Dicas

O que é nômade digital?

Para ser um nômade digital é preciso ter muita organização e comprometimento. Mas, viajar pelo mundo e trabalhar onde quiser não tem preço. Veja tudo sobre esse estilo de vida!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 08/01/2023

Entenda como se tornar esse tipo de profissional e as principais vantagens desse estilo de vida!

Homem com mochila nas costas segurando notebook
Mas, afinal, o que é esse estilo de vida? Fonte: AdobeStock.

Embora seja um estilo de vida relativamente novo no Brasil, muitos já se interessam pelo conceito que é ser um nômade digital. Aliás, a ideia pode gerar polêmica já que essa é uma vida fora do convencional.

Atualmente, muitas carreiras se beneficiam do chamado Home Office. No entanto, existem pessoas que elevam esse estilo de vida a um nível diferente, aproveitando de todas as oportunidades que trabalhar em casa pode te dar.

Homem de terna sentado na mesa com acessório de praia

Confira quais profissões te permitem viajar pelo mundo!

Trabalhar viajando pelo mundo é o sonho de muita gente! No entanto, é preciso escolher a carreira certa para aproveitar ao máximo todas as oportunidades.

Afinal, ser um nômade digital te permite morar praticamente em qualquer lugar do mundo! Para quem é apaixonado por viajar e conhecer novos lugares e novas culturas, esse é um prato cheio para aproveitar.

Mas, afinal, o que de fato é um nômade digital? Como fazer para aderir a esse estilo de vida? Pois bem, é importante entender os pontos positivos e negativos desse conceito, antes de escolher essa grande mudança. Veja a seguir.

O que é um nômade digital?  

Mulher trabalhando em café
Então, saiba tudo sobre o nômade digital. Fonte: AdobeStock.

Primeiramente, é importante ressaltar que existem dois principais aspectos para se tornar um desses profissionais. Isso é, usar a internet para ganhar dinheiro e não possuir um endereço fixo por muito tempo.

Ou seja, um nômade digital é quem pode realizar seu trabalho utilizando a internet e um dispositivo eletrônico como computador ou celular. Além disso, esse profissional trabalha de quase qualquer lugar no mundo.

Nesse sentido, isso vai depender única e exclusivamente do sinal de internet para que o trabalho funcione de forma remota. Enquanto isso, o nômade digital pode viajar e conhecer lugares que tem interesse pelo mundo.

Embora não exista uma profissão específica para ser um nômade digital, é importante não confundir trabalhos remotos com esse estilo de vida. Isso é, ele deve unir trabalhos com a internet com viagens e mudanças.

Vale a pena esse estilo de vida? Quanto ganha esse profissional?

Ainda que possa parecer uma vida fácil, o nômade digital precisa de muito comprometimento e organização para manter seu estilo de vida. Portanto, é preciso analisar com cuidado antes de decidir se tornar um.

Aliás, ao contrário do que muitos pensam, ser um nômade digital não significa que você vai trabalhar na praia ou trabalhar menos. Se você for autônomo, precisa saber organizar suas finanças para não se desestabilizar.

Enquanto isso, existe quem tenha um trabalho corporativo que permita esse estilo de vida. Mas, de um modo geral, os ganhos vão oscilar. Então, será que vale mesmo a pena se tornar um nômade digital?

Comissária de bordo e piloto

Guia de carreira Comissário de Bordo: veja como funciona essa profissão!

Muitos tem o sonho de ingressar na carreira de comissário de bordo para viajar e conhecer o mundo. Entretanto, a profissão exige alguns pré-requisitos e investimentos de quem quer trabalhar nessa área.

Vantagens

Com certeza o principal ponto positivo que tornar a vida de um nômade digital desejável são as viagens. Afinal, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo que ofereça uma boa conexão com a internet.

Além disso, a flexibilidade de uma vida onde você faz seus horários é outra vantagem de se tornar um desses profissionais. Unindo esse fato com lugares baratos que oferecem qualidade de vida, e você pode ainda fazer um bom dinheiro!

Desvantagens

Pois bem, como nem tudo são flores, escolher esse estilo de vida também tem seu lado negativo. Primeiramente, o nômade digital não é um viajante que está em férias prolongadas. É preciso trabalhar duro!

Afinal, você precisa trabalhar para garantir seu sustento. Isso resulta em uma vida instável, com ganhos que oscilam mês a mês. Além disso, pode ser difícil manter uma vida social quando se muda com tanta frequência.

Como se tornar um nômade digital?

Agora que você já entendeu o que é um nômade digital de verdade e já sabe os prós e contras de escolher essa vida, que tal se tornar um? Se você quer mesmo ingressar nesse universo, o primeiro passo é pesquisar!

Isso mesmo, nada de sair por aí com seu notebook. Antes de mais nada, entenda tudo sobre esse profissional e até acompanhe alguns nas redes sociais. Em seguida, comece a juntar dinheiro.

Nesse sentido, a maioria dos nômades digitais recomenda uma boa reserva antes de começar, o suficiente para se manter por alguns meses. Então, tente fazer algumas viagens experimentais trabalhando remoto.

Comece pequeno, dentro do seu país. Aliás, tenha uma boa organização diária das suas obrigações e, quando se sentir mais seguro, pode se aventurar para países vizinhos. Com certeza vai ser uma experiência única!

Profissões que fazem parte desse estilo de vida: veja 5!

Homem usando celular em van
Confira profissões para se tornar um nômade digital! Fonte: AdobeStock.

Infelizmente, nem todas as profissões te possibilitam ser um nômade digital. No entanto, existem outras que vão facilitar o estilo de vida. Escolha a profissão que é a sua cara e vai te possibilitar ser um nômade digital. Veja a seguir.

Produtor de conteúdo

Atualmente, essa é a profissão número um do mercado e também para você que escolheu ser um nômade digital. Afinal, qualquer empresa que esteja no mundo digital vai precisar de um produtor de conteúdo.

Se não for o próprio dono da empresa, ele vai precisar contratar alguém para alimentar suas redes. E isso vai acontecer online, garantindo ao profissional total liberdade para trabalhar de onde estiver, basta usar a internet!

Editor de vídeos

Assim como o produtor de conteúdo, o editor de vídeos também é uma profissão em alta. Aliás, mesmo para quem não quer ser nômade digital, essa é a hora de investir em carreiras que acontecem no mundo digital.

Então, se você gosta de edição e já conhece alguns programas desse ramo, pode valer a pena investir em uma especialização. Além de mudar o estilo de vida, você ainda pode se surpreender com a receita no fim do mês!

Fotógrafo

Agora, se você quer unir um estilo de vida com uma carreira para ter uma combinação perfeita, então pode escolher se tornar um fotógrafo. Afinal, esse trabalho complementa muito bem o conceito que é ser um nômade digital.

Você pode conseguir muitos conteúdos novos em suas viagens, aproveitando as oportunidades para tirar fotos únicas! Se você já gosta dessa área, invista em um curso e uma câmera para começar.

Designer

Uma das principais carreiras do momento, não apenas para você que quer ser nômade digital, é o Designer. Em alta no mercado de trabalho, as oportunidades para esses profissionais são muitas.

Nesse sentido, quanto mais você se aprimorar e se atualizar melhores serão suas ofertas de emprego. Além disso, as áreas de atuação são diversas e você com certeza vai encontrar uma que te agrade.

Empregos remotos

Pois bem, você não precisa ser necessariamente um profissional autônomo para se tornar um nômade digital. Aliás, muitas empresas já aderiram cargos remotos para diversas posições nos últimos anos.

Ou seja, você pode trabalhar com carteira assinada e ainda aderir a esse estilo de vida que é o do nômade digital. Afinal, os programas Skype e Zoom funcionam muito bem para reuniões. Só fique atento ao sinal de internet.

E que tal usar a tecnologia ainda mais para te ajudar a fazer as malas e não esquecer de nada em suas viagens? Então você precisa conferir o app PackPoint que te dá uma lista completa do que levar na mala! Veja a seguir como usar.

Nome do app PackPoint

Como baixar e usar o aplicativo PackPoint?

Disponível para usuários Android e iOS, o aplicativo PackPoint é gratuito e você só precisa fazer o download para começar a aproveitar.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como comprar facilmente na Trevi Turismo?

Se você quer comprar pela Trevi Turismo e aproveitar um roteiro completo com passeios e tours, veja um passo a passo simples do que fazer!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Wanderlog?

Quer ter mais praticidade na hora de organizar seus roteiros de viagem? Então confira como baixar e usar o aplicativo Wanderlog!

Continue lendo
content

Delta Airlines é boa? Veja se vale a pena para viajar!

Veja se a Delta Airlines é boa, entenda como ela funciona, se vale a pena e conheça uma das maiores companhias aéreas do mundo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça Poços de Caldas: 5 dicas do que fazer e aproveitar!

Se quer ver uma cidade com gastronomia única, passeios para todos os gostos e até águas termais, veja nossas dicas e conheça Poços de Caldas!

Continue lendo
content

Como obter o ID Jovem para viajar de graça?

Saiba aqui como obter o ID Jovem para viajar de ônibus gratuitamente pelo Brasil. A solicitação é online e são necessários documentos, veja!

Continue lendo
content

5 dicas para sua viagem de ônibus: viaje de forma tranquila e sem contratempos!

Utilizar roupas confortáveis e pensar na alimentação são dicas de viagem de ônibus para um trajeto tranquilo e agradável! Veja mais.

Continue lendo