Viagens

Como saber se uma agência de turismo é confiável? 5 dicas!

Se você está planejando suas próximas férias, mas ainda tem receio de comprar serviços de turismo online, saiba que existem maneiras infalíveis para descobrir se a agência de viagens em questão é de fato confiável ou não.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 24/03/2022

Entenda como escolher a sua agência de turismo e viajar sem sustos

Mulher frustrada com computador
Afinal, como saber se é confiável? Fonte: Pexels.

Ainda que a internet ocupe uma boa parte de nossas vidas atualmente, muitas pessoas ficam receosas quando precisam comprar um produto ou serviço online. Assim, adquirir um pacote de viagem ou serviço de turismo não seria diferente. Afinal, é seguro? Como saber se a agência de turismo é confiável de fato?

Pois bem, existem algumas maneiras de checar se a empresa pela qual você está programando suas férias é realmente segura. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a entender como saber se a agência de turismo é confiável e se vale ou não a pena comprar por meio dela. Então, continue a leitura e veja o que você deve fazer!

Panfleto de agência de viagem

Pacote de Viagem: vale a pena comprar antecipado?

Comprar pacotes de viagem com antecedência pode ser um bom negócio. Assim você encontra promoções e se programa com calma. São diversas agências que oferecem esse serviço, veja quais aqui!

Como saber se uma agência de turismo é confiável antes de escolher: 5 dicas práticas

Mão usando computador em mesa
Então, quais as dicas para saber se é confiável? Fonte: Pixabay.

Antes de mais nada, saiba que você não precisa restringir suas buscas apenas às agências de grande renome. Aliás, algumas delas acabam tirando proveito de quem teme adquirir esses serviços com empresas menores e acabam cobrando valores muito acima do mercado.

Ou seja, nem sempre você sai ganhando ao escolher uma marca conhecida e popular. Nesse sentido, há muitas agências menores que têm como prioridade cobrar um valor justo, conquistando espaço nesse mercado competitivo. Desse modo, existem algumas dicas de como saber se a agência de turismo é confiável ou não antes de comprar. Confira a seguir.

CADASTUR

Antes de qualquer outra dica, é muito importante que você utilize o Cadastro de Prestador de Serviços Turísticos para consultar o CNPJ da agência que escolheu. Nesse sentido, o CADASTUR atua para organizar, legalizar e formalizar pessoas físicas e jurídicas que trabalham com turismo no Brasil.

Ou seja, esse é o passo inicial que uma agência de viagens regularizada precisa ter para ser dita como segura. Então, se você está procurando como saber se a agência de turismo é confiável, acesse o site do CADASTUR e pesquise pelo nome ou CNPJ da empresa em questão.

Aliás, a plataforma é muito intuitiva. Você só precisa acessar o site oficial, clicar em “Sou turista” e inserir as informações necessárias para a consulta em “Pesquisar prestadores”. Vale lembrar que a lei solicita que todos os prestadores de serviços turísticos apresentem um certificado com informações da atividade da empresa.

Feedbacks

Ainda que esse seja o mundo virtual, o famoso “boca a boca” continua existindo através de feedbacks, reclamações e outras opiniões que você pode encontrar inclusive em redes sociais. Então, se você quer dicas de como saber se a agência de turismo é confiável ou não, um dos primeiros passos é checar se ela tem conta nas principais redes sociais.

Dessa forma, você poderá verificar depoimentos, comentários de antigos clientes, e até mesmo feedbacks de pacotes e serviços. Aliás, verifique também se os comentários foram de fato respondidos, como por exemplo na página do Facebook ou Instagram da agência.

Além disso, você também deve utilizar plataformas como o Reclame Aqui para pesquisar pelo nome da agência e verificar a nota de avaliação dos consumidores. Através dali você poderá entender melhor o tempo de resposta da empresa e se ela resolve os problemas dos clientes ou não. É um excelente ponto de partida!

Receita Federal

Antes de mais nada, a Receita Federal tem como dever administrar tributos federais, combater a evasão fiscal, entre outros impostos e controles. Desse modo, também é uma boa ferramenta para quem procura como saber se a agência de turismo é confiável antes de comprar com tranquilidade.

Então, você pode consultar o CNPJ da agência através do site da Receita. Primeiramente, acesse a página oficial e clique no ícone do menu no canto esquerdo da tela. Em seguida, selecione “Serviços” e “Cadastros” e depois selecione “Pessoa Jurídica”. Depois, você só precisa selecionar a opção para consultar o CNPJ.

Assim, você irá emitir o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral para ter certeza de que a empresa está legalizada e regularizada perante a RF. Caso não encontre o número do CNPJ da empresa disponível nos sites e outros canais, você pode entrar em contato com a agência e solicitar essa informação.

Documentação

Mãos assinando papel
Peça tudo documentado! Fonte: Pixabay.

Uma das melhores formas de como saber se a agência de turismo é confiável ou não, é pedir que todos os processos tratados entre vocês sejam documentados. Ou seja, desde a solicitação de orçamento, até a contratação dos serviços, não faça nada apenas verbalmente.

Assim, solicite que o atendente confirme tudo que foi discutido e tratado por e-mail, para que você tenha documentado o acordo entre vocês. Nesse sentido, a agência deve fornecer todos os detalhes do serviço como companhia aérea, endereço da hospedagem, tipo de quarto, valores promocionais, entre outros.

Aliás, quanto mais detalhadas as informações, mais seguro você deverá se sentir. Peça também a “Ficha de roteiro”, que muitas vezes pode substituir o contrato entre vocês. Através dela, você poderá conferir todos os detalhes da viagem que está contratando, além de servir como um documento oficial de contrato.

Por fim, na hora de assinar os papéis para a contratação dos serviços verifique as cláusulas do contrato e esteja atento se nenhuma delas te coloca em desvantagem. Além disso, solicita uma cópia assinada e guarde com você caso seja necessário consultar novamente.

Sede da agência

Embora muitas agências sejam digitais atualmente, a maioria delas possui uma sede física, ainda que nem sempre seja apta a receber visitas. Aliás, algumas inclusive se disponibilizam a agendar um dia e horário para que você conheça as instalações e converse pessoalmente com os atendentes.

Portanto, é importante entrar em contato para verificar as informações da sede ou escritório onde está localizada a agência em questão. Assim, você pode conferir se o endereço de fato existe e comparar com informações contidas nos sites já citados acima, como CADASTUR e Receita Federal.

Então, agora que você já viu como saber se a agência de turismo é confiável, pode deixar o receio de lado e começar a aproveitar melhor as promoções que encontra. Afinal, o mundo de hoje é digital, e oferece muito mais vantagens para quem sabe navegar o mercado dessa forma!

Ademais, se você já está planejando a próxima viagem e está receoso de pegar o avião, que tal ficar de olho em algumas dicas para te ajudar a se virar no aeroporto? Ainda que você seja um viajante experiente, existem alguns pontos interessantes que podem tornar sua viagem mais tranquila. Acesse nosso conteúdo a seguir e confira!

Aeroporto lotado

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Aeroportos são locais com muita movimentação de pessoas, mesmo em época de pandemia. Portanto, preparamos algumas dicas de aeroporto para viagem para você evitar problemas e viajar tranquilamente.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como baixar e usar o aplicativo iziTRAVEL?

Basta baixar o aplicativo iziTRAVEL para usar suas ferramentas incríveis como guias em áudio de museus e atrações. O app é gratuito!

Continue lendo
content

Qual o melhor lugar do Nordeste para viajar? Veja 5 opções incríveis!

Porto de Galinhas, Arraial d'a Ajuda, João Pessoa... É difícil escolher o melhor lugar do Nordeste para viajar! Conheça alguns aqui.

Continue lendo
content

Aplicativo Turismocity: veja como funciona e se vale a pena!

Com serviços disponíveis como voos, hospedagens, pacotes e até seguros, o aplicativo Turismocity vale a pena para planejar sua viagem!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Decolar Visa Platinum?

Veja como solicitar o cartão Santander Decolar Visa Platinum e comece a utilizar um programa de pontos vantajoso, além de outros benefícios!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na MSC Cruzeiros?

Confira como comprar com a MSC Cruzeiros e comece a planejar sua viagem marítima e All Inclusive em grande estilo!

Continue lendo
content

Aplicativo FlixBus: veja como funciona e se vale a pena!

Com descontos imperdíveis e ônibus confortáveis e modernos, o aplicativo FlixBus vale a pena para quem quer economizar em passagens!

Continue lendo