Viagens

Onde fazer as melhores trilhas no Estado de São Paulo: 5 opções práticas de chegar

Às vezes precisamos de um refúgio para curtir a natureza e relaxar. Nesse sentido, se você mora em São Paulo, saiba que não precisará ir muito longe para ter contato com a natureza. Veja algumas opções de trilhas para fazer próximas a São Paulo!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 21/01/2022

Melhores trilhas para fazer em São Paulo: curta a natureza sem precisar ir longe

Trilha na floresta
Afinal, quais as melhores trilhas em São Paulo? Fonte: Pixabay.

Se você é um amante na natureza, mas mora em cidade grande, não se preocupe pois você não vai precisar viajar muito longe para encontrar um refúgio. Assim, trouxemos aqui um guia com opções de trilhas em contato direto com a natureza para você relaxar e renovar as energias! Então confira a seguir as melhores trilhas em São Paulo.

Aliás, embora sejam todas opções em São Paulo, esses são lugares incríveis que valem a pena conhecer, mesmo que você resida em outro estado. Portanto, não deixe de fazer uma pausa para respirar ar puro e deixar o estresse de lado. Acompanhe a seguir as sugestões que trouxemos das melhores trilhas em São Paulo e escolha seu próximo passeio! Comece o ano com o pé direito!

Mulher de máscara em transporte público

Viagens pós-quarentena: dicas dos 10 melhores destinos para 2022!

A pandemia ainda não passou, mas já parece mais seguro sair. Confira os destinos de viagens pós-quarentena para você começar a aproveitar!

Anúncios

O que é preciso em uma viagem para fazer trilha?

Barracas montadas
Mas, o que preciso levar? Fonte: Pixabay.

Então, se você está se programando para um passeio em contato com a natureza, é importante levar alguns detalhes em consideração antes da viagem. Confira a seguir alguns tópicos importantes para se planejar com antecedência para fazer as melhores trilhas em São Paulo.

Guia

Antes de mais nada, se essa for sua primeira experiência viajando para fazer uma trilha, é importante que você esteja acompanhado de um guia que conheça o local. Isso porque, uma trilha em meio a natureza pede cautela e conhecimento da área, assim você estará mais seguro e vai evitar possíveis acidentes.

Anúncios

Roupas

Ademais, trilhas são caminhadas longas por terrenos frequentemente irregulares. Ou seja, vista roupas confortáveis e adequadas para esse tipo de atividade como calças resistentes, tênis especiais para caminhar e blusas confortáveis próprias para o clima do dia. Além disso, filtro solar também é uma necessidade nesses casos, principalmente em lugares abertos sem o abrigo das árvores.

Lanches e itens importantes

Então, dependendo de quanto tempo seu passeio vai durar e da estrutura do local escolhido, é interessante levar alguns lanchinhos caso sinta fome. Por exemplo, lanches naturais, água, sucos e frutas são uma boa pedida. Mas não se esqueça de separar um lugar para colocar o lixo após o consumo!

Aliás, caso o local tenha estrutura para camping, planeje com cuidado para levar barraca, sacos de dormir ou cobertas e trocas de roupa. Além do mais, repelentes também podem ajudar com os mosquitos. E não se preocupe se for sua primeira vez acampando, uma boa organização feita com antecedência vai evitar dores de cabeça.

TOP 5 opções de trilhas em São Paulo que vão te surpreender!

Grupo fazendo trilha
Então, quais as opções de trilhas? Fonte: Pixabay.

Agora que você já sabe o que levar para seu passeio, é hora de escolher o local de destino. Nesse sentido, São Paulo conta com diversas trilhas incríveis que podem incluir cachoeiras, lagos, escaladas, entre outros atrativos. Desse modo, escolha com cautela e leve em conta o grau de dificuldade da caminhada. Veja a seguir algumas sugestões das melhores trilhas em São Paulo!

Trilha da Pedra Grande

De início, essa trilha possui um nível de dificuldade médio, já que o percurso tem mais de 9 quilômetros de extensão. Entretanto, o trajeto é asfaltado e culmina no topo da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira. Ou seja, a vista de cima da pedra a mais de mil metros de altura com certeza vale a pena a subida!

Ademais, você também tem a opção de visitar o Museu da Pedra Grande, aproveitar um lado também próximo cercado por remanescentes da Mata Atlântica, além de realizar um piquenique na pedra. O Parque Estadual da Cantareira é aberto das 8h às 17h aos sábados, domingos e feriados. Aliás, importante entrar em contato para verificar o valor da entrada no Parque.

Trilha do Silêncio

Localizada no Parque Estadual do Jaraguá, a Trilha do Silêncio tem um trajeto mais leve, com apenas 900 metros de extensão. Assim, devido a densa vegetação que fica no entorno da trilha, quase não se escuta os sons das rodovias em volta do parque. Portanto, esse pode ser o local ideal para relaxar e desacelerar.

Ademais, o trajeto é adaptado para receber pessoas com dificuldades de locomoção, como cadeiras de roda, por exemplo. Ou seja, é um passeio ideal para idosos, ou pessoas portadoras de necessidades especiais. Vale a pena conferir!

Trilha Cachoeira do Sagui

Pois bem, com nível fácil de dificuldade, a Trilha Cachoeira do Sagui fica nas dependências da Fazenda Maravilha. Desse modo, fique atento aos horários de funcionamento e valores de entrada na propriedade. Com duração de apenas 20 minutos, a caminhada possui 1,2 quilômetros de extensão e possui cachoeiras em meio a mata preservada.

Ademais, você também pode fazer o passeio com guia e conhecer todas as cachoeiras da propriedade como Oásis e Cachoeira Principal. O trajeto é bastante simples e você também encontra lagos naturais disponíveis para banhos. Com certeza você não vai se arrepender.

Trilha da Vida

Uma das mais acessíveis da nossa lista é a Trilha da Vida, localizada no Parque Ecológico de Guarapiranga. Nesse sentido, você pode utilizar ônibus ou mesmo trem para chegar ao parque se estiver na cidade de São Paulo. Mas você também pode acessar de carro, já que a localização é de fácil acesso.

Além disso, a Trilha da Vida também tem um percurso bastante leve, com apenas 65 metros de extensão. Embora seja uma trilha bastante curta, seu diferencial é fazer o trajeto de olhos vendados! Assim, você poderá experienciar os sons e odores da floresta de maneira mais completa, acompanhado de um guia, é claro.

Trilha do Pai Zé

Se você gosta de aventura e está fisicamente preparado para uma trilha que exige maior esforço, então você precisa experimentar a Trilha do Pai Zé, no Parque Estadual do Jaraguá. Pois bem, sua extensão é de 3,6 quilômetros e culmina no Pico do Papagaio a 1.200 metros de altitude.

Ademais, você também pode continuar o passeio, subindo as escadas após o Pico do Papagaio para chegar ao Pico do Jaraguá. O lugar é bastante concorrido para tirar fotos, já que oferece uma vista deslumbrante da cidade de São Paulo.

Então, quer conhecer mais lugares incríveis para visitar no Brasil? Podemos te ajudar! Confira a seguir nosso top 15 destinos brasileiros para conhecer destinos paradisíacos sem precisar ir muito longe. Então, clique e acesse a seguir.

Avião da Azul

Top 15 Viagens imperdíveis no Brasil: veja os destinos dos sonhos!

Confira nossa lista com 15 viagens imperdíveis no Brasil e descubra lugares que você precisa conhecer, como o paraíso de Jericoacoara!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Tania Elisa Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Veja se a agência Tania Elisa Viagens é confiável e conheça como ela funciona; programe uma viagem só para mulheres no destinho dos sonhos!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Oferecendo programa de acúmulo de pontos, o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black vale a pena para quem viaja muito. Saiba mais sobre ele!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Mulheres pelo Mundo Viagens?

Veja o passo a passo para comprar com a Mulheres pelo Mundo Viagens e planeje sua viagem nacional ou internacional em um grupo de mulheres!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

CVC pacotes: Veja as melhores opções para 2022!

Confira aqui o CVC pacotes 2022 e veja os destinos mais badalados! Corra e faça sua lista de pacotes preferidos para o próximo ano!

Continue lendo
content

Usar milhas para ganhar dinheiro: veja os benefícios e como funciona!

Um dos benefícios de usar milhas para ganhar dinheiro é ter uma rendinha extra se você não curte muito viajar. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

TOP 15 melhores viagens baratas e incríveis pelo Brasil!

Existem várias opções de viagens baratas pelo Brasil, e são destinos maravilhosos, como Brotas e Maceió! Confira aqui nossa lista incrível!

Continue lendo