtual na Estônia!

Cartão e-Residency em USB conectado a notebook
Veja o que fazer para participar! Fonte: e-Residency.

Se você está interessado em ter o seu e-Residency para possuir uma empresa dentro da União Europeia, saiba que o processo não é tão burocrático quanto parece. Além disso, tudo vai ser emitido direto pelo governo estoniano.

Ou seja, você não precisa se preocupar já que o programa é seguro e confiável. Veja um passo a passo simplificado a seguir e comece a se programar para levar seus negócios para a Estônia e ter uma startup estrangeira!

Documentação

Assim como qualquer outro programa, alguns documentos serão necessários na hora de preencher o formulário online. Aliás, você também deverá digitalizar alguns deles para anexar ao seu processo no site oficial.

Portanto, é interessante se programar com antecedência para ter tudo em mãos na hora de fazer a solicitação da abertura de empresa no e-Residency. Os documentos para conseguir sua cidadania virtual na Estônia incluem:

  • Documentos pessoais e passaporte
  • Foto 3×4 com fundo azul ou branco
  • Justificativa de solicitação
  • Conta LinkedIn e em outra rede social à escolha
  • Cartão de crédito nas bandeiras Visa ou Mastercard

Solicitação

Pois bem, os interessados em ter sua cidadania virtual na Estônia deverão acessar o site oficial do e-Residency e clicar em “Apply now” e depois em “Join e-Residency”. Em seguida, deverão preencher o formulário e anexar os documentos.

Por fim, deverão pagar a taxa de cerca de 120 euros através do cartão de crédito e aguardar a resposta que deve chegar via e-mail e leva de 6 a 8 semanas. Lembrando que a taxa não é reembolsável independente do resultado!

Kit cidadania

Caso sua solicitação tenha sido aprovada, você deverá receber um kit da cidadania virtual da Estônia. Aliás, durante o preenchimento do formulário já poderá escolher o melhor local para fazer a retirada do seu kit em caso de aprovação.

Então, dirija-se até o local escolhido para pegar seu certificado digital e um leitor USB. Por fim, você deverá realizar o pagamento de mais uma taxa no valor de 265 euros para registrar sua empresa na Estônia!

Assessoria

Como você pode ver, é totalmente possível abrir sua empresa na Estônia por conta própria. No entanto, se preferir, já existem empresas especializadas que podem te ajudar a preencher os formulários de forma correta.

Ou seja, toda burocracia fica por conta deles. Empresas como Facilite e Xolo são boas opções se você ainda se sente inseguro. Agora, se você vai viajar para a Estônia, lembre-se que a cidadania digital e-Residency não é um visto!

Aliás, você sabia que esse ano já começa a valer o ETIAS, o novo formulário de autorização para a entrada na Europa? Embora seja simples, é preciso pedir com antecedência para evitar contratempos na imigração! Veja como solicitar.

Bandeiras da UE

Como tirar o Visto para Europa ou ETIAS?

A nova autorização para entrada nos países do Espaço Schengen, na Europa, será o formulário ETIAS. A medida entra em vigor em 2023. Descubra o que será necessário para obter a autorização.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

8 melhores destinos para o Réveillon 2022: nacionais e internacionais!

Comemorar o Ano Novo é uma celebração global! Então, confira aqui os melhores destinos para o Réveillon e descubra qual escolher este ano!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Pão de Açúcar Mastercard Platinum: acumule pontos ou milhas!

O cartão de crédito Pão de Açúcar Mastercard Platinum é perfeito para viajantes, já que oferece incrível programa de pontos que não expiram!

Continue lendo
content

Aplicativo Turbi: aluguel de carros em SP na palma da mão!

Comece a usar o aplicativo Turbi para alugar veículo na grande São Paulo com mais praticidade! A proteção e o combustível já estão inclusos.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Voo cancelado Gol: veja como lidar com a situação! 

Voo cancelado Gol: veja como lidar com a situação! A GOL por vezes pode cancelar voos, saiba como lidar com isso.

Continue lendo
content

Precisa de passaporte para viajar para o Chile?

Será que precisa de passaporte para viajar para o Chile? Veja as documentações necessárias na imigração e dicas de cidades para visitar!

Continue lendo
content

Aniversário da Latam: é possível obter passagens em oferta?

O aniversário da Latam pode ser a oportunidade que você procura para garantir o destino dos seus sonhos a preços baixos!

Continue lendo