Viagens

Viagens fora de pico: 7 ideias de roteiros nacionais fora de época

Quem não gosta de multidões e filas pode viajar durante a baixa temporada. Além de evitar aglomerações, essa é uma excelente forma de economizar, já que os serviços ficam mais baratos. Veja opções nacionais para escolher!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 30/10/2022

Confira os melhores destinos para viajar no Brasil na baixa temporada!

Centro Histórico de Ouro Preto
Conheça o Centro Histórico de Ouro Preto durante a baixa temporada! Fonte: AdobeStock.

Se você não gosta de lugares lotados ou se apenas quer economizar dinheiro, vale a pena conferir alguns destinos de viagens fora de pico. Afinal, a alta temporada pode resultar em hospedagens mais caras e filas em atrações.

Embora alguns pontos turísticos fiquem com as portas fechadas durante a baixa temporada, existem outros lugares cuja experiência de viagem pode ser até melhor nesse período. Por isso é essencial avaliar antes de escolher.

Logo CVC azul escuro

5 melhores pacotes CVC de viagens para casal: nacional e internacional!

Não é nenhum segredo que a CVC oferece pacotes por um valor incrível! Então, aproveite esse ano para fazer uma viagem a dois e escolha entre os melhores destinos para curtir com seu amor.

Isso é, a baixa temporada pode ser sinônimo de destinos mais tranquilos, temperaturas mais agradáveis e, é claro, serviços mais em conta! No entanto, para poder aproveitar, também é preciso ter certa flexibilidade.

Na verdade, a maioria das cidades turísticas no Brasil tendem a ficar lotadas durante as férias escolares. Portanto, veja a seguir algumas viagens fora de pico para escolher e qual a melhor época de acordo com o destino.

Anúncios

Vale a pena viajar na baixa temporada? Quais as vantagens?

Praia lotada
Afinal, é melhor viajar na alta ou na baixa temporada? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, você sabe o que é a alta e a baixa temporada? Como o próprio nome sugere, elas são a época do ano em que os turistas mais viajam, ou a época em que os lugares ficam mais vazios.

Nesse sentido, a alta temporada representa o período em que a procura é maior. Embora em muitos destinos esse período aconteça durante os meses de dezembro e janeiro, isso não é uma regra!

Ou seja, tudo vai depender do destino que você escolheu para viajar. Mas, será que vale a pena embarcar para viagens fora da época de pico? Afinal, quais os pontos positivos de aproveitar a baixa temporada?

Vantagens

Com certeza a principal vantagem de escolher a baixa temporada é a economia! Isso é, os preços de passagens, hotéis e serviços estão muito mais em conta durante o período em que há menos turistas circulando.

Além disso, os destinos ficam mais vazios e tranquilos. Dessa forma, se você está procurando sossego e não quer enfrentar filas para certos pontos turísticos, com certeza vale mais a pena viajar na baixa temporada.

Homen na plataforma de trem

TOP 5 opções de viagem de trem pelo Brasil!

Embora os trens pareçam esquecidos no tempo, o Brasil ainda possui cerca de 28 viagens disponíveis para você conhecer o país de outra perspectiva. Conheça algumas delas aqui e programe a sua rota!

Anúncios

Desvantagens

Ainda que seja um período bastante vantajoso para viajar, escolher a baixa temporada também tem seu lado negativo. Por exemplo, você precisa ser mais flexível quanto as datas, evitando feriados prolongados e férias escolares.

Ademais, existem atrações que podem fechar nesse período, dependendo do destino escolhido. Embora a ideia de economizar e encontrar lugares mais vazios seja tentadora, é preciso se programar para certos obstáculos como esse.

Veja 7 opções de destinos nacionais para viajar fora da alta temporada!

Orla de Búzios
Inclua Búzios na sua lista de lugares para visitar na baixa temporada! Fonte: AdobeStock.

Quando pensamos no Brasil, um país tropical, sabemos que é possível encontrar um clima agradável quase em qualquer época do ano. No entanto, existem alguns períodos que são mais favoráveis para quem procura sossego.

Isso é, dependendo da cidade que você escolher, podem existir atividades mais agradáveis de se fazer durante a baixa temporada. Então, afinal, quais as melhores viagens fora de pico que valem a pena fazer por aqui? Confira.

Ouro Preto – Minas Gerais

A cidade de Ouro Preto é considerada um Patrimônio da Humanidade, sendo uma excelente opção para quem gosta de história e gastronomia. No entanto, vale lembrar que a região pode ser movimentada durante quase todo o ano.

Ainda assim, existem alguns meses que são mais favoráveis a quem quer visitar com tranquilidade. Aqui vale o clichê de evitar os meses de férias escolares como dezembro, janeiro e julho, e também o carnaval.

Belém – Pará

Se você quer ter uma experiência única e entrar em contato direto com a cultura indígena, Belém pode ser o melhor destino! Afinal, a capital combina de forma equilibrada as festividades, a tradição e a gastronomia.

Nessa região também pode ser interessante evitar os meses de férias de dezembro e janeiro e de cheias que acontecem de fevereiro a julho. Portanto, prefira visitar Belém entre agosto e novembro.

Pantanal – Mato Grosso do Sul

Além de procurar por uma época mais tranquila e sem aglomerações, o contato com a natureza também pode ser essencial para quem quer relaxar. Por isso, o Pantanal pode ser a melhor escolha entre as viagens fora de pico.

Afinal, a região reúne algumas das mais belas paisagens, além de ser riquíssima em fauna e flora. Vale a pena procurar um bom hotel fazenda para se hospedar entre os meses de novembro a maio, evitando sempre as férias escolares.

Fortaleza – Ceará

Embora a região Nordeste ofereça sol e calor o ano todo, existem algumas épocas que são melhores para visitar se você quer evitar multidões. Se você vai para Fortaleza, procure agendar a viagem entre os meses de abril e novembro.

No entanto, lembre-se que a festa de São João acontece em julho, então evite esse mês. Ainda que essa época seja considerada de chuva, você com certeza vai poder aproveitar as praias maravilhosas e cultura única de Fortaleza.

Canela – Rio Grande do Sul

Se você quer se sentir em uma cidade alemã sem nem sair do Brasil, vale a pena visitar Canela, no Rio Grande do Sul. Com chalés, chocolataria e um clima ameno, a cidade é excelente para viagens de casais!

No entanto, como você já deve imaginar, sua alta temporada acontece durante os meses de inverno entre junho e agosto. Portanto, se você procura mais tranquilidade e uma temperatura mais elevada, prefira os meses de calor.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Um dos melhores destinos para quem gosta de ecoturismo, Bonito é um santuário de preservação da natureza. Aliás, se você pretende visitar a cidade, saiba que todos os passeios devem ser programados com antecedência!

Embora receba visitantes o ano todo, esse destino também tem uma época do ano com menor movimentação de turistas. Então, se você prefere mais tranquilidade para conhecer a cidade, visite Bonito entre maio e agosto.

Armação dos Búzios – Rio de Janeiro

Mais uma opção para quem procura viagens fora de pico com clima quente, a cidade Armação dos Búzio, ou apenas Búzios, abriga algumas das praias mais belas do Rio de Janeiro. As paisagens são de tirar o fôlego!

Ainda que a alta temporada seja durante o verão, é raro encontrar um dia frio em Búzios. Portanto, mesmo durante os meses de maio a agosto a temperatura é agradável. Só vale evitar o mês de julho durante as férias escolares.

Quer economizar ainda mais na sua viagem? Então você precisa comprar um pacote completo pela CVC. Afinal, a agência é famosa por oferecer preços imperdíveis de viagens nacionais e internacionais! Veja a seguir como comprar!

logo cvc fundo azul

Como comprar pacote de viagem na CVC?

Buscando opções para viajar? Então confira hoje como comprar pacote de viagem e passagens aéreas e rodoviárias pela CVC e inicie seus planos de descanso e férias com o pé direito!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Zarpo Viagens: saiba como funciona e se é confiável

Descubra se a Zarpo Viagens é confiável e conheça essa agência de viagens diferenciada através de uma plataforma restrita. Confira!

Continue lendo
content

Michelle Tour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Para fechar pacotes de viagens nacionais e internacionais, conheça e veja aqui se a Michelle Tour Viagens é confiável para fazer sua compra!

Continue lendo
content

5 dicas fáceis para viajar com seu gato sem stress

Levar brinquedos e identificar o seu bichano são dicas para viajar com gato e fazer um passeio tranquilo. Veja outras e se informe aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 dicas para fazer uma viagem a trabalho: aproveite e evite imprevistos!

Separar aparelhos eletrônicos e conferir regras da empresa são dicas para fazer uma viagem a trabalho e desfrutar dela com responsabilidade!

Continue lendo
content

Travel and Fun é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Descubra se a agência de turismo Travel and Fun é confiável e aproveite as melhores ofertas para fazer a sua próxima viagem. Confira!

Continue lendo
content

Aplicativo Trafi: veja como funciona e se vale a pena!

O aplicativo Trafi vale a pena para quem quer consultar horários de transporte público e até comparar rotas em diversas cidades pelo mundo!

Continue lendo