Viagens

Trem de Praga a Berlim: 5 dicas para aproveitar essa viagem!

A viagem de trem de Prada a Berlim é um passeio quase que obrigatório para quem vai para o Leste Europeu. Com paisagens imperdíveis e um trajeto agradável, você vai se arrepender se não aproveitar esse passeio turístico.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 08/03/2022

Turismo de trem de Praga até Berlim: um dos trajetos de trem mais belos da Europa!

Trem nos trilhos
Confira 5 dicas para fazer um passeio de trem na Europa. Fonte: Pixabay.

Não é à toa que a Europa é o continente mais procurado para fazer os famosos “mochilões”. Nesse sentido, o lugar oferece um passeio completo com cidades históricas, arquitetura para encher os olhos, gastronomia diferenciada e, é claro, a facilidade de chegar de um país a outro. Um dos trajetos mais conhecidos e procurados, o trem de Praga a Berlim, é uma parada obrigatória para quem está viajando pela Europa.

Aliás, passeios de trem no geral são bastante comuns e acessíveis, especialmente para turistas. Então, se você está programando uma viagem à Europa e pretende fazer o trajeto de trem de Praga a Berlim, confira algumas dicas que trouxemos para te ajudar a aproveitar ainda mais o passeio. Veja mais a seguir.

Homen na plataforma de trem

TOP 5 opções de viagem de trem pelo Brasil!

Embora os trens pareçam esquecidos no tempo, o Brasil ainda possui cerca de 28 viagens disponíveis para você conhecer o país de outra perspectiva. Conheça algumas delas aqui e programe a sua rota!

Anúncios

Dá para fazer uma viagem direto de trem entre Praga e Berlim?

Estação de Praga
Viagem de trem entre Praga e Berlim. Fonte: Pixabay.

Não só é possível, como é uma das rotas mais famosas para se fazer de trem na Europa. Isso porque as paisagens cênicas vistas pelas janelas do vagão são de tirar o fôlego! Embora talvez uma viagem de avião pareça mais confortável, essa não é a forma mais rápida de viajar entre Praga e Berlim.

Nesse sentido, é preciso levar em conta que para viajar de avião você deve chegar ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência. Enquanto isso, pode chegar a estação de trem apenas minutos antes da partida. Além disso, o trajeto todo é relativamente rápido, um total de 4 horas e meia de viagem que percorre 245km.

Ademais, o valor também não é muito caro e você pode comprar com antecedência ou mesmo direto na estação, já que tem viagens de 2 em 2 horas. O trem de Praga a Berlim ainda aceita duas bagagens de 23kg cada uma e mais uma mala de mão. Ou seja, é muito mais prático do que viajar por outros meios.

Trem de Praga a Berlim: 5 dicas incríveis

Estação de trem em Berlim
Então, quais as dicas? Fonte: Pixabay.

Ainda que o trajeto de trem de Praga a Berlim seja uma viagem simples e fácil de fazer, trouxemos algumas dicas que podem tornar sua experiência ainda mais agradável. Portanto, se você planeja viajar pela Europa e quer fazer esse passeio icônico, confira a seguir algumas sugestões e especificações para você ficar melhor preparado.

Anúncios

Reserve com antecedência

Antes de mais nada, você precisa analisar se vai fazer sua viagem durante a alta ou baixa temporada. Nesse sentido, em épocas mais movimentadas pode ser interessante comprar suas passagens de trem de Praga a Berlim com certa antecedência, ou você corre o risco de ficar sem.

Além disso, se você está acompanhado e quer que todos sentem juntos ou pelo menos perto um do outro, também é preciso comprar com antecedência e escolher reservar os lugares. Isso porque a reserva não é obrigatória, mas pode ser uma boa ideia para viagens em grupo.

Bagagem

Embora os passageiros do trem de Praga a Berlim possam levar duas bagagens de até 23kg cada uma, além de uma bagagem de mão, atente-se ao tamanho da sua mala. Nesse sentido, existem assentos Standard, segunda e primeiro classe. Como você já deve ter adivinhado, o que muda é o conforto e a privacidade.

No entanto, o espaço para colocar as malas pode ser limitado a altura e largura da bagagem. Aliás, alguns vagões têm os assentos dispostos como em um ônibus, com espaço para malas acima da cabeça, ou em uma prateleira reservada para esse fim.

Dessa forma, o tamanho da sua mala pode acabar ultrapassando o limite da cabine e você pode acabar literalmente com um problema nas mãos. Então, cheque com antecedência, se possível tire suas dúvidas com a companhia e procure levar malas com alturas um pouco menores para ter certeza de que vão caber no espaço designado.

Passaportes

Outro atrativo que agrada bastante os turistas na Europa é a facilidade de migrar de um país para outro, como é o caso do trem de Praga a Berlim. Nesse sentido, transitar entre os países da União Europeia pode ser mais fácil do que você pensa, mas nem por isso você pode esquecer as regras.

Ainda que seja difícil acontecer um controle de passaportes dentro de trens e ônibus, por exemplo, não é impossível que uma fiscalização aconteça. Na verdade, os serviços de imigração pode entrar nos vagões de surpresa de tempos em tempos para verificar alguns ou todos os passaportes dos passageiros.

Embora não seja necessário o visto para entrar tanto na República Tcheca quanto na Alemanha, é importante ter o passaporte em mãos ao ser solicitado. Vale lembrar que seu documento não será carimbado no desembarque ou embarque dos trens, isso acontece apenas em viagens de avião.

Restaurante

Antes de tudo, mesmo que você adquira as passagens da primeira classe no trem de Praga a Berlim, ele não te dá o direito de pedir refeições direto da sua cabine. Aliás, a primeira classe ainda deve receber revistas, jornais e até mesmo bebidas, mas as refeições são servidas no vagão do restaurante.

Isso mesmo, existe um vagão selecionado apenas para que você possa realizar suas refeições e escolher entre as opções no cardápio. No entanto, vale lembrar que não é nada muito grandioso, e pode ser uma boa ideia aproveitar o café da manhã do seu hotel em Praga ou Berlim antes de pegar o trem.

Ademais, o vagão do restaurante fica entre a primeira e a segunda classe, com mesas e assentos confortáveis que lembram os de filmes. Para compras, são aceitos pagamentos com cartão de crédito, em Euro ou Coroa Tcheca, o que acaba facilitando bastante.

Hotéis

Pois bem, tanto Berlim quanto Praga são cidades turísticas, o que significa que oferecem uma boa variedade de acomodações. Entretanto, pode ser uma boa ideia escolher hotéis próximos as estações, assim você não encontrará maiores problemas para levar suas malas.

Além disso, as acomodações próximas a estação são muito bem localizadas e um quarto básico também não é tão caro. Portanto, se você pretende fazer o trajeto de trem de Praga a Berlim ou vice versa, pesquise hotéis próximos para facilitar sua vida.

Aliás, você está viajando de casal e quer mais dicas de lugares para visitar? Então acesse nosso conteúdo a seguir e confira 8 países ideias para quem está viajando com a pessoa amada. Conheça destinos românticos e encantadores que são perfeitos para quem viaja a dois.

Quais são os melhores países da Europa para um casal viajar? 8 destinos!

Confira aqui nossas dicas de destinos românticos pelo Velho Continente e descubra lugares encantadores para viajar a dois. Assim, vai ficar difícil de escolher apenas um destino depois de ver a nossa lista de melhores países da Europa para casal!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Worldpackers é confiável? Veja como funciona e viaje pelo mundo

Quer viajar o mundo, mas está com orçamento curto? A Worldpackers é confiável e pode te ajudar viajar sem gastar quase nada! Saiba mais.

Continue lendo
content

Turismo ecológico: o que é e como funciona?

Quer saber o que é e como funciona o turismo ecológico? Então veja mais sobre a modalidade de turismo que está crescendo no Brasil e no mundo!

Continue lendo
content

Vai Viver Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Se você quer aproveitar passeios especializados em ecoturismo, mas não sabe se a Vai Viver Viagens é confiável entenda como ela funciona!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Santander Elite Platinum e saiba se vale a pena!

Se você viaja frequentemente, então o cartão Santander Elite Platinum vale a pena, já que oferece benefícios voltados para viagem. Confira!

Continue lendo
content

CVC Viagens e Turismo: conheça a agência de viagens

A CVC Viagens e Turismo é uma das principais empresas brasileiras que vendem pacotes de viagens nacionais e internacionais. Saiba mais sobre!

Continue lendo
content

Como usar milhas para viajar de graça: passo a passo definitivo para economizar!

Se você quer realizar o sonho de fazer sua viagem, confira como usar milhas para viajar de graça e economize dinheiro! Veja nossas dicas!

Continue lendo