Viagens

TOP 5 opções de viagem de trem pelo Brasil!

Embora os trens pareçam esquecidos no tempo, o Brasil ainda possui cerca de 28 viagens disponíveis para você conhecer o país de outra perspectiva. Conheça algumas delas aqui e programe a sua rota!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 01/03/2022

Turismo de trem pelo Brasil: muita história e cultura para aproveitar!

Homen na plataforma de trem
Confira as viagens de trem pelo Brasil. Fonte: Pexels.

Embora muito popular em alguns lugares da Europa, a viagem de trem pelo Brasil não é muito comum. Aliás, a malha ferroviária já passou por uma era de ouro no século XIX, quando as ferrovias ainda eram novidade. Entretanto, com o advento de novos meios de transporte, os trens foram caindo no esquecimento.

Atualmente, segundo o Ministério do Turismo, existem cerca de 28 viagens de trem no país para passageiros. Dessa forma, se você quer aproveitar uma atividade diferente, mas muito rica em história e entretenimento, então confira a seguir algumas opções de trajeto para você fazer uma viagem de trem pelo Brasil.

Kombi na estrada

Onde comprar pacote de viagem barato: 8 melhores sites para economizar!

Existem diversas plataformas de serviços de viagem no mercado atualmente. Confira nossas dicas de algumas agências online que podem te ajudar!

Anúncios

Ainda dá para fazer uma viagem turística de trem no Brasil?

Com certeza você não se lembra, mas os trens eram o principal meio de transporte do Brasil antigamente. No entanto, com a chegada de meios de transporte mais modernos, as malhas ferroviárias acabaram caindo no esquecimento e hoje são mais utilizadas para transporte de cargas.

Mas se você também tem paixão por esse estilo de viagem, não precisa se preocupar. Isso porque existem quase 30 mil quilômetros de trilhos que você pode aproveitar para fazer uma viagem de trem pelo Brasil. Ou seja, ainda existem passeios turísticos para quem sonha em viajar de trem.

Aliás, você pode escolher entre mais de 28 rotas diferentes para turistar pelo Brasil sobre os trilhos. Nesse sentido, você consegue passar por todas as regiões do país apenas viajando de trem, o que torna tudo ainda mais interessante. São ferrovias centenárias, locomotivas diesel-elétricas, litorinas, passeios por planícies, enfim, opção é o que não vai faltar.

Então se você tem essa vontade de conhecer o Brasil de um ângulo diferente, vale a pena viajar de trem e aproveitar essa experiência única. Confira a seguir algumas opções de passeios cheios de cultura, vistas deslumbrantes e muita história para você aproveitar.

Qual a melhor viagem de trem pelo Brasil: 5 opções incríveis

Você já pensou em viagem de trem pelo Brasil e conhecer todas as regiões de um ângulo diferente? Pois bem, quem viaja de trem tem sempre uma história incrível para contar, cheia de belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego, culturas diferentes, todas vistas de uma outra perspectiva. Veja a seguir algumas opções para você fazer uma viagem de trem!

Anúncios

São João Del Rei para Tiradentes

Plataforma de trem em Tiradentes
Então, que tal fazer esse trajeto? Fonte: AdobeStock.

Embora essa seja uma das menores rotas disponíveis para você fazer uma viagem de trem pelo Brasil, é também uma das mais clássicas. Com apenas 12km de extensão e menos de 40 minutos de diversão, a viagem de trem para Tiradentes, Minas Gerais, guarda joias da história.

Primeiramente, vale lembrar que o Museu Ferroviário de São João é parada-obrigatória para quem gosta de trens. Então, se você vai optar por fazer esse trajeto, reserve um tempo antes de embarcar para visitar e tirar algumas fotos do local histórico.

Ademais, o trajeto é cheio de maravilhas da natureza e vai encher os olhos de tanta beleza. Após o desembarque, ainda dá para aproveitar e almoçar ou passear pelo centro de Tiradentes que não fica longe da estação. Vale lembrar que, por ser um trajeto curto, os assentos lotam com facilidade, então se for optar pelo passeio, compre com antecedência.

Vitória para Belo Horizonte

Ao contrário do trajeto anterior de apenas 12km, esse passeio de trem que liga Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem cerca de 664km de extensão. Ou seja, você precisa estar disposto a fazer uma viagem tranquila, sem pressa, já que leva em torno de 12 horas para completar a viagem.

Aliás, esse é um dos únicos trens que leva passageiros que ainda faz viagem de trem pelo Brasil de longa distância, uma oportunidade única. Embora a vista de fora seja deslumbrante, o lado de dentro dos vagões reserva um espetáculo à parte. Tudo é aconchegante e confortável, e alguns possuem televisão e até ar condicionado.

Ademais, você também pode aproveitar os vagões lanchonete e restaurante para comer um bom prato mineiro durante a sua viagem. O trajeto realiza 28 paradas, mas todas são rápidas já que servem apenas para embarque e desembarque de passageiros.

Curitiba para Morretes

Viagem de trem Curitiba, Morretes
Confira uma das viagens de trem mais bonitas do mundo. Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, esse trajeto de ferrovia foi eleito por um importante jornal inglês como um dos passeios de trem mais bonitos do mundo. Portanto, se você está pensando em fazer uma viagem de trem pelo Brasil, com certeza essa deve estar na sua lista.

Inaugurada em 1885, essa ferrovia servia para transportar erva-mate e madeira. Atualmente, o trajeto é apenas uma parte do que era antigamente, e conecta a capital do Paraná com a cidade de Morretes, no mesmo estado. Ademais, você pode escolher fazer a viagem com trem tradicional, ou de litorina.

Nesse sentido, a litorina é um vagão que possui motor diesel e condutor próprio e foi uma invenção de Mussolini. Mas, você sabia que existem apenas cinco dessas no mundo todo? Pois bem, três delas estão no Brasil, e você pode escolher fazer esse passeio de litorina na versão standard ou luxo.

Seja qual for sua escolha, todo o trajeto é de tirar o fôlego, passando pela maior área preservado de Mata Atlântica do país. Desse modo, o passeio deve durar cerca de 4 horas e possui 110km de extensão. Com certeza vale a pena conferir.

Bento Gonçalves para Carlos Barbosa

Mais conhecido como o Trem do Vinho, a viagem pelas cidades do Rio Grande do Sul percorre apenas 23km. Aliás, saindo de Bento Gonçalves, o trem ainda faz uma parada em Garibaldi antes do fim do trajeto, em Carlos Barbosa. Ademais, toda a viagem leva cerca de 1h e meia para terminar, mas você tem degustação de vinhos e suco de uva em todas as estações.

Além disso, existem apresentações de teatro que passam por todos os vagões para contar a história da região, quando os italianos imigraram em busca de condições de vida melhores. Essa é uma viagem de trem pelo Brasil que também vale a pena fazer, e não somente pela degustação das bebidas típicas.

Na verdade, esse trajeto também guarda muita cultura e paisagens belíssimas. A maria-fumaça que foi inaugurada no início século XX continua com sua estrutura original, o que traz um charme ainda maior a experiência como um todo.

São Luiz para Parauapebas

Se você está pensando em fazer uma viagem de trem pelo Brasil, acredite, essa vai testar toda a sua força de vontade. Nesse sentido, o trajeto é o maior da malha ferroviária em funcionamento atualmente, com 892km de extensão, levando cerca de 20 horas de viagem, às vezes menos.

Ademais, durante a jornada existem 14 paradas em estações pelo caminho que conecta a região Nordeste, São Luiz do Maranhão, a região Norte, Parauapebas no Pará. Embora os vagões tenham sido modernizados e ofereçam TV, refeições e uma ala executiva com ar-condicionado, a viagem ainda é longa.

No entanto, o grande entretenimento para quem faz esse trajeto é comprar as refeições oferecidas em determinados pontos do lado de fora do trem. Isso mesmo, em algumas estações você consegue comprar comida pela janela, como arroz de buriti, bolo de tapioca e macarrão. Com certeza é um passeio pelas diferentes culturas do Brasil.

Aliás, existem diversos outros destinos incríveis para se conhecer no nosso país. Portanto, se você está procurando joias raras escondidas pelas nossas belezas naturais, precisa conferir nossa lista com 15 viagens imperdíveis para se fazer no Brasil. Veja acessando abaixo.

Coqueiros e praia ao pôr do sol

Top 15 Viagens imperdíveis no Brasil: veja os destinos dos sonhos!

O Brasil está cheio de tesouros naturais que, com certeza, vale a pena visitar. Dessa forma, trouxemos 15 viagens imperdíveis para você fazer no Brasil. Confira os destinos!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Delta Airlines é boa? Veja se vale a pena para viajar!

Veja se a Delta Airlines é boa, entenda como ela funciona, se vale a pena e conheça uma das maiores companhias aéreas do mundo!

Continue lendo
content

Como viajar para Orlando com milhas? Quantas é preciso ter?

Se você tem o sonho de conhecer a Disney, mas acha as passagens muito caras, veja aqui como viajar para Orlando com milhas e aproveite!

Continue lendo
content

TripAdvisor: saiba como funciona e se é confiável!

Se você está planejando uma viagem, descubra se o TripAdvisor é confiável e conheça os serviços oferecidos pela empresa! Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Portal Trip Turismo é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Que fazer uma viagem com foco em aventura? Conheça e veja se a agência Portal Trip Turismo é confiável, como ela funciona e mais informações!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Easy Trip?

Veja como comprar pela Easy Trip, a agência que te ajuda a organizar sua viagem do jeito que você sempre sonhou.

Continue lendo
content

Como cancelar e remarcar passagens com a Submarino Viagens?

Se você precisa saber como cancelar passagem Submarino Viagens, então, leia nosso conteúdo e veja o passo a passo. Confira!

Continue lendo