Viagens

Guia completo de como tirar seu visto americano

Tirar o visto americano pode ser um processo complexo, mas não é impossível! Basta seguir um passo a passo e se organizar para conseguir a aprovação e fazer sua viagem. Veja algumas dicas de como conseguir!

Anúncios

Como tirar visto americano? Entenda como funciona o processo e tudo o que você precisa fazer!  

Pessoa carimbando passaporte
Veja como tirar seu visto para entrar nos Estados Unidos! Fonte: AdobeStock.

Muitas pessoas tem o sonho de fazer uma viagem para os Estados Unidos. Ainda que fazer um bom planejamento seja essencial, também é preciso se preparar e saber como tirar o visto americano.

Afinal, o processo é complexo e requer atenção! Qualquer erro pode acabar custando sua viagem, já que a autorização para entrar no país é indispensável. Por isso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa fazer.

Adolescentes sentados na rua com malas

Autorização de viagem: veja como funciona para quem é menor de idade!

O formulário de autorização para viagem de menores de idade é essencial para crianças e adolescentes que estão viajando sem os pais. Entenda quando essa autorização é necessária!

Além disso, você vai entender quais são os tipos de visto e conferir algumas dicas que podem te ajudar na hora da sua entrevista. Assim você vai estar melhor preparado para concluir essa etapa tão importante.

Então, quer saber o passo a passo de como tirar seu visto americano? Continue a leitura e veja como é o processo e o que é necessário para conseguir a aprovação e ter uma viagem tranquila e agradável.

Quais são os tipos de visto americano?

Passaporte com bandeira americana
Mas, quais os tipos de visto que existem? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, saiba que existem diferentes tipos de visto para diferentes situações de entrada nos Estados Unidos. Atualmente, o consulado prevê 5 situações em que um estrangeiro precisa entrar no país.

Para quem vai visitar a passeio, o visto é o de Turista. No entanto, com esse tipo de visto, não é permitido realizar nenhum tipo de trabalho. De um modo geral, o tempo de validade é de até 10 anos.

Ademais, para quem vai fazer uma visita de negócios, o visto é o do tipo B1. Mas atenção! Também não é permitido trabalhar com esse tipo de visto! Apenas fazer uma visita para fechamento de negócios onde não há remuneração.

Casal recebendo passaporte e passagens

Escolha a melhor agência de viagens do Brasil: planeje sua viagem com qualidade!

Planeje sua viagem com qualidade e tenha certeza de que está fazendo um bom investimento ao escolher a melhor agência de viagens do país para contratar!

Para quem quer estudar nos Estados Unidos, existem dois tipos de visto de estudante, aquele de quem vai estudar em colégios ou Universidades e aquele de quem vai fazer um Intercâmbio.

Seja qual deles você escolher, é bom saber que ambos precisam de comprovação de matrícula ou carta. Veja ainda mais dicas de como tirar visto americano a seguir!

O que fazer antes da entrevista de visto?

Embora seja a etapa mais temida pelos viajantes, a entrevista do visto não precisa ser um bicho de sete cabeças. Se você cumprir com todas as regras e apresentar todos os documentos necessários, dificilmente terá algum problema.

Então, tenha a certeza de que você sabe como tirar o visto americano e revise seus dados e passaporte antes da entrevista. Lembre-se que este último precisa estar válido por pelo menos 6 meses a partir da data de embarque.

Enquanto isso, durante a entrevista procure se manter calmo e responda as perguntas de forma coerente com o que preencheu no formulário D-160. Além disso, esteja bem vestido, quase como para uma entrevista de emprego.

Visto americano: veja o que você precisa fazer!

Pessoa entregando passaporte para outra
Confira o passo a passo para tirar seu visto! Fonte: AdobeStock.

Você pode estar a um passo de realizar o sonho de conhecer os Estados Unidos! Basta saber como tirar seu visto americano e ter um bom planejamento para concluir o processo de forma bem sucedida. Confira o que fazer a seguir.

Formulário de visto

Pois bem, o primeiro passo para tirar seu visto é acessar o site oficial do Consulado dos Estados Unidos. Em seguida, encontre a opção “Visto” no menu e selecione o tipo de visto que você deseja.

Então, você deverá acessar o link para preencher o formulário DS-160. Suas respostas precisam estar em inglês e as informações atualizadas! Qualquer incoerência com seus dados vai prejudicar seu processo.

Ademais, fique de olho para não exceder o tempo de resposta e salve as etapas para não ter que começar tudo de novo. Não se preocupe, se precisar poderá traduzir as perguntas para melhor compreensão.

Pagamento da taxa

Assim que terminar de preencher o formulário, fique atento a seu vencimento! O documento tem validade de apenas 6 meses. No entanto, você precisa fazer o pagamento da taxa para que possa seguir para a próxima etapa.

Para os vistos de visitantes a passeio, a taxa é de US$160,00. Ou seja, o valor em reais vai depender da cotação do dólar no dia do pagamento. Vale lembrar que não há reembolso para essa taxa, mesmo que seu visto seja negado, ok?

Ademais, você pode fazer o pagamento online com cartão de crédito ou através de boleto bancário em qualquer banco. Ainda que o formulário DS-160 tenha validade de 6 meses, a taxa fica válida por 1 ano.

Agendamento

Agora que você já está com o formulário em mãos, aguarde até 2 dias úteis para a confirmação do pagamento da taxa para poder agendar sua entrevista. No entanto, saiba que essa é possivelmente a etapa mais complicada do processo.

Isso porque desde o início da pandemia do Covid-19 as vagas para entrevista estão bastante limitadas! O agendamento é pelo site do Consulado ou telefone e você precisará informar o número do formulário e passaporte.

Portanto, tenha todos os documentos anteriores em mãos para fazer o agendamento de forma organizada. Vale lembrar que a disponibilidade de datas varia de acordo com a cidade escolhida para fazer a entrevista.

Coleta de dados

Como você pode ver, tirar o visto americano é um processo complexo e cheio de etapas. Mas fique tranquilo, estamos quase chegando ao final do percurso. Agora, você vai precisar fazer a coleta dos seus dados biométricos.

Para isso, o solicitante do visto deve comparecer a um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto USA, ou CASV. Nesse sentido, existe uma unidade nas principais regiões do país.

Lá, você deverá cadastrar suas impressões digitais e tirar uma foto. Não se esqueça de levar a página de confirmação do seu DS-160! Ademais, solicitantes menores de 15 anos e maiores de 66 anos não precisam comparecer.

Entrevista

Com os dados biométricos cadastrados, chegou o momento de comparecer a sua entrevista de visto na data e horário agendados. Embora essa seja a etapa final, ela é também a mais temida pelos viajantes.

Mas não há com o que se preocupar. Apenas responda as perguntas do fiscal de forma concisa e de acordo com o seu formulário. Não se esqueça de levar a confirmação de agendamento e o DS-160!

Além disso, também é necessário apresentar seu passaporte válido para que o visto seja registrado. Então, confira com cuidados todos os documentos antes de sair de casa para não ter contratempos depois.

Embora agora você já saiba como tirar o visto americano, para algumas pessoas esse processo é muito complicado. Mas, você sabia que existe um curso para te ajudar do começo ao fim? Acesse a seguir e veja como fazer para adquirir!

Logo Mapa da Viagem Internacional

Como comprar o curso Mapa da Viagem Internacional?

O curso Mapa da Viagem Internacional vai te possibilitar planejar uma viagem para o exterior de forma organizada e segura, evitando dores de cabeça durante o passeio.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Diárias de Hotel: o que é e como funciona?

Se você quer saber como funcionam as diárias de hotel, então confira aqui todas as dicas sobre como esse valor é calculado. Descubra!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Unlimited Visa Infinite?

Veja como solicitar o cartão Santander Unlimited Visa Infinite pelo aplicativo! Peça o seu comece a usufruir dos benefícios!

Continue lendo
content

Cartão pré-pago ou dinheiro em espécie: como levar dinheiro em uma viagem internacional?

Se você vai viajar para o exterior, provavelmente está com a dúvida de como levar dinheiro em viagem internacional. Confira nossas dicas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como viajar para Orlando com milhas? Quantas é preciso ter?

Se você tem o sonho de conhecer a Disney, mas acha as passagens muito caras, veja aqui como viajar para Orlando com milhas e aproveite!

Continue lendo
content

Top 15 Viagens imperdíveis no Brasil: veja os destinos dos sonhos!

Confira nossa lista com 15 viagens imperdíveis no Brasil e descubra lugares que você precisa conhecer, como o paraíso de Jericoacoara!

Continue lendo
content

Pacotes de viagens All Inclusive: o que é? Vale a pena?

Já conhece os pacotes de viagens all inclusive? Antes de comprar, entenda o que é, como funciona e calcule para ver se vale a pena para você!

Continue lendo