Viagens
Qual foi o primeiro aeroporto do Brasil?
Localizado na cidade maravilhosa, o primeiro aeroporto do Brasil é cartão postal do Rio de Janeiro. Veja mais detalhes sobre sua história e confira se ele ainda funciona nos dias de hoje!
Anúncios
Embora existam aeroportos pelo mundo em operação desde 1911, o primeiro aeroporto do Brasil teve sua inauguração na década de 1930. Aliás, sua estrutura existe até hoje e ainda está em funcionamento!
Ademais, vale lembrar que existiam outros aeroportos no país naquela época. Entretanto, eles não eram utilizados por civis. Ou seja, eram todos voltados para aviões das forças militares do país.
Guia do Aeroporto de Galeão: veja antes de viajar!
Maior aeroporto do estado do Rio de Janeiro, o Galeão é o segundo maior do Brasil e conecta voos do mundo todo. Conheça!
Com a crescente necessidade de modernização, foi durante o governo de Vargas que iniciaram-se as obras do primeiro aeroporto do Brasil. Mas, afinal, onde fica essa construção histórica?
Pois bem, quer conhecer um pouco mais sobre o aeroporto mais antigo do país e conferir curiosidades incríveis sobre ele? Então continue a leitura e veja sua história, detalhes de sua construção e muito mais!
Qual foi o primeiro aeroporto do Brasil?
Primeiramente, você com certeza já deve conhecer essa construção histórica do primeiro aeroporto civil do Brasil. Afinal, ele é o cartão postal da cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. Estamos falando do aeroporto de Santos Dumont.
Foi no início da década de 1930 que começou a busca pelo lugar ideal para um imponente aeroporto para o Rio de Janeiro. Logo, um terreno doado pela prefeitura da cidade mostrou-se a opção perfeita na Baía de Guanabara.
Toda a estrutura e projeto do aeroporto de Santos Dumont acabou por ser idealizado por um arquiteto francês e pintor Alfred Agache, e executado pelos irmão Marcelo e Milton Roberto.
Guia do Aeroporto de Guarulhos: veja antes de viajar!
Embora seja o maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos é organizado e eficiente, conectando voos do mundo todo. Confira mais aqui!
Dessa forma, suas obras se iniciaram em 1934 e a construção estava finalizada em 1935. Entretanto, a inauguração oficial se deu apenas em 30 de novembro de 1936 com uma pista de 700 metros de comprimento.
Aliás, dele você pode ver o famoso Pão de Açúcar, além do próprio visual incrível do aeroporto envolto pela Baía de Guanabara. Ademais, a construção ainda conta com um jardim belíssima projetado pelo famoso paisagista Burle Max.
Embora não seja o aeroporto mais movimentado do país, o Santos Dumont continua operando atualmente. Aliás, ele tem capacidade para receber mais de 10 milhões de pessoas todos os anos.
No entanto, atualmente opera apenas voos domésticos. Ou seja, voos internacionais não passam por ele. Na verdade, a maioria deles são de curtas distâncias, sendo a ponte Rio – São Paulo o trajeto mais famoso.
Após uma grande obra de modernização que finalizou em 2007, a estrutura do aeroporto passou a contar com 8 pontes de embarque. Além disso, as pistas foram reformadas e toda a construção de modo geral foi melhorada.
Santos Dumont: o primeiro aeroporto civil do Brasil! Veja algumas curiosidades sobre ele!
Além de carregar o título de primeiro aeroporto civil do Brasil, o Santos Dumont tem bastante história pra contar! Afinal, são mais de 80 anos em funcionamento e cerca de 10 milhões de passageiros todos os anos.
Aliás, o aeroporto de Santos Dumont está entre os 10 mais movimentados no país. Ainda que ele opere apenas para voos nacionais, seu fluxo de passageiros é grande. Veja a seguir algumas curiosidades que fazem parte de sua história!
Inauguração adiada
Como já mencionamos, o aeroporto de Santos Dumont teve sua inauguração oficial em 1936. Entretanto, sua construção já havia sido terminada um ano antes! Na verdade, a demora aconteceu devidos aos primeiros voos frustrados.
Isso mesmo, os dois primeiros voos do Santos Dumont resultaram em um acidente onde uma das aeronaves quase caiu no mar. A outra acabou colidindo com algumas carroças que estavam na pista para movimentação de terra.
Incêndio
Além de alguns acidentes em suas pistas bastante curtas, o aeroporto de Santos Dumont também sofreu com um incêndio gravíssimo em fevereiro de 1998. Acredita-se que a causa tenha sido termoelétrica.
O fogo começou na madrugada de 13 de fevereiro no andar térreo e logo se alastrou pelo mezanino e demais áreas. O incêndio durou um total de 8 horas e foram mais de 150 bombeiros envolvidos para extinguir as chamas.
Ademais, o incêndio destruiu dois terços do aeroporto de Santos Dumont, que teve os voos transferidos para o aeroporto de Galeão. Entretanto, ele voltou a funcionar ainda no mesmo ano após 6 meses de reformas.
Ponte aérea
Você com certeza já deve ter ouvido falar ou até mesmo voado na ponta aérea Rio – São Paulo, a mais famosa do país. No entanto, o que talvez você não saiba, é que sua criação em 1959 inspirou algumas rotas internacionais também!
Nesse sentido, as companhias aéreas VASP, Varig e Cruzeiro do Sul, que operavam a rota entre Congonhas e Santos Dumont firmaram um acordo. Através dele, as passagens compradas valiam para todos os voos.
Ou seja, você poderia comprar e entrar no voo que desejasse, de qualquer uma das 3 companhias. Embora já extinto, esse acordo inspirou rotas como Paris – Londres e Nova Iorque – Boston, por exemplo.
Pistas curtas
Se você gosta de adrenalina, então com certeza o aeroporto de Santos Dumont é um prato cheio para você! Afinal, sua estrutura conta com uma das menores, porém mais belas, pistas de pouso do mundo.
Na verdade, sua pista inicial já era bastante enxuta para a época, com apenas 700 metros. Depois de vários anos e muitas reformas e modernizações, as pistas de pouso contam, atualmente, com 1.323 metros e a auxiliar com apenas 1.260 metros.
Somando esse tamanho com o fato de o aeroporto estar em meio a Baía de Guanabara, a experiência de aterrissagem pode ser aterrorizante. Entretanto, para quem gosta, o lado esquerdo das aeronaves favorece a vista panorâmica.
Aliás, se você vai fazer uma visita a cidade maravilhosa, já pensou em fazer passeios com guias locais e focados no seu bem-estar? Então você precisa conhecer a agência de turismo Vamos, com sede no Rio de Janeiro!
Ganhadora do prêmio Empreendimento Sustentável de 2020, a agência oferece pacotes com muito contato com a natureza. Veja a seguir como comprar através dela e aproveite suas férias de um jeito diferenciado!
Como comprar facilmente na Agência Vamos?
Veja como comprar um pacote com a agência Vamos, uma plataforma simples com opções de roteiros personalizados. Confira o passo a passo!
Sobre o autor / Samantha Scorbaioli
Em Alta
Como comprar passagem pela Copa Airlines Brasil: veja antes de viajar!
Se você quer saber como economizar em passagens para viajar mais, que tal comprar voos da Copa Airlines Brasil? Veja o passo a passo!
Continue lendoConheça o cartão Pão de Açúcar Mais Gold e saiba se vale a pena!
Se você quer saber se o cartão Pão de Açúcar Mais Gold vale a pena ou não, confira como ele funciona e veja as vantagens e desvantagens!
Continue lendoBrother’s Trip é confiável? Veja como funciona antes de comprar
Se você está interessado em fazer uma viagem bate e volta, mas tem receio de comprar online, confira se a agência Brother’s Trip é confiável!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como comprar pelo ViajaNet?
Se você está planejando uma viagem e está em busca de serviços baratos, confira como comprar pelo ViajaNet e aproveite valores incríveis!
Continue lendoVoo da KLM: Como é voar com a companhia aérea mais antiga do mundo?
Explore tarifas acessíveis, serviços de excelência e uma rede global de destinos. Descubra agora as vantagens de pegar um voo da KLM!
Continue lendoQual a melhor época para comprar pacotes de viagem?
Se você está planejando suas férias, descubra a melhor época para comprar pacotes de viagem e economize dinheiro! Confira nossas dicas!
Continue lendo