Curiosidades
O que é turismo em massa e quais os TOP destinos atuais?
Você sabe o que é turismo de massa? Conheça, hoje, esse fenômeno, como ele se caracteriza, quais destinos sofrem com ele e suas principais características.
Anúncios
Descubra o que é o turismo em massa
Quanto mais turistas em um lugar turismo melhor, certo? Errado. O turismo em massa é um fenômeno que pode ser muito prejudicial para alguns lugares e para os próprios turistas.
Esse é um efeito que faz com que as cidades que apresentam-se como turísticas sofram demandas grandiosas pelos turistas. E, com isso, vê-se diante de situações em que seus recursos (naturais, energéticos, alimentícios e outros) não sejam suficientes.
Considere, por exemplo, um local que vê as atividades turísticas triplicarem o número de pessoas ali presentes em certas épocas do ano. Embora existam formas de se preparar para isso, nem sempre elas são suficientes. Com isso, podem não só estragar a experiência dos turistas, mas também dos moradores da cidade.
Abaixo, então, confira mais sobre esse fenômeno, como ele se caracteriza e alguns dos destinos que sofrem com ele. Assim, saiba tudo sobre o assunto e se torne um expert, bem como aprenda como fazer o turismo consciente.
Viagens internacionais baratas: conheça top 8 destinos!
As viagens internacionais baratas compõem a lista de sonhos de todo viajante! Mas ela é possível, destinos como o México são interessantes!
O que é turismo de massa: principais características
O turismo de massa nada mais é do que um fenômeno que ocorre em alguns locais turísticos que encontram demanda muito maior do que a sua capacidade de oferecer serviços e produtos. Mas não só isso. Também se refere à afetação que se gera à população local pela precarização dos recursos disponíveis.
Segundo um estudo promovido pela Organização Mundial de Turismo (OMT) em parceria com algumas universidades, turismo de massa corresponde ao“(…) impacto do turismo em um destino, ou em partes dele, que influencia excessivamente de maneira negativa a percepção de qualidade de vida dos cidadãos e/ou a qualidade das experiências dos visitantes”.
Considere, por exemplo, cidades que encontram demanda turística que extrapolam suas capacidades físicas, sociais, econômicas e ecológicas. Note que isso leva à diminuição da qualidade de vida de quem mora ali, bem como pode atrapalhar no próprio proveito do turista.
Quando um local ou parte dele se depara com esse tipo de situação, tende a ver seus produtos encarecer, uma vez que há maior demanda do que aqueles disponíveis. Igualmente, encontra impactos ambientais, como diminuição da qualidade da água e do ar, bem como aumento da produção de lixo.
Veja, então, as principais características do que é turismo de massa:
- Turismo convencional, que se consolida perante o público e tende a atrair cada vez mais pessoas;
- Sazonal, de forma que a alta da demanda se dá em períodos específicos, como nas altas temporadas. Nesse caso, o turismo de massa no litoral brasileiro ocorre entre dezembro e fevereiro, anualmente, por exemplo;
- Passivo, de forma que o local se torna naturalmente turístico e uma das poucas opções para as quais muitos turistas se voltam.
O que leva ao desenvolvimento do turismo de massa em um local?
Existem alguns fatores que se repetem quando estudamos como um local se tornou um destino turístico de massa, veja os principais:
- Sobrecarga de poucos destinos (acesso de muitas pessoas a poucos lugares);
- Turismo irresponsável, onde falta fiscalização local e policiamento necessário, bem como regras específicas turísticas, bem como o comportamento dos turistas é negativo e desrespeitoso;
- Aluguéis por temporada, onde casas e apartamentos disponíveis por serviços como AirBnb podem superlotar ainda mais bairros residenciais ou onde já estão presentes hotéis;
- Paradas de grandes Cruzeiros, o que aumenta recorrentemente o número de turistas ali;
- Viralização de destinos por redes sociais, aumentando a sua demanda de uma hora para outra, sem o necessário e indispensável preparo prévio.
Quais são os efeitos de um turismo de massa?
Ainda, para entender o que é o turismo em massa e como ele afeta os destinos turísticos, torna-se indispensável considerar quais são os efeitos que ele causa. Veja os principais:
- Danos ecológicos (aumento na produção de lixo, uso irresponsável dos recursos naturais, aumento da poluição da água, do ar, bem como da sonora);
- Aumento do estresse pelo aumento de filas em estabelecimentos e pelo surgimento de congestionamentos enormes;
- Disparada dos preços em razão do aumento da demanda de compra sem que haja produtos em número suficiente;
- Diminuição da qualidade de vida dos moradores locais;
- Aumento da violência ou da sensação de desproteção.
5 principais destinos de turismo de massa da atualidade
Agora que você já sabe o que é turismo de massa, resta saber quais são os destinos que atualmente sofrem com isso. Veja quais são e, caso deseje visitar um deles, prepare-se para ir preferencialmente em baixas temporadas. Ou, então, se prepare para filas e para exercer a atividade de um turista consciente.
Tailândia
As praias e ilhas da Tailândia conquistaram o público nos últimos anos. Nesse sentido, elas são uma das vítimas do que é turismo de massa.
Machu Picchu (Peru)
Ainda, o sítio arqueológico inca, no Peru, representado por Machu Picchu, também sofre com altas demandas que se repetem em altas temporadas. Não por acaso o governo local tomou medidas de controle, como diminuição do horário de visitação e do tempo máximo em que cada visitante pode permanecer ali (4 horas).
Vaticano
Outro destino que sofre com o que é turismo de massa é o Vaticano, cidade-estado localizado em Roma e onde está presente a sede oficial da Igreja Católica. Anualmente milhões de turistas vão à Itália para conhecer a morada do Papa, perseguir uma benção dele e conhecer obras de arte espalhadas pelas capelas e ruas, como pinturas e esculturas.
Taj Mahal (Índia)
Outro local que sofre com o que é turismo de massa é Taj Mahal, mausoléu indiano que faz parte da história do país e que encanta pela beleza e pela história.
Muralha da China (Pequim)
Por fim, outro local que também sofre com o turismo de massa se refere às Muralhas da China, presentes em Pequim. O local é famoso pelos grandes monumentos milenares que atraem anualmente milhões de turistas, especialmente no verão chinês.
O que faz um Agente de Viagens? Entenda aqui!
O que faz um agente de viagens é uma dúvida comum, mas descobrimos logo quando necessitamos comprar uma passagem ou pacote para viajar! Veja.
Em Alta
Havan ou CVC: qual a melhor para viajar?
Se você está procurando uma boa opção de agência de viagens para programar suas férias, então confira aqui duas ótimas opções, Havan ou CVC!
Continue lendoComo comprar facilmente pela Passaportes Tur BR?
Tenha segurança e comodidade na hora de tirar seu passaporte, veja como comprar pela Passaportes Tur BR e tenha acesso aos serviços!
Continue lendoComo baixar e usar o aplicativo Onfly?
O aplicativo Onfly é gratuito para fazer o download direto no seu smartphone e você pode começar a usar fazendo um cadastro rápido.
Continue lendoVocê também pode gostar
Veja onde fica e o que fazer em Magic City: um parque aquático completo!
Quer saber onde fica o Magic City e o que fazer nesse parque aquático? Então confira algumas dicas para aproveitar ao máximo!
Continue lendoVoo cancelado Azul: conheça os seus direitos!
Voo cancelado Azul: conheça os seus direitos! Você sabia que tem direitos caso seu voo seja cancelado? Descubra eles aqui.
Continue lendoComo baixar e usar o aplicativo Turismocity?
Economize não apenas seu dinheiro, mas também seu tempo ao usar o aplicativo Turismocity para planejar sua viagem. Confira como fazer!
Continue lendo