Viagens

Turismo em Bonito no Mato Grosso do Sul: melhor época para viajar e o que fazer

Bonito é a principal cidade turística do Mato Grosso do Sul e foi eleita mais de 16 vezes a melhor cidade para ecoturismo no Brasil. Saiba esse local, dicas de planejamento para ir para lá e programe sua viagem!

Anúncios

Viajar para Bonito: a melhor cidade para o ecoturismo do Brasil!

Pessoa mergulhando em Bonito
Conheça tudo sobre Bonito, MS. Fonte: AdobeStock.

Se você está pensando em viajar para Bonito, saiba que existem diferentes épocas do ano com belezas naturais distintas para você escolher. Aliás, essa é uma região com fauna e flora riquíssimas, e fica até difícil de decidir quando visitar. Nesse sentido, tanto a época de seca quanto a de chuva refletem belezas únicas que com certeza vale a pena conhecer.

Localizada no Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito é famosa por praticar o turismo sustentável. Assim, se você curte a natureza e o ecoturismo, essa pode ser a viagem perfeita para o seu perfil. Dessa forma, trouxemos aqui algumas dicas imperdíveis para você viajar para Bonito e aproveitar ao máximo as belezas naturais desse lugar. Confira!

Mão com chapéu fora do carro

Viagem bate e volta: como funciona essa tendência!

Se você está sem tempo, mas mesmo assim quer passear para se distrair da correria do dia a dia, que tal uma viagem bate e volta? Confira aqui como funciona e opções interessantes de agências que podem te ajudar!

Bonito: faça Turismo no Mato Grosso do Sul

Centro de Bonito, MS
Então, confira o que fazer em Bonito! Fonte: AdobeStock.

A cidade de Bonito é repleta de opções para quem gosta de natureza. Então, se você curte aproveitar passeios ao ar livre, trilhas, cachoeiras e até ecoturismo, você vai se encantar ao viajar para Bonito. Nesse sentido, a região é regida pelo clima tropical, o que significa que não há muita variação de temperatura.

De um modo geral, Bonito tem duas estações predominantes, uma quente e úmida, e uma fria e seca. Durante cada uma delas existem belezas naturais únicas que emergem durante aquele período específico. Desse modo, o turismo da região pode acontecer em qualquer época e você ainda assim poderá encontrar paisagens únicas.

Ademais, a cidade possui pouco mais de 22 mil habitantes e está a 297km de distância da capital do estado. Ou seja, Bonito é uma cidade interiorana, que ainda conserva o ar pacato e tranquilo. Ainda assim, já foi eleita 16 vezes seguidas a melhor cidade para ecoturismo do Brasil. Portanto, se você curte a natureza, viajar para Bonito é o passeio ideal.

Qual é a época de baixa temporada em Bonito?

Embora Bonito mantenha uma temperatura agradável durante todo ano e ofereça sempre atividades e passeios para todas as épocas, existem meses em que tudo está mais badalado. Nesse sentido, se você não gosta de atrações cheias demais ou se quer aproveitar para relaxar em ambientes tranquilos, é bom evitar a alta temporada.

Mas afinal, quais os meses de alta e baixa temporada? Pois bem, a época mais agitada de Bonito e considerada de alta temporada são os meses de verão. Isso porque, com as férias escolares e feriados, o lugar se torna alvo de passeios de muitas pessoas que procuram descansar.

Enquanto isso, os meses de inverno são os menos movimentados, por assim dizer. No entanto, como Bonito é um lugar que sempre tem atrações e atividades para fazer, você não perde a viagem se escolher visitar a cidade no inverno. Aliás, pode ser uma boa opção para quem quer relaxar sem muita muvuca, além de pagar menos por hospedagem e outros serviços.

Portanto, se você pretende viajar para Bonito fique de olho nos passeios que a região proporciona, além de belezas naturais de cada estação. Assim você poderá ter uma ideia do que vale a pena para você e pode começar a programar o passeio.

Quando não ir a Bonito?

Então, quando ou não viajar para Bonito é algo muito particular. Nesse sentido, não existe uma época de fato ruim para o turismo. Tudo vai depender do que você quer visitar e das atividades que pretende fazer na região durante a sua viagem.

Embora a alta temporada seja os meses de verão, isso se deve, principalmente, porque a época coincide com as férias escolares e feriados prolongados. No entanto, esses são os meses chuva, então vale lembrar que o clima estará quente e úmido. Além do mais, é nessa época que a mata está mais verde e as águas das cachoeiras mais cheias.

Entretanto, você vai ver menos peixes no rio devido a piracema. Esse é um fenômeno que acontece durante os meses de verão, quando os peixes migram para as nascentes dos rios para se reproduzirem. Em contrapartida você poderá ver a proliferação de algas na Lagoa Misteriosa, um dos pontos mais visitados da cidade.

Enquanto isso, no inverno é a época mais seca e fria de Bonito. Portanto, pense em levar um casaco leve na mala, já que as noites tendem a ser mais frescas. É nessa época que as hospedagens ficam mais em conta, e você pode economizar um bom dinheiro se pretende viajar para Bonito durante o inverno.

Ademais, as águas dos rios ficam mais cristalinas e você pode ver a vida aquática com mais facilidade, já que os peixes estão em maior número. Essa deve ser a época ideal para quem pretende fazer mergulhos nos rios e lagoas de Bonito, e ainda pode visitar o Festival de Inverno da cidade. Ou seja, você pode aproveitar a região em qualquer época do ano!

6 dicas antes de fazer turismo em Bonito

Deck em piscina natural de Bonito
Veja as dicas para visitar Bonito. Fonte: AdobeStock.

Ainda que viajar para Bonito pareça ser o passeio perfeito, é importante atentar-se para algumas dicas que podem te ajudar na organização da viagem. Desse modo, confira a seguir o que você precisa saber antes de embarcar para sua aventura no Mato Grosso do Sul.

Agende tudo com antecedência

Como você já sabe, o turismo em Bonito pode acontecer em qualquer época do ano. Ou seja, a procura tende a ser alta para os passeios e vale lembrar que existe limite diário de pessoas em algumas atrações. Por exemplo, passeios de flutuação acontecem com apenas 7 pessoas por vez.

Além disso, não se esqueça que a área é protegida e você precisa levar em consideração a quantidade de pessoas permitida pela licença ambiental. Portanto, se você vai viajar para Bonito, agende as atrações e atividades com antecedência para evitar ficar de fora dos passeios.

Não existe entrada gratuita

Antes de mais nada, cobrar pelos ingressos das atrações é uma maneira de garantir a sustentabilidade do turismo da região. Além disso, o valor arrecadado mantém todos os equipamentos de acordo com os padrões e normas estabelecidos para cada atividade.

Portanto, não adianta pesquisar ou perguntar na recepção do hotel por atrações e atividades gratuitas. Nesse sentido, todos vão te informar a mesma coisa, que você precisa pagar pelo seu ingresso ou voucher, como chamam nas agências de turismo, para poder usufruir de todas as atrações.

Compra de ingressos

Agora que você já sabe que todas as atrações são pagas em Bonito, cuidado para não chegar até o local da atividade para comprar seu ingresso. Isso mesmo, não existem guichês de venda para as atrações no próprio local, de forma que você precisa comprá-las nas agências de turismo da cidade.

Na verdade, essa é uma forma encontrada pela prefeitura da cidade de garantir que as leis ambientais sejam cumpridas, limitando o número de pessoas acessando determinadas atrações. Portanto, se você pretende viajar para Bonito, organize-se para visitar uma das mais de 30 agências de turismo e comprar seus ingressos.

Os valores são os mesmos

Primeiramente, você já deve saber que viajar para Bonito te garante incontáveis passeios, trilhas, cachoeiras, enfim, ecoturismo em geral. No entanto, como já explicamos anteriormente, os ingressos das atrações devem ser comprados diretamente nas agências de turismo, de modo que não há pontos de venda nas portarias das atrações.

Entretanto, não precisa se preocupar em fazer uma pesquisa de valores para encontrar a agência mais em conta. Isso porque os preços das atividades quem determina são os donos das propriedades, de modo que as agências somente fazem a intermediação até os turistas. Ou seja, os valores devem ser seguidos a risca, o que significa que não há alteração deles.

Escolha a época com cuidado

Como você já bem sabe, viajar para Bonito é uma escolha certeira durante todo ano. Nesse sentido, existem belezas naturais únicas e atrações exclusivas tanto nos meses verão quanto nos meses de inverno. Dessa forma, tudo vai depender das suas preferências particulares.

Ou seja, se você gosta de cachoeiras e prefere a época das cheias, então planeje sua viagem para os meses de verão. No entanto, se prefere fazer mergulhos e ver a vida aquática ainda mais exuberante, aproveite os meses de inverno para viajar. Então analise com cuidado os passeios que você prefere fazer e somente então comece a planejar a viagem para Bonito.

Você não precisa saber nadar

Isso mesmo, não há necessidade de aprender a nadar ou deixar de viajar para Bonito só porque você não sabe. Isso porque todas as atrações e atividades são cuidadosamente preparadas com roupas especiais e coletes salva vidas para proteger os turistas.

Por exemplo, os passeios de flutuações exigem o uso de uma roupa especial de Neoprene que garante 70% de flutuabilidade do corpo. Além disso, você também vai utilizar o colete salva vidas em todas as atividades. Ou seja, não precisa temer, pois os passeios são seguros mesmo que você não tenha muita amizade com a água.

Então, gostou da ideia de viajar para Bonito? Nesse sentido, o Brasil possui muitos outros lugares incríveis para você visitar que garantem uma viagem única sem precisar sair do país. Quer conhecer mais opções de viagens nacionais e imperdíveis? Pois é só acessar nosso conteúdo a seguir para conferir 15 opções para escolher!

Avião na pista

Top 15 Viagens imperdíveis no Brasil: veja os destinos dos sonhos!

O Brasil está cheio de tesouros naturais que, com certeza, vale a pena visitar. Dessa forma, trouxemos 15 viagens imperdíveis para você fazer no Brasil. Confira os destinos!

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Conheça o cartão Pão de Açúcar Mastercard Platinum: acumule pontos ou milhas!

O cartão de crédito Pão de Açúcar Mastercard Platinum é perfeito para viajantes, já que oferece incrível programa de pontos que não expiram!

Continue lendo
content

Aerolíneas Argentinas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

A companhia argentina Aerolíneas Argentinas vale a pena para quem vai para o país já que oferece voos diretos mais confortáveis. Confira!

Continue lendo
content

Aeroméxico: ofertas para Las Vegas, Cancun e muito mais!

Embarque em uma aventura inesquecível com a Aeroméxico. Explore destinos deslumbrantes ao redor do mundo e aproveite ofertas exclusivas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo Wanderlog?

Quer ter mais praticidade na hora de organizar seus roteiros de viagem? Então confira como baixar e usar o aplicativo Wanderlog!

Continue lendo
content

Mala despachada: um guia completo!

Entenda a diferença entre a mala de mão e a mala despachada através desse guia completo com dicas de bagagem! Saiba mais!

Continue lendo
content

MSC Cruzeiros é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A MSC Cruzeiros é confiável para roteiros luxuosos e completos em viagens de navio! Conheça-a aqui e veja como a empresa funciona!

Continue lendo