Viagens

Turismo ecológico: o que é e como funciona?

O turismo ecológico é uma modalidade de turismo que promove o contato com a natureza. Algumas das atividades envolvidas são trilha, rapel e muito mais! Veja alguns destinos nacionais!

Anúncios

Confira tudo sobre esse conceito e veja algumas sugestões de destinos no Brasil!

Homem de mochila e chapéu olhando a natureza
Conheça tudo sobre essa tendência no mundo do turismo! Fonte: AdobeStock.

O turismo ecológico é uma modalidade de turismo que traz maior contato com a natureza e está se tornando cada vez mais popular em nosso país. Afinal, o Brasil reúne as mais diversas paisagens naturais!

Aliás, atividades que trazem mais contato com a natureza apresentam benefícios reais para a saúde. Isso é, o turismo ecológico pode contribuir para reduzir o estresse, aumentar a concentração e até mesmo melhorar o sistema imunológico.

Dunas com água

Os 6 melhores locais com dunas no Brasil

Além de possuir praias paradisíacas, paisagens naturais de encher os olhos e muita cultura, o Brasil também conta com dunas belíssimas de Norte a Sul!

Ou seja, praticar esse tipo de turismo, além de prazeroso, traz muitas vantagens para o nosso organismo. Portanto, vale a pena incluir destinos na sua lista de viagem que podem proporcionar essa experiência.

Que tal saber mais sobre o que é o turismo ecológico e como ele funciona? Então continue a leitura pra saber tudo sobre esse conceito além de conferir algumas sugestões de destinos para suas próximas férias!

O que é turismo ecológico?  

Embora já esteja bastante difundido no Brasil, algumas pessoas ainda não conhecem o termo turismo ecológico. Aliás, muitos o chamam também de ecoturismo. De qualquer forma, a ideia é promover mais contato com a natureza.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, essa modalidade de turismo visa incentivar a conservação da natureza, promovendo um uso sustentável dos patrimônios cultural e natural do nosso país.

Uma das grandes diferenças em relação ao turismo tradicional, é que o turismo ecológico traz mais interação de fato com o meio ambiente. Enquanto isso, o primeiro apenas contempla as paisagens e monumentos.

Ademais, vale lembrar que existem algumas regras que oficializam esse tipo de turismo. Para ser considerado de fato ecoturismo, algumas condições precisam ser atendidas, como:

  • Conservação do meio ambiente
  • Interação educacional quanto ao meio ambiente
  • Respeito as comunidades locais
  • Apoio a economia local

Quais as principais atividades do turismo ecológico?

Homem e filho na natureza
Mas, afinal, o que caracteriza o turismo ecológico? Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, lembre-se que o ecoturismo é aquele que promove a interação com a natureza. Ou seja, além de respeitar os princípios básicos já mencionados, existem algumas atividades comumente praticadas nessa modalidade.

Mas atenção! Nada do que acontece durante os passeios pode resultar em degradação da flora ou exploração do meio ambiente de qualquer forma. Na verdade, o objetivo é sempre estar em harmonia com a natureza.

Atualmente, existem muitas agências que promovem esse tipo de turismo, incluindo atividades incríveis para você aproveitar. Algumas delas incluem:

  • Acampamento
  • Arvorismo
  • Rapel
  • Mergulho
  • Montanhismo, entre outros.
Homem segurando caneca de cerveja e hotdog

Turismo cervejeiro: o que é e onde fazer no Brasil

Além de viajar e conhecer destinos incríveis pelo Brasil, você pode unir a paixão dos brasileiros por cerveja e conhecer as principais fábricas artesanais do país!

Veja 7 opções de destinos nacionais para fazer turismo ecológico!

Pessoas mergulhando
Confira alguns destinos nacionais para praticar ecoturismo! Fonte: AdobeStock.

Como você já deve estar imaginando, o Brasil é sim um lugar riquíssimo para quem quer praticar o turismo ecológico. Aliás, esse é um dos melhores países no mundo para quem procura contato com a natureza. Veja algumas indicações a seguir.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Você sabia que Bonito pode ser considerada a capital nacional do ecoturismo? Nesse sentido, todas as agências que oferecem passeios e as propriedades onde se encontram as atrações respeitam igualmente o meio ambiente.

Aliás, o lugar é famoso por seus pontos turísticos e você encontra opções de atividade o ano todo! Rios e cachoeiras com águas cristalinas, paisagens de tirar o fôlego e muita diversidade de fauna e flora fazem o passeio valer a pena.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Essa opção não é apenas uma cidade, mas sim uma região inteira que engloba oito municípios e é um dos principais destinos para quem gosta de ecoturismo. Aliás, a biodiversidade da Chapada dos Veadeiros é deslumbrante!

Com desfiladeiros, cachoeiras e formações rochosas, o destino é mais visitado entre os meses de meio e setembro. Afinal, é nessa época que as chuvas dão uma trégua e os visitantes podem aproveitar um pôr do sol de tirar o fôlego!

Jalapão – Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão tem se tornado cada vez mais popular entre os turistas nos últimos anos. Nesse sentido, a região é excelente para quem procura atividades mais radicais ou mesmo se quer relaxar e curtir a natureza.

Aliás, uma das atrações mais famosas do local, os fervedouros, possuem águas turquesas belíssimas! Além disso, turistas podem aproveitar cachoeiras, dunas, lagoas e muitas paisagens incríveis!

Chapada Diamantina – Bahia

Se você gosta de cachoeiras e grutas, então precisa incluir a Chapada Diamantina na sua lista de destinos. Aliás, o local é extenso, com mais de 38 mil quilômetros quadrados de área no estado da Bahia!

Na verdade, são muitas atividades de turismo ecológico disponíveis, o que é um prato cheio para os amantes da natureza. Então, se você busca uma experiência diferenciada, saiba que existem opções o ano todo.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Embora seja uma área de proteção ambiental, o arquipélago de Fernando de Noronha pode abrigar cerca de 675 turistas por dia. Na verdade, o destino é um dos mais famosos do mundo e bastante concorrido.

São 21 praias paradisíacas e uma vida marinha muito rica! Então, se você gosta de mergulho, com certeza vale a pena considerar uma viagem a Fernando de Noronha. O clima é constante o ano todo.

Alto Caparaó – Minas Gerais e Espírito Santo

Ainda que não seja um destino muito popular para os turistas tradicionais, o Alto Caparaó é quase uma parada obrigatória para quem curte ecoturismo. A região fica na divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Desse modo, você encontra entradas para o Parque Nacional do Caparaó pelos dois estados. A região fica a mais de mil metros do nível do mar e abriga uma área preservada da Mata Atlântica. As paisagens são de tirar o fôlego.

Brotas – São Paulo

Se você é paulistano e achou que teria que ir longe para praticar o turismo ecológico, saiba que pode encontrar um destino mais perto do que você imagina! Brotas é uma cidade do interior bastante famosa para essa modalidade.

Aliás, se você gosta de esportes radicais em contato com a natureza, vale a pena conferir! As atividades são diversas como rapel, tirolesa, além de cachoeiras e até hotéis fazenda. Ou seja, é o melhor dos dois mundos.

Ademais, você sabia que já existem agências de turismo especializadas em ecoturismo? Então você precisa conferir os pacotes da Ecotrips, com atividades ligadas diretamente a natureza. Acesse a seguir e veja como comprar!

Logo Ecotrips

Como comprar facilmente na Ecotrips Brasil?

Quem gosta de relaxar e recarregar as energias em contato com a natureza vai se identificar com a agência de turismo Ecotrips Brasil. Os pacotes são nacionais, internacionais, rodoviários e até mesmo de bate e volta.

Sobre o autor  /  Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como tirar o Visto para Ásia?

Para entender, de modo geral, como tirar o visto para viajar para Ásia também é preciso conferir os documentos essenciais. Veja quais são!

Continue lendo
content

Dupla-cidadania: quem pode ter?

Quem possui parentesco de outra nacionalidade, quem é casado com estrangeiro ou até quem mora fora pode conseguir a dupla-cidadania!

Continue lendo
content

Voo cancelado: o que fazer nessa situação?

Voo cancelado: o que fazer nessa situação? Ninguém sabe como agir quando um voo é cancelado, dessa forma descubra aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo Bynd?

Confira como baixar e usar o aplicativo Bynd, a plataforma que conecta trabalhadores da mesma empresa com trajetos compatíveis para carona.

Continue lendo
content

Vai Viver Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Se você quer aproveitar passeios especializados em ecoturismo, mas não sabe se a Vai Viver Viagens é confiável entenda como ela funciona!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo AroundMe?

Usar o aplicativo AroundMe é super simples e fácil, além de ser gratuito! Faça o download e encontre serviços próximos. Veja o passo a passo!

Continue lendo