Passagens

Empresas de voos low cost no Brasil: saiba tudo sobre!

Voos low cost são bastante populares no exterior. No entanto, chegaram ao Brasil recentemente. Descubra como funcionam os voos dessa modalidade e veja quais empresas operam aqui no país.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 02/12/2022

Entenda o que são e como funcionam os voos low cost e veja algumas companhias que praticam essa modalidade no país!

Asa de avião no céu
Então, confira tudo sobre as companhias low cost! Fonte: Pixabay.

O conceito de voos low cost pode não ser tão popular no Brasil, no entanto, cada vez mais empresas aéreas trazem companhias desse tipo para cá. Afinal, quem é que não quer comprar passagens por quase metade do preço?

Isso mesmo, essas companhias oferecem voos com valores imperdíveis, atraindo a atenção dos viajantes que querem economizar e aproveitar para viajar mais. Aliás, no exterior elas são bastante populares!

Mulher surpresa segurando passaporte com passagens

Passagem de avião com muita antecedência: vale mesmo a pena comprar?

A passagem aérea é um dos maiores gastos em uma viagem. Mas comprar muito antes não ajuda a economizar! Descubra outros mitos sobre o preço!

No entanto, vale ressaltar que voos desse tipo não incluem algumas regalias que os passageiros estão habituados. Portanto, é importante entender como funciona antes de comprar as passagens aéreas.

Se você também está interessado e quer economizar na próxima viagem, veja mais informações a seguir sobre os voos low cost no Brasil e confira algumas empresas aéreas que oferecem esse tipo de passagem.

O que são voos low cost?

Assim como a tradução literal “baixo custo”, low cost nada mais é do que tarifas aéreas com valores abaixo do mercado. Ou seja, as passagens tem um preço muito mais acessível, com descontos que chegam a 50%.

Embora possa parecer bom demais para ser verdade, a prática começou nos anos 1990 no exterior, em países da Europa e também nos Estados Unidos. Atualmente, essa modalidade de viagem é bastante popular por lá!

No entanto, recentemente as empresas de voos low cost chegaram ao Brasil, em meados de 2018. Enquanto isso, outras companhias do tipo estão em negociação com a ANAC para começarem a operar aqui também.

Vale lembrar que essa modalidade de voo pode contribuir para a melhora no mercado de turismo. Afinal, essas passagens tão baratas acabam democratizando o acesso de muitos viajantes ao transporte aéreo.

Como funciona um voo low cost? Vale a pena?

Avião da Ryanair na pista
Mas, será que vale mesmo a pena? Fonte: Pixabay.

Embora a economia possa fazer brilhar os olhos dos viajantes, os voos da categoria low cost são um tanto diferentes. Primeiramente, é importante ressaltar que o valor pago pelas passagens inclui apenas o seu assento na aeronave.

Ou seja, todos os outros serviços que as companhias oferecem normalmente não estão inclusos em voos de baixo custo. Para quem está acostumado ou é mais exigente, pode estranhar essa experiência.

Além disso, todo e qualquer serviço como check-in, despache de malas e até alimentação são pagos a parte. Então, antes de decidir se vale a pena viajar pelas empresas de voos low cost no Brasil, analise seu próprio perfil de viajante.

Vantagens

Primeiramente, a vantagem que mais se destaca em voos desse tipo é, com certeza, o preço. Afinal, essas passagens aéreas de baixo custo, como o próprio nome diz, são muito mais baratas!

Quando você entende de verdade como funciona e quais são os serviços que estão inclusos ou não no seu bilhete, fica muito mais simples de fazer o controle dos seus gastos. Isso é, você paga apenas pelo que usar.

Além disso, vale ressaltar que voos low cost tendem a ser muito mais pontuais e evitam escalas e conexões. Ou seja, você voa direto para o seu destino, sem perder tempo fazendo paradas em outros aeroportos.

Desvantagens

Embora as empresas de voos low cost sejam populares lá fora, no Brasil elas chegaram há pouco tempo. Isso quer dizer que a variedade de companhias operando atualmente no país não é muito grande.

Portanto, alguns destinos ainda não estão disponíveis e os horários de voos podem ser mais difíceis de conciliar. Além disso, essas companhias podem realizar embarque e desembarque em aeroportos secundários, mais distantes do centro.

Ademais, também é importante prestar muita atenção a sua bagagem! Isso porque as empresas low cost são bastante rigorosas em relação ao peso e dimensão das malas. Ou seja, você pode acabar pagando taxas a mais se ultrapassar.

Mala aberta com passagem do lado de fora

Quantas milhas é preciso para viajar? Como comprar a passagem?

Acumular milhas aéreas para emitir suas passagens é uma excelente forma de economizar para viajar mais. Veja como usar!

Companhias aéreas low cost no Brasil: veja 4!

Avião na pista embarcando passageiros
Mas, afinal, quais são as empresas operando no Brasil? Fonte: Pixabay.

Agora que você já entendeu melhor como funcionam os voos low cost, que tal conferir algumas empresas que estão operando aqui no Brasil? No entanto, vale lembrar que ainda não são muitas opções.

Mas não se preocupe! Com a popularidade desse tipo de voo crescendo, outras companhias estão em negociação com a ANAC para começar a oferecer voos aqui no país. Veja a seguir algumas sugestões.

FlyBondi

Uma das mais recentes empresas aéreas da lista, a FlyBondi iniciou suas operações em 2018. Aliás, essa é uma companhia argentina, com sua sede em Buenos Aires. No entanto, ela já oferece voos também aqui no Brasil.

Atualmente, ela opera nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis apenas. Além disso, suas aeronaves possuem apenas um tipo de assento, o que significa que não existe diferença entre tarifas.

Embora seja uma das empresas mais baratas que realizam voos low cost no Brasil, a FlyBondi possui apenas itinerários para Buenos Aires. Entretanto, está em negociações para oferecer mais opções de destinos.

Sky Airlines Brasil

Mais uma companhia da América do Sul que iniciou recentemente suas operações aqui no Brasil, a Sky Airlines é um destaque nessa lista. Afinal, venceu o prêmio de Melhor Low Cost da América do Sul em 2018, 2019 e 2022.

Ainda que tenha surgido em 2002, no Chile, a Sky Airlines Brasil só começou a operar voos aqui em 2018. No entanto, sua popularidade vem crescendo, já que possui uma frota atualizada e assentos confortáveis.

Nesse sentido, a empresa é uma das poucas low cost que também oferece diferentes modalidades de tarifa. Até então são 3 opções no total, cada uma delas com benefícios exclusivos aos viajantes. Vale a pena conferir.

Logo Sky fundo roxo

Como comprar passagem pela Sky Airlines Brasil

Se você quer economizar nas passagens, chegou a hora de aprender como voar com a Sky Airlines Brasil, a low cost eleita a melhor da América do Sul.

Viva Air Brasil

Embora realize voos partindo apenas de São Paulo, essa é uma das principais empresas low cost do Brasil. Afinal, sua lista de destinos disponíveis é maior do que as outras companhias de baixo custo concorrentes.

Nesse sentido, você pode comprar passagens aéreas baratas Colombia, Estados Unidos, México, Peru e República Dominicana. E sua lista de destinos só tende a crescer, já que a empresa tem ganhado destaque nos últimos tempos.

Além disso, a Viva Air Brasil também oferece diferentes tipos de tarifa que incluem benefícios como despache de mala, embarque preferencial, entre outros. Fique de olho na hora de comprar e calcule o custo benefício, ok?

Logo antigo Viva

Como comprar passagem pela Viva Air Brasil: veja antes de viajar!

Aproveite para comprar seu voo com a low cost Viva Air Brasil e economize para viajar mais, pagando menos. Veja um passo a passo simples de como adquirir as passagens com a companhia!

JetSmart

Mais uma das empresas de voos low cost recente no Brasil, a JetSmart iniciou suas operações no Chile em 2017 e aqui em 2019. Embora recente, a empresa tem conquistado brasileiros com seus valores até 50% mais baratos!

Ademais, a JetSmart também oferece diferentes tipos de tarifas, cada um deles com benefícios exclusivos. Para quem precisa despachar mais malas, ou quer escolher seu assento na hora da reserva, vale a pena conferir.

Aliás, essa é uma forte concorrente entre as companhias de baixo custo no país, e também acumula prêmios de melhor empresa aérea. Se você está procurando economizar nas passagens, a JetSmart é uma excelente escolha!

Logo JetSmart azul escuro

Como comprar passagem pela JetSmart

Compre com a JetSmart para economizar em suas passagens. A companhia chilena oferece voos de ultra baixo custo entre Brasil, Chile e Argentina.

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Como solicitar o cartão de crédito Bradesco Aeternum Visa Infinite?

Veja como solicitar o cartão Bradesco Aeternum Visa Infinite e aproveite descontos incríveis em viagens, programa de pontos e mais vantagens!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Wanderlog?

Quer ter mais praticidade na hora de organizar seus roteiros de viagem? Então confira como baixar e usar o aplicativo Wanderlog!

Continue lendo
content

TOP 5 opções de viagem de trem pelo Brasil!

Minas Gerais e Paraná são dois estados que oferecem viagem de trem pelo Brasil. Veja mais sugestões de rotas e aproveite vistas incríveis!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo AroundMe: veja como funciona e se vale a pena!

Use o aplicativo AroundMe para encontrar serviços e estabelecimentos como cafeterias, hotéis e até hospitais, vale a pena conferir!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Mastercard Black Merit e saiba se vale a pena!

Indicado para pessoas que viajam bastante, o cartão Mastercard Black Merit vale a pena se você têm poder aquisitivo alto. Conheça-o aqui!

Continue lendo
content

15 melhores destinos para viagens incríveis pelo Brasil!

Quais são as melhores viagens pelo Brasil? Com tantos locais lindos, fica díficil escolher, mas vamos deixar algumas sugestões! Veja.

Continue lendo