Dicas

Voto em trânsito para viajantes: como funciona?

Quem está viajando dentro do país durante as eleições e quer cumprir com suas obrigações eleitorais pode habilitar o voto em trânsito e votar em outro município. Veja como funciona o processo e como solicitar!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 28/10/2022

Veja como votar quando estiver longe do seu domicílio eleitoral!

Aplicativo e-Título no celular
Confira como funciona para votar fora do seu domicílio eleitoral. Fonte: AdobeStock.

Como você já deve saber, o voto no Brasil é obrigatório. Portanto, se você não estiver presente em seu domicílio eleitoral, é preciso justificar ou solicitar o voto em trânsito para viajantes.

Afinal, é comum ter uma viagem marcada ou até mesmo possui algum contratempo que impeça de retornar a tempo da votação. Dessa forma, é essencial saber como cumprir com sua obrigação eleitoral.

Mão com luvas vendo mapa

6 melhores apps de viagem para mulheres: faça turismo sem medo!

Sabia que existem aplicativos que tornam a vida de mulheres viajantes mais segura e mais prática? Com eles dá para pegar dicas de hospedagem 100% feminina, truques para fazer a mala e muito mais! Confira aqui.

Aliás, mesmo que você não possa comparecer a sua zona eleitoral por motivos como doença, hospitalização ou outras razões, é necessário justificar seu voto. Portanto, fique de olho nas datas para não perder o prazo.

Enquanto isso, se você está apenas fora a passeio, poderá fazer a solicitação do voto em trânsito para viajantes de forma simples. Quer conferir um passo a passo prático para entender melhor o processo? Então veja a seguir!

Anúncios

O que é voto em trânsito?

Título de eleitor
Mas, afinal, é mesmo possível votar quando estamos viajando? Fonte: AdobeStock.

Como o próprio nome sugere, o voto em trânsito nada mais é do que a solicitação de autorização de votação, mesmo fora da sua zona eleitoral. Ou seja, se você está viajando em território nacional, ainda pode votar!

Aliás, desde 2010 que a nova regra está em vigor, possibilitando que o eleitor cumpra com sua obrigação eleitoral caso esteja viajando dentro do país. No entanto, é preciso fazer a solicitação dentro do prazo estabelecido.

Celular com várias línguas e bandeiras em volta

5 melhores apps tradutores para usar em viagens

Nem toda viagem internacional precisa ser um sufoco se você não fala a língua do seu destino. Para ajudar, veja aqui uma lista de melhores apps tradutores para viagens que preparamos e assim tenha mais conforto para se comunicar!

Ademais, a votação tem que ocorrer em um município com eleitorado de pelo menos 100 mil pessoas. Se você estiver viajando dentro do mesmo estado da sua zona eleitoral, então poderá votar normalmente para todos os cargos.

Enquanto isso, se estiver fora do seu estado, poderá votar apenas para o cargo de presidente da república. Não se esqueça de que se não puder comparecer para votar em nenhuma ocasião, ainda é preciso justificar sua ausência, ok?

Como transferir seu domicílio eleitoral para o exterior?

Embora seja uma saída mais prática na hora de votar, o voto em trânsito para viajantes não funciona para os eleitores que estão fora do país. Nesse sentido, se você está apenas viajando, deverá justificar seu voto.

No entanto, caso você possua residência permanente em outro país poderá fazer a transferência da sua zona eleitoral para o exterior. Vale lembrar que, para esses casos, é necessário possuir residência a pelo menos 3 meses no país.

Desse modo, o eleitor precisará comparecer presencialmente em qualquer um dos 3 locais:

  • Cartório Eleitoral no exterior;
  • Embaixada;
  • Consulado Brasileiro.

Então, deverá apresentar documentos seus pessoais como passaporte, comprovante de residência fixa no exterior, título de eleitor com situação regularizada e documento com foto para fazer a solicitação.

Anúncios

Confira o passo a passo para votar fora do seu domicílio eleitoral

Título de eleitor e comprovante de votação
Então, veja um passo a passo simples de como solicitar o voto em trânsito! Fonte: AdobeStock.

Pois bem, o voto em trânsito para viajantes que estão dentro do Brasil deve funcionar um pouco diferente. Primeiramente, lembre-se que só é possível votar para todos os cargos caso o eleitor esteja dentro do mesmo estado.

Ou seja, se você estiver fora do seu estado, somente poderá votar para presidente da república e deverá justificar os demais cargos, tudo bem? Então veja a seguir como fazer a solicitação do voto em trânsito!

Título de eleitor

Antes de qualquer passo, é necessário que você possua um título de eleitor válido e regularizado para solicitar o voto em trânsito. Ou seja, caso você possua qualquer pendência, não terá direito a essa modalidade.

Aliás, para saber se a sua situação eleitoral está regularizada, poderá consultar através do site do Tribunal Superior Eleitoral, ou TSE de forma simples. Basta acessar e informar seu número do título ou CPF.

Solicitação

Primeiramente, você deverá comparecer presencialmente a um Cartório Eleitoral para indicar a cidade ou município onde você vai estar. No entanto, lembre-se que o local deverá possui mais de 100 mil eleitores.

Então, basta apresentar um documento oficial com foto para pedir a habilitação. Aliás, fique atento para fazer a solicitação do voto em trânsito para viajantes dentro dos prazos para primeiro e segundo turno.

Cancelamento

Depois de fazer sua habilitação para votação fora do seu domicílio eleitoral também é possível cancelar ou alterar a cidade caso necessário. Mas atenção! Qualquer alteração ou cancelamento precisa estar dentro do prazo, tudo bem?

Se você decidir voltar para sua cidade sem antes cancelar seu voto em trânsito para viajantes, não será possível votar. Nesse caso, é necessário justificar sua ausência através do aplicativo e-Título ou Cartório Eleitoral.

Viagem para o exterior

Como já informamos, os residentes há mais de 3 meses em outro país podem fazer a transferência do domicílio eleitoral e votar normalmente. Entretanto, se você está em outro país durante as eleições, o procedimento muda.

Caso você não possa comprovar residência fixa fora do Brasil, não poderá votar enquanto estiver fora. Ou seja, será necessário justificar sua ausência através do aplicativo e-Título ou quando retornar ao país.

Aliás, baixar o app te ajuda na hora de conferir informações sobre sua zona eleitoral, situação do título e outras funções. E se você gosta de apps para facilitar a vida de quem viaja, que tal conhecer a plataforma Melhores Destinos?

Isso é, o aplicativo funciona como um buscador de voos para você encontrar sempre a opção mais barata! Quer saber como comprar suas passagens através do app Melhores Destinos? Então acesse a seguir e confira!

Logo app Melhores Destinos

Como fazer cadastro no App Melhores Destinos?

Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo do Melhores Destinos é ideal para quem quer enxugar o orçamento de viagem. Além de promoções de passagens aéreas, ele também oferece cupons de desconto e alertas de preço.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Portal Trip Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Que fazer uma viagem com foco em aventura? Conheça e veja se a agência Portal Trip Turismo é confiável, como ela funciona e mais informações!

Continue lendo
content

Como reservar facilmente na Worldpackers?

Confira como se cadastrar e reservar pela Worldpackers para viajar o mundo fazendo trabalhos voluntários em troca de hospedagem!

Continue lendo
content

eDestinos é confiável? Veja antes de comprar!

Veja nesta análise completa se o eDestinos é confiável para comprar passagens aéreas, hospedagem, passeios e outros serviços de turismo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Turismo cervejeiro: o que é e onde fazer no Brasil

O turismo cervejeiro no Brasil é um mercado em crescimento e com muito potencial, afinal, existem diversas cidades com fábricas artesanais!

Continue lendo
content

Decolar Viagens: saiba como funciona e se é confiável

A Decolar Viagens é um site muito confiável, que trabalha com excelentes preços e dá liberdade ao cliente para escolher o melhor pacote! Veja

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Decolar Santander Visa Gold?

Se você quer aproveitar todas as vantagens de um cartão Gold, veja como solicitar o Decolar Santander Visa Gold e aproveite!

Continue lendo