Viagens

5 dicas fáceis para viajar com seu gato sem stress

Embora gatos não sejam fãs de passeios, existem formas de acalmá-los para fazer uma viagem tranquila e agradável! Por exemplo, é importante ter um bom planejamento para que tudo corra sem estresse. Veja mais aqui!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 10/05/2022

Quer levar seu gato na sua viagem? Veja nossas dicas antes de viajar!

Homem segurando gato e passaporte
Confira nossas dicas para viajar com seu pet. Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, é importante ressaltar que gatos são animais de rotina. Ou seja, a maioria deles acaba se estressando e tendo comportamentos indesejados quando precisam sair de casa por qualquer motivo. No entanto, existem maneiras de acalmar o bichano para que ele não se altere tanto na hora de sair. Por isso, trouxemos algumas dicas para viajar com gato que podem te ajudar.

Desse modo, nem você, nem seu gatinho vão ficar estressados quando precisarem sair de casa. Aliás, é totalmente possível realizar uma viagem com um felino, ainda que algumas situações dependam inteiramente da personalidade dele. Portanto, confira nossas dicas para viajar com seu gato e transforme a viagem em um passeio agradável para ambos!

Logo CVC fundo azul

CVC pacotes: Veja as melhores opções para 2022!

Se você pretende viajar em 2022, então confira aqui a lista dos 10 melhores pacotes de viagens da CVC para 2022.

Anúncios

Como preparar e acalmar seu gato para viajar? Veja 5 dicas para facilitar a viagem

Gato em caixa de transporte na praia
Afinal, como fazer uma viagem tranquila? Fonte: AdobeStock.

Quem é dono de gato sabe que passeios, visitas ao veterinário ou qualquer saída de casa pode resultar em catástrofes! Na verdade, existem algumas raras exceções de felinos que não se estressam ou se alteram ao sair para viajar. Ainda assim, é importante levar o comportamento do pet em consideração e tentar acalmá-lo da melhor forma.

Nesse sentido, saiba que é perfeitamente possível acalmar seu gatinho e fazê-lo se sentir seguro para uma viagem longa fora de casa. Na verdade, você precisa começar levando em conta a personalidade do seu amiguinho! Assim, entendendo melhor como ele é, do que ele gosta ou não gosta, você poderá deixa-lo mais confortável.

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo informativo com dicas para viajar com gato que podem salvar seu passeio! Desse modo, tanto pet quanto tutor podem ficar tranquilos e aproveitar a viagem evitando estresses desnecessários. Então, confira a seguir o que você pode fazer para tornar tudo mais agradável para o bichano e comece a colocar em prática!

Alimentação

Pois bem, talvez você já tenha notado, mas viajar com um felino deve funcionar basicamente como viajar com uma criança. Nesse sentido, você precisará planejar todos os detalhes para que possa atender as necessidades do gatinho da melhor forma possível enquanto estiverem na estrada. Por isso é importante ficar de olho nas dicas para viajar com gato.

Primeiramente, pense em sua alimentação. Desse modo, é bom levar com você um pouco da ração que ele está acostumado a comer, além de petiscos e sachês que possam distraí-lo durante a viagem. Como os gatos são animais de rotina, é interessante não alterar sabores durante esse período de passeio.

Aliás, procure oferecer a ração em menor quantidade um dia antes da viagem. Além disso, não ofereça nenhum alimento cerca de 2 horas antes de embarcar. Assim você vai evitar vômitos que podem ser desconfortáveis tanto para você quanto para o bichinho. Então, se você não tem certeza se o animal vai ou não ficar enjoado, evite oferecer a ração.

Anúncios

Caixa de transporte

Existem pets que mudam o comportamento apenas ao olhar para a caixa de transporte, especialmente gatos. Isso talvez aconteça pois o bichano associou o objeto a algo traumático em sua vida. Desse modo, se você tem um gatinho em casa que não é muito amigo de uma caixa de transporte, o ideal é que você a deixe disponível no ambiente.

Isso mesmo, não esconda ou guarde a caixinha e a coloque para uso apenas quando necessário! Aliás, isso vai apenas agravar o trauma que o felino tem com o objeto, já que ele o associa a acontecimentos indesejados como ir ao veterinário, por exemplo. Assim, o ideal é que a caixinha esteja disponível para entrar, brincar e usar no dia a dia, como um objeto comum de sua rotina.

Desse modo, a caixa de transporte terá o cheiro do seu gato, além de fazer parte da vida dele, o que significa que ele deixará de associá-la a algo ruim. Ademais, outra das dicas para viajar com gato é providenciar uma caixa espaçosa e confortável para que ele não se sinta encurralado dentro dela. Então, invista em algo de boa qualidade!

Objetos essenciais

Gato dentro de mala com coisas de gato
Então, o que levar? Fonte: AdobeStock.

Como já mencionamos, viajar com seu gato é algo parecido com viajar com um bebê. Ou seja, existem objetos importantes que vão fazer a diferença na hora do passeio e são excelentes dicas para viajar com seu gato. Por exemplo, procure separar alguns brinquedos favoritos dele para levar com você durante a viagem, eles podem ajudar a distraí-lo.

Além disso, é interessante separar a coberta dele para colocar dentro da caixinha de transporte junto com um tapete higiênico. Assim, se ele tiver qualquer “acidente” indesejado, o tapete higiênico ficará encarregado de amenizar a sujeira. Enquanto isso, a coberta com seu cheiro vai ajudar a mantê-lo calmo e relaxado.

Aliás, você também pode utilizar feromônios sintéticos dentro da caixinha e nos objetos para que ele se sinta mais confiante e seguro. Nesse sentido, existem produtos no mercado específicos para gatos que podem contribuir para deixar o bichano mais calmo. Desse modo, vale a pena investir para ter uma viagem mais tranquila.

Veterinário

Antes de falarmos mais dicas para viajar com gato, uma pergunta: você sabia que o estresse pode acarretar em problemas de saúde para o seu bichinho? Pois bem, é comum que, após um episódio extremo de estresse para o bichano ele apresente quadros como o de infecção de urina, por exemplo. Portanto, é muito importante que você o leve a uma consulta antes de cair na estrada.

Dessa forma, o profissional poderá realizar exames específicos para avaliar a saúde do seu bichinho, evitando problemas mais graves depois. Além disso, é interessante conferir se as vacinas estão em dia, assim como as doses de vermífugo antes de uma viagem. Aliás, somente um médico veterinário pode indicar medicamentos para uma viagem mais tranquila.

Na verdade, se seu bichano tem problemas de enjoo ou até mesmo doenças crônicas, pode ser interessante medicá-lo antes de sair de casa. Portanto, agende uma consulta com um veterinário para avaliar seu estado de saúde e, assim, se preparar de forma adequada para viajar com seu bichano.

Identifique seu pet

Embora seja algo que não desejamos pensar quando nos preparamos para viajar com nosso gato, é preciso levar em consideração que o animal pode vir a escapar durante o trajeto. Portanto, é muito importante que você esteja preparado também para possíveis incidentes, evitando maiores transtornos depois.

Nesse sentido, procure colocar em seu gato uma coleira com identificação apropriada com seu nome e telefone de contato. Isso porque os gatos tem excelente senso de localização e procuram voltar para casa quando estão perdidos. Dessa forma, você poderá auxiliar quem quer que o encontre a contatar você.

Aliás, evite tirar o gato da caixa de transporte enquanto estiver viajando de um lugar par ao outro. Caso esteja de carro ou ônibus, mantenha o sinto de segurança afivelado e segurando a caixinha de transportes para evitar qualquer acidente. Além disso, é interessante pensar em uma coleira e guia para melhor controlar o pet.

Então, gostou das nossas dicas para viajar com gato? Já sabe para qual destino vai levar seu bichano esse ano? Pois confira a seguir os 10 melhores destinos para você visitar em 2022 após a quarentena e escolha a melhor opção para você e seu gatinho aproveitarem! Confira mais a seguir.

Mulher de máscara em transporte público

Viagens pós-quarentena: dicas dos 10 melhores destinos para 2022!

Embora ainda estejamos vivendo resquícios da pandemia, o mercado de turismo já começa a aquecer novamente. Veja dicas de lugares para viajar!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como comprar facilmente na Pegue sua Mochila?

Entenda o que você precisa fazer para comprar através da Pegue sua Mochila e descubra lugares imperdíveis no estado de São Paulo. Confira!

Continue lendo
content

Quero Passagem é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Conheça a plataforma da Quero Passagem e saiba se é confiável, como funciona e se vale a pena comprar passagens de ônibus com ela!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Portal Trip Turismo?

Para comprar pela Portal Trip Turismo, veja o passo a passo detalhado e adquira seus pacotes! Aproveite viagens com turismo de aventura.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na NTour Viagens?

Confira como comprar pela NTour viagens e aproveite os roteiros exclusivos que a agência oferece para o público feminino!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Yandex Translate?

Disponível para Android e iOS, você pode usar o aplicativo Yandex Translate de forma gratuita em qualquer lugar do mundo! Veja como!

Continue lendo
content

É melhor voo direto ou com escala? Veja nossas dicas!

Descubra se você deve escolher um voo direto ou com escala, além de entender a diferença entre voos com conexão e voos com escala.

Continue lendo