Viagens

Hostel ou Airbnb: qual o melhor para se hospedar?

É preciso entender o que você espera de uma viagem antes de optar hospedagem em hostel ou Airbnb. Então, veja aqui quais os pontos positivos e negativos entre eles e escolha o melhor!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 20/09/2022

Confira qual das opções de hospedagem é melhor para ficar: Hostel ou Airbnb

Dua meninas dividindo quarto
Escolha a melhor opção de hospedagem para você! Fonte: Pexels.

Embora muito se fale sobre viajar barato, a verdade é uma só! Tudo vai de acordo com seu perfil de viajante. Desse modo, escolher qual a melhor hospedagem entre hostel e Airbnb depende do tipo de viagem que você quer fazer.

Ainda que ambos sejam uma boa opção para substituir os preços abusivos dos hotéis, é preciso entender como eles funcionam para fazer a melhor escolha. Assim você evita surpresas desagradáveis durante sua viagem.

Logo Airbnb rosa

Como comprar facilmente na Airbnb?

Fazer sua reserva pela Airbnb pode ser bastante simples utilizando os filtros de busca disponíveis no site. Ademais, todo o processo de pagamento é feito pela plataforma de maneira segura e confiável.

Na verdade, o ideal é levar em conta inúmeros fatores que não apenas o orçamento. Dessa forma você vai garantir a escolha perfeita de hospedagem de acordo com seu bolso e seu estilo de viagem.

Mas, afinal, como funcionam? Quais os prós e contras de cada uma? Continue a leitura e descubra a seguir tudo o que você precisa saber sobre um hostel ou Airbnb e descubra qual a melhor opção para o seu próximo passeio!

Anúncios

Hostel: hospede-se de forma barata e faça novas amizades!

Três mulheres em hostel
Afinal, o que é um hostel? Fonte: Pexels.

Primeiramente, a palavra hostel vem da língua inglesa e significa albergue. Sua característica principal são quartos e banheiros compartilhados, fazendo com que os valores dos quartos caiam consideravelmente.

No entanto, atualmente já existem opções de hostel com quartos duplos apenas. Ou seja, se você estiver viajando de casal ou com um amigo, poderá aproveitar para dividir a hospedagem somente com uma pessoa conhecida.

Enquanto isso, os demais espaços do estabelecimento são compartilhados, contribuindo para a socialização dos hóspedes. Para quem gosta de conhecer novas pessoas, o hostel é um prato cheio!

Aliás, esse tipo de hospedagem é bastante comum no mundo todo, sendo uma escolha recorrente de mochileiros. Por isso, escolher ficar em um hostel pode ser uma ótima forma de fazer contatos de diferentes nacionalidades.

Vantagens

Difícil não mencionar que a principal vantagem de escolher se hospedar em um hostel é o valor convidativo dos quartos. Se você não se importante em dividir ambientes com outras pessoas, esse é um ótimo custo benefício.

Ademais, a facilidade de fazer amigos quando se está em hostel também é um ponto positivo. Como já mencionamos, pessoas do mundo todo procuram esse tipo de hospedagem e dá para fazer amigos de diferentes lugares!

Aliás, a maioria dos hostels disponíveis possuem uma ótima localização. Ou seja, você também economiza no transporte já que tem acesso aos principais pontos turísticos apenas caminhando.

Anúncios

Desvantagens 

Definitivamente se você não sabe lidar com a falta de privacidade, então o hostel não é para você! Afinal, a principal característica desse tipo de hospedagem é o compartilhamento de ambientes, até mesmo banheiros.

Aliás, se você está fazendo uma viagem de casal, ou mesmo com crianças, e está em dúvida qual a melhor opção entre hostel e Airbnb, com certeza você deve evitar os albergues.

Além da falta de privacidade, esse tipo de hospedagem também tende a ser mais barulhento, já que muitos jovens acabam se reunindo nos ambientes compartilhados para conversar e até fazer festas.

Airbnb: sinta-se em casa mesmo fora de casa!

Cozinha de casa Airbnb
Então, conheça o Airbnb. Fonte: Pexels.

Embora seja o tipo de hospedagem mais escolhido por casais, não é apenas para esse público que o Airbnb se destina. Aliás, a plataforma já é líder mundial em hospedagem e está presente em mais de 190 países!

Na verdade, seu número de acomodações supera as cinco principais plataformas mundiais de hospedagens juntas. Nesse sentido, são mais de 7 milhões de acomodações, dos mais diferentes tipos e valores.

Homem segurando porquinho e olhando mala

TOP 5 melhores sites e aplicativos para quem quer viajar barato e seguro!

Embora viajar possa parecer algo caro, nem sempre é preciso gastar muito para conseguir curtir uma viagem. Existem sites e apps que oferecem serviços de turismo com valor imperdível, é só aproveitar!

Ou seja, se você quiser economizar durante a sua viagem, com certeza pode encontrar uma opção acessível no Airbnb. No entanto, se você deseja uma hospedagem mais luxuosa, também vai encontrar uma opção aqui.

Isso porque o Airbnb oferece aluguel de hospedagens com todos os cômodos, como uma casa. Você terá disponível para uso exclusivo quarto, sala, cozinha, banheiro e tudo mais que o anfitrião disponibilizar. Incrível, não é mesmo?

Vantagens

Primeiramente, o principal ponto positivo de escolher uma acomodação no Airbnb é ter disponível para uso exclusivo uma propriedade inteira! Existem opções de hospedagem com piscinas, saunas e até cozinheiros particulares.

Obviamente, tudo tem um preço. Mas, as opções são infinitas e você com certeza encontra uma boa acomodação com custo benefício ideal para sua viagem. Aliás, se você vai ficar vários dias, o Airbnb com certeza vale a pena.

Enquanto isso, a sensação de ter todo o espaço da propriedade disponível para uso faz com que você se sinta em casa. Para quem está fazendo uma viagem em família, esse tipo de acomodação pode ser a melhor escolha!

Desvantagens

Assim como sua grande vantagem é se sentir em casa em uma acomodação do Airbnb, essa também pode ser sua maior desvantagem. Afinal, a organização e limpeza do local ficam por conta dos hóspedes.

Então, se você espera descansar de verdade e relaxar, talvez seja melhor optar por um hotel ou até hostel que inclua o serviço de limpeza. Ainda que existam Airbnbs que ofereçam esse serviço, eles são mais raros de encontrar.

Ademais, embora seja uma plataforma segura, existe o risco de cair em golpes ao utilizá-la, reservando propriedades que não existem. Portanto, é preciso ficar bastante atento para não começar a viagem com aborrecimentos.

Hostel ou Airbnb: qual escolher?

Agora que você já sabe como ambos funcionam, chegou a hora de escolher qual o melhor, o hostel ou o Airbnb. Como você pode ver, os dois tipos de hospedagem oferecem propostas diferentes.

Ou seja, analise bem qual é o tipo de experiência de viagem que você espera ter antes de fazer sua reserva. Caso você não esteja viajando sozinho, sente com seu parceiro de viagem e converse sobre as possibilidades.

Nesse sentido, se você está procurando economizar ao máximo e aproveitar para conhecer pessoais locais ou fazer novas amizades, então com certeza você vai curtir se hospedar em um hostel.

No entanto, se você está viajando em família, ou até mesmo em companhia do seu amor, um Airbnb oferece mais privacidade e conforto para vocês. Mas não se preocupe, você ainda pode encontrar opções baratas e economizar!

Ademais, é importante ressaltar que essas não são as únicas opções de hospedagem baratas que você pode escolher. Por exemplo, você sabia que pode trocar trabalho voluntário por estadia?

Pois bem, através do aplicativo Worldpackers você se conecta com diversas hospedagens no mundo todo que fazem essa permuta. Então, acesse nosso conteúdo a seguir e confira como usar o aplicativo e aproveitar essa oportunidade!

Nome da plataforma Worldpackers em azul

Como reservar facilmente na Worldpackers?

Ao fazer parte da comunidade da Worldpackers você tem a chance de viajar o mundo como voluntário em troca de hospedagem, alimentação e outros benefícios!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como comprar facilmente na Taidê Turismo?

Quer reservar passeios incríveis em Recife? Então confira aqui como comprar pela Taidê Turismo e aproveite sua viagem!

Continue lendo
content

Melhor destino para viajar na Bahia: conheça 10!

Confira nossas dicas de 10 lugares incríveis para visitar e escolha você mesmo o melhor destino na Bahia, veja lugares como Ilhéus e Abrolhos!

Continue lendo
content

Vou de Trip Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Quer viajar pelo Brasil com o melhor custo benefício? Então veja se a Vou de Trip Viagens é confiável e como ela pode te ajudar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que é turismo em massa e quais os TOP destinos atuais?

Para você descobrir o que é turismo em massa, basta pensar em locais com grande circulação de público, como o Pão de Açúcar! Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Qual o melhor destino no Paraná para viajar em 2022? 8 dicas!

Veja nossa lista de lugares para viajar e descubra o melhor destino no Paraná, um estado rico em belezas naturais, história e gastronomia!

Continue lendo
content

Azul Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

Tem dúvidas se a Azul é boa para viajar? Confira as principais características da companhia e veja se a Azul vale a pena de verdade!

Continue lendo