Dicas

O que é o ETIAS Visto para Europa? Veja como funciona!

O ETIAS será uma autorização para viajantes que desejam visitar países do Espaço Schengen, funcionando como um visto de turistas. Descubra como o formulário vai funcionar para planejar sua viagem.

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 21/12/2022

Visto para Europa: confira as novas regras em vigor a partir de 2023!

Símbolo do Euro da UE
Então, como funciona o visto para a Europa? Fonte: AdobeStock.

Embora não seja considerado exatamente um visto e sim uma permissão de entrada, o ETIAS vai passar a valer em 2023. Mas afinal, como funciona o novo Visto para Europa? Quais países aderiram ao formulário?

Pois bem, vale lembrar que a permissão para entrada em alguns países da União Europeia está em discussão desde 2013. Ou seja, a ideia não é nova e já foi adiada algumas vezes desde sua aprovação.

Bandeiras da UE

Como tirar o Visto para Europa ou ETIAS?

Entenda como tirar o visto para entrar na Europa, o formulário de autorização ETIAS. Tenha em mãos seu passaporte e cartão para pagar a taxa!

Atualmente, não é exigido visto para entrar nos países da União Europeia, apenas passaporte válido, um Seguro Viagem e suas passagens de ida e volta. No entanto, o cenário tende a mudar com a aprovação do ETIAS.

Então, quer saber mais sobre como funciona o novo Visto para Europa e como obtê-lo? Pois bem, preparamos um conteúdo detalhado para você entender mais sobre o ETIAS antes da sua próxima viagem. Veja a seguir!

O que é o ETIAS?

A sigla vem do inglês e significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. Ou seja, ele não é de fato um visto, mas sim um formulário de autorização onde serão coletados diversos dados do viajante.

A ideia de criar um visto ou autorização para entrar na Europa funciona como uma medida de segurança contra terroristas, além de prevenir imigrações ilegais. Mas, atenção, o ETIAS não substitui o visto de alguns países!

Portanto, se você vai viajar para um país da Europa onde é solicitado um visto específico, o formulário online deixa de ser necessário. No entanto, se seu voo não for direto, será necessário providenciar a autorização.

O Parlamento Europeu aprovou a medida em 2018, mas apenas agora ela está sendo colocada em prática. São pelo menos 60 países que deverão preencher o ETIAS antes da viagem, incluindo o Brasil.

Como funciona o Visto para Europa?

Visto Schengen
Mas, afinal, como funciona? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, o novo visto para a Europa, ou ETIAS, funciona como uma autorização de até 90 dias para turistas que desejam visitar países do Espaço Schengen. Após o período, você pode solicitar a renovação apenas após mais 90 dias.

Ademais, vale lembrar que nem todos os países do Espaço Schengen fazem parte da União Europeia. Nesse sentido, esse tratado é ainda mais antigo e estabelece fronteiras livres entre os países participantes.

Atualmente, são 26 países que participam do Espaço Schengen, sendo 22 deles também parte da União Europeia. Caso o visitante precise permanecer em um país do Espaço Schengen por mais de 90 dias, será necessário um visto especial.

Enquanto isso, durante o primeiro ano de implementação do ETIAS o formulário não será obrigatório na primeira visita. Mas, após receber instruções, o formulário será obrigatório para as próximas viagens, então fique atento!

Como solicitar o Visto para Europa?

Agora que você já sabe como funciona o visto ou autorização para entrar na Europa, que tal começar a se preparar para sua próxima viagem? Aliás, a solicitação do ETIAS acontece eletronicamente e é bastante simples.

Se você é brasileiro ou faz parte dos países que precisarão preencher o formulário, é importante ter em mãos seu passaporte, um e-mail e cartão de crédito para pagamento da taxa. Nesse sentido, a cobrança é de 7 euros.

Ademais, é essencial carregar com você pelo menos 2 cópias impressas do formulário durante sua viagem. Então, quer saber exatamente como funciona para solicitar a autorização? Acesse a seguir e confira!

Bandeiras da UE

Como tirar o Visto para Europa ou ETIAS?

Entenda como tirar o visto para entrar na Europa, o formulário de autorização ETIAS. Tenha em mãos seu passaporte e cartão para pagar a taxa!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Hotelaria e Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Expedia: saiba como funciona e se é confiável!

Conheça a Expedia, uma agência de turismo norte-americana que chegou ao Brasil em 2012. Então, descubra aqui se a Expedia é confiável!

Continue lendo
content

Como comprar pela Fully Viagens?

Se você quer aproveitar valores imperdíveis, facilidade para pagamento e ótimo atendimento ao cliente, veja como comprar pela Fully Viagens!

Continue lendo
content

Diárias de Hotel: o que é e como funciona?

Se você quer saber como funcionam as diárias de hotel, então confira aqui todas as dicas sobre como esse valor é calculado. Descubra!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Viagens internacionais baratas: conheça top 8 destinos!

As viagens internacionais baratas compõem a lista de sonhos de todo viajante! Mas ela é possível, destinos como o México são interessantes!

Continue lendo
content

Viagens só para mulheres: como funciona essa tendência!

Confira as agências que oferecem viagens só para mulheres e comece a desbravar o mundo sozinha ou com amigas. Veja como elas funcionam!

Continue lendo
content

15 dicas de viagens para fazer sozinho em 2022

Existem várias viagens para fazer sozinho, com lugares incríveis e possibilidades infinitas tanto internacionais quanto no Brasil. Confira!

Continue lendo