Viagens

Como usar milhas para viajar de graça: passo a passo definitivo para economizar!

Ainda que você não costume viajar de avião, existem outras formas de acumular milhas que podem te deixar mais perto de realizar o sonho de viajar. Então, confira aqui como acumular e trocar suas milhas para poder viajar de graça e economizar seu dinheiro!

Anúncios

por Samantha Scorbaioli

Publicado em 30/12/2021

Viajar de graça e usar milhas é possível, te ensinamos como!

Pessoas andando em aeroporto
Afinal, como usar milhas para viajar de graça? Fonte: Pixabay.

Pois bem, se você viaja com frequência já deve conhecer as milhas aéreas que pode ganhar ao fazer suas viagens. Entretanto, existem outras formas de acumular milhas para poder economizar e realizar o sonho de fazer uma viagem de avião. Portanto, confira a seguir como usar milhas para viajar de graça e descubra todas as possibilidades para acumular!

Aliás, você sabia que não precisa viajar de avião para juntar suas milhas? Isso mesmo, existem outras formas que vão te ajudar a acumular pontos e milhas para que você realize seu sonho e faça sua viagem! Continue a leitura e veja nossas dicas.

Cartão Latam Pass Gold Mastercard

Como solicitar o cartão de crédito Latam Pass Itaucard Gold?

Se você também quer ter benefícios exclusivos, como descontos em passagens Latam, veja como solicitar o seu cartão Latam Pass Itaucard Gold!

Anúncios

O que são milhas e como acumular?

Malas enfileiradas
Mas, afinal, o que são milhas? Fonte: Pixabay.

Antes de tudo, milhas aéreas são basicamente um programa de fidelidade das companhias aéreas. De início elas foram criadas para fidelizar os clientes da companhia e evitar que eles comprassem com as concorrentes. Dessa forma, eles seriam bonificados e poderiam ganhar mais milhas ao viajar com aquela companhia várias vezes.

Basicamente o programa das empresas aéreas funciona como os de um uma pizzaria, por exemplo, onde existe o cartão fidelidade que te oferece 1 pizza grátis a cada 10 compradas no restaurante. Portanto, as milhas são interessantes para quem costuma viajar com frequência, já que você poderá acumular muito mais rapidamente e utilizar antes que expirem.

Entretanto, atualmente existem outras formas de acumular milhas, como é o caso dos cartões de crédito que oferecem programas de pontos. Nesse sentido, você acumula pontos ao realizar comprar com seu cartão e, se quiser, poderá trocar esses pontos por descontos em estabelecimentos parceiros, produtos e até mesmo as milhas áreas.

Ainda que, ao comprar passagens aéreas utilizando suas você precise pagar as taxas de embarque, o valor sai muito mais em conta do que comprar uma passagem no dinheiro. Portanto, se você participa de um programa de milhas, confira a seguir como usar milhas para viajar de graça e economize seu dinheiro! Veja o passo a passo.

Como comprar passagem com milhas e viajar de graça? Passo a passo!

Avião sobrevoando cidade
Então, confira como usar milhas para viajar de graça. Fonte: Pixabay.

Primeiramente, se você possui pontos ou milhas e quer utilizá-los para comprar passagens, é importante ficar atento a data de vencimento. Isso mesmo, as milhas não ficam a disposição por tempo ilimitado. Assim, a maioria dos programas costuma oferecer uma validade de em média 2 anos para suas milhas. Então, confira a seguir como usar milhas para viajar de graça!

Anúncios

Acumule mais pontos

Como já explicamos, você pode acumular milhas viajando com frequência através das companhias aéreas. Entretanto, se você não costuma viajar, poderá acumular de outra forma, como é o caso dos cartões de crédito. Assim, é interessante que você concentre seus gastos em um cartão para acumular cada vez mais pontos!

Nesse sentido, ao pagar um conta ou compra utilizando débito ou dinheiro em espécie, você está perdendo de acumular pontos. Portanto, não tenha medo de usar seu cartão cada vez mais e ir acumulando pontos! Mas lembre-se que eles têm validade e é importante transferi-los para os programas que você se cadastrou de modo a estender seu vencimento.

Escolha um programa de milhas

Agora que você já sabe como acumular pontos e milhas, é importante que você realize seu cadastro em um programa de milhas. Aliás, cada companhia possui um programa e, ao realizar seu cadastro, você poderá transferir seus pontos para lá. Portanto, é importante que você concentre suas milhas em um ou dois programas no máximo!

Desse modo você vai evitar espalhar as milhas em diferentes programas de companhias e, então, não terá o suficiente para comprar passagens em nenhum deles. Ademais, escolha uma boa companhia aérea, de preferência que realize voos para sua cidade ou próximo a ela, e faça seu cadastro.

Aliás, alguns dos programas disponíveis são o Smiles, que emite passagens com a Gol, o Latam Pass, que emite passagens Latam e Tudo Azul, que emite passagens aéreas da Azul. Existem outros programas que você pode se cadastrar também, como o Livelo, que não tem vínculo com nenhuma companhia específica, o que pode ser uma vantagem.

Defina uma meta

Então, o próximo passo se você quer saber como usar milhas para viajar de graça é definir uma meta de destino! Pois bem, você pode acessar o site do programa de fidelidade escolhido e conferir quantas milhas precisa para viajar para seu destino dos sonhos. Assim, você consegue ter uma ideia de quanto precisa juntas mensalmente para atingir seu objetivo.

Ademais, você também poderá se planejar para fazer viagens menores, evitando assim perder milhas antes que elas vençam. Então, planeje bastante seus gastos mensais e procure juntar o máximo possível para que você possa atingir sua meta de viagem.

Resgatando as milhas

Pois bem, agora você já fez seu cadastro no programa, acumulou milhas, definiu para onde quer ir e chegou a hora de fazer o resgate das suas milhas em passagens aéreas. Não se preocupe, pois é bastante simples. Primeiramente, você precisa acessar o site do programa de fidelidade em que está cadastrado. Então, escolha as datas da viagem e o destino e emitir as passagens! Viu como usar milhas para viajar de graça é simples?

No entanto, é importante informar que as milhas tem valor flutuante como é o caso das passagens compradas em dinheiro. Ou seja, pode ser que, ao acessar o programa para fazer a emissão das passagens, elas estejam custando mais milhas do que da primeira vez que você viu.

Mas não se preocupe! Ainda que isso aconteça, você pode tentar emitir as passagens em outra data ou aguardar alguns dias para que o valor caia. Aliás, também é importante ficar de olho em promoções de milhas pois nessas ocasiões você pode pagar ainda mais barato pelas passagens.

Por fim, também é importante informar que você ainda vai pagar as taxas de embarque das passagens. No entanto, esse valor chega a ser irrisório se comparado ao valor total que você gastaria com os voos. Ademais, quer ver mais dicas de como economizar ao comprar passagens aéreas? Então acesse nosso conteúdo a seguir e veja mais!

Avião decolando

8 super dicas de como comprar passagens aéreas baratas e economizar!

Se você quer dicas de como comprar passagens aéreas baratas, confira aqui 8 sugestões para economizar nos voos da sua próxima viagem!

Sobre o autor

Samantha Scorbaioli

Apaixonada por viver novas experiências, culturas e sempre em busca de conhecimento e novos desafios. Possui experiência em Turismo e há alguns anos atua na área de produção de conteúdo.

Em Alta

content

Primetour Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Confira se a Primetour Viagens é confiável para planejar todo um roteiro para você: passagens, reserva de hotel, restaurantes e muito mais!

Continue lendo
content

Como pesquisar e escolher as melhores passagens aéreas: o guia definitivo!

Se você quer saber como pesquisar e escolher passagens aéreas, então confira aqui algumas dicas infalíveis para pagar menos e economizar!

Continue lendo
content

Tania Elisa Viagens ou Brother’s Trip: qual a melhor para viajar?

Quer investir em uma viagem apenas para mulheres ou um passeio em família ou grupo? Escolha entre Tania Elisa Viagens ou Brother’s Trip!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente o Seguro Assist Trip?

Veja o passo a passo para comprar o seguro Assist Trip e comece a planejar sua viagem com segurança e tranquilidade. Confira os detalhes!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Viracopos: veja antes de viajar!

Maior centro de carga do país, estrutura moderna e passagens mais em conta: confira nosso guia do aeroporto de Viracopos para mais detalhes!

Continue lendo
content

Conheça os maiores navios do mundo!

Os maiores navios do mundo para cruzeiro incluem cassinos, restaurantes, lojas, eventos e muito mais! Confira tudo sobre eles aqui.

Continue lendo